Casa e DecorDecoração

Upcycling: decoração sustentável e cheia de personalidade

0

A ideia de transformar “lixo” em itens domésticos utilizáveis é uma grande tendência, mas também é um solucionador de problemas em muitos níveis. Economicamente, é possível economizar muito dinheiro ao reutilizar coisas que você já tem ou pode encontrar gratuitamente em vez de comprar novas.

O reaproveitamento também é favorável ao meio ambiente, pois mantém os itens usados fora dos aterros e do fluxo de resíduos. Neste artigo, a gente te explica melhor o conceito de Upcycling. Já ouviu falar? Continue com a gente e veja algumas ideias para você começar a ter suas próprias ideias.

O que é upcycling?

Com apenas um pouco de imaginação e talvez uma camada de tinta, um armário, mesa ou cadeira velha pode ganhar vida nova como algo novo e único. Estamos em período de incertezas econômicas e essa pode ser uma solução para renovar a decoração da casa, local em que estamos passando cada vez mais tempo.

Essa renovação é um processo que muitos se referem como upcycling, que é definido como o ato de pegar algo que não está mais em uso e dar a ele uma segunda vida e uma nova função. Ao fazer isso, o produto, muitas vezes, se torna mais prático, valioso e bonito do que era anteriormente.

Upcycling não é o mesmo que reciclagem, A reciclagem pega materiais de consumo – principalmente plástico, papel, metal e vidro – e os divide para que seus materiais básicos possam ser refeitos em um novo produto de consumo, geralmente de menor qualidade. No processo de upcycling não se dividem os materiais, mas sim são reutilizados de uma maneira diferente, muitas vezes mais moderna.

O Upcycling é ecologicamente correto? O valor ecológico do upcycling

Se olharmos o upcycling de uma perspectiva de grande escala, podemos dizer que, em tese, ele contribui para a redução das emissões de CO2. Não apenas porque a vida útil dos materiais usados é estendida, mas também porque, em teoria, contribui em última instância para a redução das emissões de carbono, estendendo a vida útil de materiais, componentes e produtos usados, e gastando menos energia na extração, transformação, em produtos novos ou na reciclagem.

Exemplos de upcycling na decoração

Um item pronto para upcycling pode ser algo que você tem atualmente em casa, adquirido como um acessório de segunda mão ou comprado em uma loja de varejo.

Reciclagem de móveis: trata-se de pegar móveis velhos, desperdiçados ou quebrados e reaproveitá-los. Desde armários quebrados, cujas prateleiras podem ser aparafusadas a uma velha porta que funcionará como peça de decoração, ou colocar alguns apoios para os pés em uma banheira aberta de um lado e se transformar em um sofá: não há limites para o poder da criatividade em reaproveitamento de móveis e outros itens domésticos.

Paletes de madeira: são um dos recursos mais versáteis utilizados em projetos de bricolagem. Eles podem ser facilmente transformados em uma mesa de centro, estante e podem até mesmo ser montados para criar uma bela parede de ripas de madeira, entre muitas outras coisas. A melhor parte sobre paletes – geralmente são grátis.

Escadas: aquela escada de madeira desgastada ocupando espaço deve ser bem-vinda em sua casa, porque é perfeita para segurar várias toalhas em seu banheiro. As escadas com estrutura em A podem ser facilmente convertidas em prateleiras da moda para se encaixar perfeitamente no seu design rústico.

Persianas antigas são ótimas para fins de upcycling. Monte-os na parede e anime-os pendurando fotos de família ou decorações elegantes.

Garrafas de vidro vêm em uma grande variedade de formas e tamanhos, o que as torna úteis para muitos projetos diferentes. Grandes jarras de vidro e garrafas de uísque são perfeitas para fazer lâmpadas ou vasos. As menores, como garrafas de vinho, podem ser usadas para fazer artesanato ou lustres coloridos.

Brinquedos: transforme caixas de madeira em um lugar para guardar livros de histórias, peças de montar e bichinhos de pelúcia. Empilhe e cole um maço de rolos de papel dentro de uma caixa para criar uma torre conveniente que armazene Hot Wheels e bonecas Barbie ordenadamente.

No pátio: empilhe alguns paletes de madeira e cubra-os com algumas almofadas para criar a área de descanso perfeita ao ar livre.

Sustentabilidade e exclusividade

A decoração upcycling é um design distinto. Em contraste com o design “normal”, o design upcycling oferece um produto feito à mão, original e muitas vezes único e divertido.

E ainda por cima, toda a peça de decoração tem uma história para contar, portanto, lhe confere valor acrescentado além de embelezar o ambiente.

É uma forma bastante sustentável de trabalhar a decoração, levando em conta que precisamos olhar urgentemente para a nossa forma de consumo para equilibrar a qualidade de vida no planeta.

Nós preparamos muitas ideias no Pinterest. Acesse aqui para saber mais e inspire-se com essas ideias.

Para outras dicas de decoração, continue navegando no nosso blog, A Rede UNE está sempre preocupada em trazer até você conteúdos relevantes que facilitem a sua vida!

Como aplicar estratégias de marketing focadas na jornada de compra do imóvel

Artigo anterior

15 Dicas para acertar na decoração do quarto de casal

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor