Dicas de CompraImóveis na Planta

Como organizar o orçamento para comprar seu imóvel na planta

0

Você provavelmente já sabe que comprar um imóvel na planta apresenta excelentes vantagens, como uma economia que pode variar entre 20 e 50% – dependendo da valorização até a entrega das chaves, entre muitas outras.

Porém, quando o assunto é imóvel na planta, estamos nos referindo a compra de um bem que na prática ainda não existe, você concorda? E é por isso que há algumas diferenças no processo, desde a pesquisa até ao financiamento.

Pensando nisso, fizemos este texto com o intuito de ajudar você a compreender o que implica em comprar um imóvel na planta e como se organizar da maneira correta para ter sucesso. Siga a leitura e saiba mais!

Antes de tudo: conheça bem o seu orçamento e saiba até onde você consegue ir

Comprar um imóvel por si só já é um grande investimento, portanto é imprescindível que você esteja com as finanças em dia para dar conta das parcelas de um financiamento, por exemplo. No caso dos financiamentos, não é permitido que você ultrapasse 30% da sua renda com o valor da parcela

Avalie sua atual situação e crie uma estratégia para otimizar seus ganhos

Nós lhe aconselhamos a olhar bem de perto para as suas finanças e analisar seu real potencial de investimento. Se necessário, estabeleça uma estratégia para diminuir alguns gastos e variar seus investimentos, a fim de construir uma renda mais atraente que será de grande ajuda para comprar seu imóvel, seja a vista ou financiando. 

Uma boa dica é estipular uma meta mensal de valor a ser poupado dentro do seu orçamento, e após juntar uma certa quantia, buscar opções de investimento – basta consultar o seu gerente no banco, caso você não esteja familiarizado a realizar investimentos, para acelerar este processo. Assim, você estará mais preparado para realizar uma boa negociação na hora de comprar o seu imóvel.

Descubra quais as possibilidades de crédito se encaixam melhor no seu perfil de comprador

Após organizar as finanças, você pode realizar simulações de crédito imobiliário em diferentes bancos, assim você conhecerá todas as possibilidades disponíveis no mercado, saberá seus prós e contras para investir com segurança e aumentar o seu poder de compra na hora de negociar seu imóvel.

Nas imobiliárias UNE, você encontra um time de profissionais altamente qualificados para lhe auxiliar nas simulações e também tirar todas as suas dúvidas sobre este passo a passo na busca pela compra do imóvel ideal para você. 

Entenda como funciona o pagamento de um imóvel na planta

Após cuidar da sua saúde financeira, o segundo passo será compreender como funciona a negociação de um imóvel na planta. Diferente de um imóvel pronto, em que você precisa recorrer diretamente ao banco para realizar o financiamento – exceto se pagar a vista -, na compra de um imóvel na planta, a primeira negociação será feita diretamente com a construtora.

Negociação com a construtora

Em alguns casos, não será necessário fazer o pagamento de uma entrada logo de cara para fechar negócio. Em um primeiro momento, você poderá parcelar o valor do imóvel diretamente com a construtora, com muito mais flexibilidade nas condições (parcelas, taxas, etc) do que junto ao banco.

Ou seja, durante o período de construção do imóvel, que leva em média 3 anos, você irá negociar direto com a construtora, e só vai precisar recorrer ao banco após a entrega das chaves. Desse modo, com o planejamento adequado, é possível diminuir bastante o valor a ser financiado e o tempo de dívida

Se você quiser ir um pouco mais afundo, procure compreender o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que tem por finalidade apurar a evolução dos custos das construções habitacionais. Ele é utilizado para correção dos contratos de compra de imóveis, enquanto a obra está em execução. A apuração abrange materiais, equipamentos, serviços e mão-de-obra utilizados durante a construção. 

Compreenda e compare as opções de crédito imobiliário 

E, é claro, enquanto isso você poderá comparar as propostas de crédito imobiliário que você já conheceu quando fez as simulações indicadas no parágrafo anterior, afinal, cada banco possui seu próprio sistema de regras e juros, podendo oferecer diferentes vantagens para seus correntistas – fique de olho nesses detalhes.

Vale a pena estar atento aos programas governamentais de fomento do Sistema Financeiro de Habitação (STF) junto aos bancos públicos. Você pode ter grandes vantagens caso se enquadre ao programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, que oferece desde taxas mais atraentes até o subsídio do governo, variando de acordo com sua faixa de renda. 

DICA: Aqui no blog você encontra uma página com conteúdos exclusivos para entender tudo sobre o MCMV.

Esteja preparado para os gastos extras 

É importante você saber também que os custos de comprar um imóvel na planta não estão resumidos na parcela de um financiamento, por exemplo. Existem vários outros custos envolvidos a partir da entrega das chaves, como taxas de transferência, de encargos bancários e de impostos, despesas de manutenção, documentação, IPTU, seguro, condomínio, etc. 

Estes são alguns exemplos dos custos incluídos na manutenção de um apartamento, e o ideal é que você coloque todos eles no papel somados ao valor do apartamento para organizar seu orçamento de maneira segura, prezando pela sustentabilidade da sua vida financeira.

Procure a orientação dos consultores imobiliários UNE

Logo, é preciso ficar atento a diferentes detalhes na hora de fechar o melhor negócio na compra do seu imóvel na planta. Por isso, você pode contar com um consultor imobiliário UNE, especialista em negociações imobiliárias e poderá auxiliar você a pensar na melhor estratégia de compra.

O atendimento especializado UNE pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócio, munindo você de conhecimentos aprofundados sobre as possibilidades do mercado e lhe direcionando aos imóveis que mais se encaixam às suas necessidades e orçamento.

Entre em contato agora mesmo com a UNE mais próxima de você e receba uma consultoria personalizada para encontrar a melhor estratégia de compra para o seu imóvel na planta.

Bebê chegando? Saiba como escolher o imóvel certo para recebê-lo

Artigo anterior

E-book – Como planejar a compra do seu primeiro imóvel, parte 2

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra