Dicas de CompraInvestimento

Vantagens de investir em um imóvel bem localizado

0

Localização é um bom conselho para quem deseja investir em imóveis. Embora a maioria das pessoas não tenha ideia exata do que isso realmente signifique, a diferença de valor entre um imóvel e outro em grande parte vem da localização.

Uma boa localização pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, é claro, mas também existem fatores objetivos que determinam o valor de um imóvel. 

Dependendo de suas necessidades e preferências pessoais, você pode não conseguir comprar uma casa com todos os fatores que você elenca. E está tudo bem. Afinal, uma casa é muito mais do que um investimento. 

No entanto, quando for comprar uma nova propriedade, lembre-se dos seguintes fatores que nós listamos para você.

1. Centralidade

O local onde você escolhe morar sem dúvida afeta o quanto você paga por sua casa. A terra é uma mercadoria finita, portanto, grandes cidades que são altamente desenvolvidas e não têm muito espaço para crescimento adicional, tendem a ter preços mais altos do que cidades que têm muito espaço para se expandir. 

Na maioria dos casos, essa expansão urbana ocorre como resultado do crescimento populacional. Quando cidades extensas experimentam um êxodo populacional, são as áreas periféricas que tendem a sofrer os declínios mais severos no valor das propriedades. Isso é parte de como a localização impacta o princípio econômico fundamental de oferta e demanda.

2. Vizinhança

Os bairros que atraem você serão em grande parte uma questão de escolha pessoal. No entanto, um bairro realmente excelente terá alguns fatores-chave em comum: acessibilidade, aparência e comodidades. Seu bairro também pode ditar o tamanho do terreno no qual sua casa será construída.

Em termos de acessibilidade, deve-se procurar um bairro que esteja próximo às principais vias de trânsito da cidade. O deslocamento de ida e volta para o trabalho é uma grande preocupação para muitas pessoas, então uma casa com fácil acesso a estradas e ao transporte público será mais desejável do que uma que está escondida e só pode ser acessada por uma rota.

A aparência do bairro também é importante. Árvores grandes, paisagismo de qualidade e parques próximos ou espaços comunitários tendem a ser desejáveis. Você também pode julgar a popularidade do bairro com base em quanto tempo as casas nessa área permanecem no mercado; se a rotatividade for rápida, você não é o único que acha que este é um lugar desejável para se viver.

Um ótimo bairro também deve incluir comodidades importantes, como supermercados, lojas e restaurantes. A maioria das pessoas gosta de frequentar lugares práticos e funcionais, que tenham tudo que seja necessário. Se você tiver que dirigir uma longa distância para chegar a algo, é provável que torne seu imóvel menos atraente. 

As escolas são outra comodidade importante. Mesmo que você não tenha filhos, se está investindo em uma propriedade para vender ou alugar futuramente, muitos compradores estarão à procura de boas escolas. A qualidade das escolas locais e a distância de casa são fatores importantes a serem considerados.

Finalmente, não se esqueça da segurança. Um bairro com baixo índice de criminalidade é um lugar convidativo e seguro para estar ao ar livre e ter comunhão com os vizinhos. Esse é o tipo de lugar onde a maioria das pessoas deseja morar.

3. Desenvolvimento

Não são apenas as amenidades presentes que importam, mas também as futuras. Planos para novas escolas, hospitais, transporte público e outras infraestruturas cívicas podem melhorar significativamente os valores dos imóveis na área. 

O desenvolvimento comercial também pode melhorar os valores das propriedades. Quando estiver comprando uma casa, tente descobrir se algum novo desenvolvimento público, comercial ou residencial está planejado e considere como esses empreendimentos podem afetar a localidade.

Importante ressaltar aqui que a proximidade de uma propriedade a um corpo de bombeiros, hospital, escola ou centro comunitário pode diminuir seu valor devido ao tráfego e ao barulho. Esse é um detalhe muito importante a ser considerado na hora de decidir.

4. Localização pela localização

Você também precisa levar em consideração onde o imóvel está realmente localizado. Nesse caso, há algumas coisas que deve se ter em mente durante a sua pesquisa.

Se ele fica em uma rua movimentada ou muito perto de uma rodovia, provavelmente você poderá obtê-lo por um preço mais baixo, mas também será mais difícil vendê-lo mais tarde. 

O mesmo pode ser verdadeiro para propriedades que fiquem próximas ou atrás de prédios comerciais, como um supermercado ou posto de gasolina, ou imóveis em ruas que recebem uma quantidade incomum de tráfego de estacionamento e carros estacionados, como aqueles próximos a grandes igrejas ou outras instituições.

5. A propriedade por si mesma

Existe um aspecto da procura de um imóvel que tende a surpreender as pessoas. Digamos que você tenha limitado suas opções a duas propriedades que ficam lado a lado em um ótimo bairro. 

Uma precisa de reparos e atualizações, mas em grande número. A outra está novinha, mas fica em um terreno com metade do tamanho da outra. Os preços das duas são semelhantes. Qual você escolhe? 

Na maioria dos casos, a casa que precisa de reparos é o melhor investimento. O motivo: sua casa pode se depreciar com o tempo. O terreno, por outro lado, manterá seu valor em relação à casa. 

Se você demolisse ambas as casas, o lote maior seria vendido por mais. Então, se você puder, escolha um terreno maior, com melhor formato ou mais bem situado, ao invés de uma casa mais bonita. Uma casa menos atraente sempre pode ser reformada, remodelada ou reconstruída por completo, mas o terreno não pode ser alterado.

Se for optar por um apartamento, entre um “novinho em folha”, porém mal localizado, e um antigo precisando de reparos, mas bem situado, é bom fazer as contas e pensar a longo prazo no investimento que você fará. Esperamos que depois de ter chegado até aqui, você já saiba qual escolher!

Rede UNE

“Agora que você chegou até aqui, provavelmente já percebeu que a primeira coisa que deve fazer é escolher um local.”. É o fator mais importante na hora de comprar um imóvel.

Depois de escolher a área geral que deseja investir, o próximo passo é começar a pesquisar os locais específicos dentro dessa vizinhança. 

E sabe o que é tão importante quanto a escolha do local do seu imóvel? Estar bem assessorado contando com a nossa equipe! A Rede UNE possui um time forte de consultores imobiliários e outros profissionais que estão aptos a ajudar você a fazer a melhor escolha. 

Entre em contato conosco agora mesmo clicando aqui e garanta o melhor investimento para os seus negócios.

Como utilizar espelhos na decoração

Artigo anterior

Dicas para acertar no seu primeiro financiamento imobiliário

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra