Mercado Imobiliário

Vantagens de utilizar assinatura eletrônica em transações imobiliárias

0

Em meio à pandemia causada pela COVID-19, nós precisamos nos adaptar a novos tipos de relacionamentos e de interações sociais. Você sabia que, mesmo com a crise na saúde, o setor imobiliário se manteve aquecido?

Com as medidas adotadas para o isolamento social, a assinatura digital nos contratos imobiliários facilitou a negociação, e concretizou a locação ou venda do imóvel, mantendo assim a segurança entre as partes e realizando a negociação do imóvel entre clientes e profissionais do setor. 

Você sabe como funciona? Vem com a gente que te explicamos todo o processo!

O que é assinatura eletrônica e como funciona?

Segundo o CRECI-RJ, trata-se de um substituto da assinatura física, que tem validade jurídica e é equivalente a uma assinatura de próprio punho. É um meio eletrônico de autenticação de atos concebidos em contratos e documentos. 

Essa autenticação se dá através da verificação e guarda de informações digitais dessa concepção. São essas informações que irão indicar que a assinatura e o contrato são confiáveis e válidos. Além disso o documento é bastante seguro, uma vez que os dados são criptografados, proporcionando segurança jurídica aos contratos, evitando o surgimento de fraudes.

Uma assinatura desse tipo está associada a um certificado digital, que é emitido por uma Autoridade Certificadora. Essa instituição atesta a identidade da pessoa que está assinando o contrato, o que proporciona segurança e possui validade jurídica. 

Isso segundo a Medida Provisória nº 2.200-2001 que instituiu “a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil para garantir a autenticidade, integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras”.

A lei 11.419/2006 que em seu artigo 1º, inciso III define que o uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais será assim admitido. Ou seja, o contrato eletrônico é legal, pois previsto em lei.

Depois que o corretor ou a imobiliária tiver reunido todos os documentos do cliente, o contrato é elaborado na plataforma que abrigará a assinatura. Tudo é feito digitalmente, inclusive a assinatura, e quem assina recebe uma senha de visualização.

Daí então as partes incluem a assinatura eletrônica e, depois que todos tiverem assinado, então o profissional corretor é notificado automaticamente. Tudo isso sendo feito de forma eficiente e segura. 

A eficiência, segurança e otimização de tempo e de serviço que esse tipo de tecnologia garante são apenas algumas das vantagens que se tem. Quer saber mais? Continue a leitura!

Vantagens da assinatura eletrônica

Os contratos eletrônicos podem agilizar muito o fechamento de negócios no setor imobiliário. O que garante a você a possibilidade de fazer mais em menos tempo. Mas essa não é a única vantagem. Veja:

 

  • Possibilidade de assinar a partir de qualquer dispositivo móvel com Internet; em casa mesmo;
  • Simplificação e agilidade dos processos: o que antes poderia levar de três a quatro semanas para se dar como resolvido, agora pode ser feito em um dia. Sem sair de casa!
  • Proporciona uma atuação sustentável através da redução de gastos com papéis e tinta;
  • Economia de tempo e custos;
  • Possibilita a assinatura do contrato sem a presença física das partes envolvidas na negociação;

 

É novidade para você? Para UNE não!

Essa opção já existia há algum tempo, mas com a chegada da pandemia no Brasil acabou por virar uma das tendências que se aprofundou no mercado imobiliário, que, importante dizer, está cada vez mais digital de uma forma muito rápida. 

Essa mudança veio para ficar. O profissional que se qualificar vai estar sempre um passo à frente e garantir muitas oportunidades de negócio.

Na UNE você também tem a oportunidade de estar sempre se atualizando e acompanhando as transformações do mercado. Nós oferecemos o serviço de assinatura digital entre outros recursos, pois aqui nós temos tecnologia de ponta para auxiliar nosso time de vendas a atingirem seus objetivos.

Se você ainda não faz parte do nosso time, essa é sua chance. Entre em contato conosco! O futuro no setor imobiliário já chegou e é hoje.  

 

Descubra porque agora é o momento certo para financiar seu novo imóvel

Artigo anterior

Plantas para apartamento: 12 ideias para decorar o seu lar

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Mercado Imobiliário