Seguros

Seguro saúde X Plano de saúde

0

Por qual optar?

São opções importantes para todas as fases da vida, muito similares porém, suas definições são diferentes. Ambos apresentam grandes vantagens, considerando que buscam garantir proteção aos consumidores nos momentos em que mais precisam.

Causa preocupação a falta de acesso ao serviço de saúde pública – que é dever do estado – principalmente em tempos de pandemia onde esse problema ganhou destaque.

É importante que você saiba como funcionam outras opções de serviço de saúde para escolher o que for mais adequado no momento. A seguir explicamos a diferença entre Plano de saúde e Seguro saúde. Continue com a gente!

O que é plano de saúde? 

Em todo plano você paga um valor mensal para ter acesso a algum serviço, possibilitando pagar um valor reduzido por isso, com o plano de saúde não é diferente.

O plano de saúde é um serviço oferecido por uma empresa privada que disponibiliza uma rede de atendimento médico, como: 

    • Nutricionista;
    • Psicólogos;
    • Laboratórios;
    • Clínicas e hospitais. 

Cada instituição terá sua  própria rede de atendimento, com os profissionais cadastrados e neste plano você só poderá usufruir do serviço e clínicas cadastradas nessa mesma rede, fora disso o plano não cobre. 

Os tipos de coberturas e abrangências variam de empresa para empresa, geralmente as maiores têm melhor qualidade e cobertura, por exemplo. O serviço pode ser ofertado em diversas modalidades, veja algumas:

Individual: É a opção mais cara, personalizada para uma única pessoa. 

Familiar: Abrange os familiares diretos como: Pais, filhos e cônjuge.

Coletivo: Contratado por um grupo de pessoas, geralmente em sindicatos. 

Empresarial: Geralmente contratado por empresas – públicas ou privadas- que desejam atender seus adjuntos. 

Além disso, existem diferentes tipos de planos, dividido em grandes grupos: os de referência e os segmentados. Abaixo explicamos melhor sobre cada um deles.

Planos de referência: Exige um maior investimento, porém, ele é mais abrangente. Ele é mais completo garantindo coberturas amplas e tratamentos, exames, cirurgias, etc.

Planos segmentados: É menos abrangente e atende conforme o segmento do plano que pode ser: ambulatorial, hospitalar…

Seguro saúde

Com o seguro saúde há liberdade de escolha no atendimento e o segurado deve arcar com as despesas para ser reembolsado depois.

A diferença entre seguro saúde e plano de saúde é a amplitude do contrato. Por exemplo, no seguro saúde o consumidor não fica limitado à rede de clínicas e profissionais impostos pela instituição.

Ou seja, caso o consumidor aderir a esse seguro, vai poder escolher onde realizar seus procedimentos e será reembolsado pela seguradora depois. 

Importante citar que a maior parte do valor será reembolsado pela seguradora, porém, não todo. É claro que quanto maior o percentual assumido pela seguradora, maior o custo do prêmio pago pelo segurado. 

É muito importante que você saiba a diferença entre as opções de assistência que pode aderir, para escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida?

Em resumo, o Plano de saúde é um sistema onde você fica vinculado a hospitais próprios da rede que ele abrange, por meio de um plano com pagamento mensal, e utiliza o serviço que estiver disponível dentro daquele plano.

O Seguro saúde, por meio de um contrato e mediante a um pagamento mensal, te reembolsa pela consulta, exames e afins, com isso você tem a liberdade de consultar no hospital que desejar.

Ambas opções são interessantes, depende de qual serviço vale mais a pena para você no momento, é importante que você tenha instrução ao avaliar a melhor opção.

A UNE pode te ajudar! Dispomos de um atendimento totalmente personalizado e podemos ajudar você  a compreender qual melhor estratégia para seu caso. 

5 [+2] Dicas para simplificar reforma

Artigo anterior

Entenda o Open Banking e como ele pode facilitar seu financiamento

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Seguros