Casa e DecorDecoração

Sapateira: saiba como incluir na sua decoração (+DIY)

0

Se você é daquelas pessoas que amam sapatos e decoração, você veio ao lugar certo! Reunimos aqui dicas incríveis sobre esse móvel que está em alta devido ao momento pandêmico que nos atravessou.

Levando em conta que durante a pandemia um dos novos hábitos se tornou remover os sapatos ao chegar em casa, esse item virou tendência na decoração e ganhou o coração de muitas pessoas, já que pode ser um item extremamente funcional e lindo, dando ares novos para qualquer ambiente, incluindo o hall de entrada!

E é sobre isto que abordamos aqui: a sapateira como novo item indispensável na decoração, suas funcionalidades e dicas sobre como incluir na decoração, inclusive dicas DIY. Vem com a gente na leitura desse artigo para saber mais!

O lugar e o uso das sapateiras

 Esse móvel, em geral, é fácil de montar e de ter em casa. Está disponível em uma variedade de designs, cores, madeiras e materiais para sua conveniência. Quer você tenha cinco pares ou 100 pares, a sapateira manterá seus sapatos arrumados e organizados. Uma rápida limpeza é tudo de que se precisa para manter seu móvel. 

Se você dispõe de um espaço, seja ele grande ou pequeno, é possível que prateleiras para sapatos, abertas ou fechadas, pallets, puffs, caixas organizadoras, cubos e até tubos de PVC, sejam a solução mais segura de armazenamento de sapatos.

Ao contrário das caixas de sapato, de papelão e plástico, armazenar seus calçados em sapateiras, também, naturalmente os expõem ao ar fresco e permite que o ar circule livremente dentro e ao redor de seus sapatos e guarda-roupa, especialmente se houver uma janela aberta por perto, o que é sempre bem-vindo. 

Por ter seus sapatos espaçados em uma sapateira, eles estão sempre visíveis e ao alcance das mãos. A viabilidade de uso é maior e sua atenção a eles, para garantir a longevidade, também. 

Continue a leitura para entender melhor como utilizar e fazer sua própria sapateira de acordo com o seu estilo!

Dicas para a colocação e uso da sapateira:

Todos nós possuímos uma variedade de calçados adequados para diferentes ocasiões. Uma sapateira ou um armário de sapatos, portanto, torna-se uma peça integrante do mobiliário em nossas casas. Veja abaixo algumas dicas que separamos do porquê esse é um item vantajoso para você e para os seus sapatos:

  • Mantém seus sapatos longe do chão, facilitando assim uma adequada organização deles e um melhor contato com os seus calçados, além de limpos, claro;
  • Evita que você guarde seus sapatos em cabides de arame, que com o tempo os deforma;
  • Permite que você classifique e organize os sapatos em categorias;
  • Ajuda você a decidir se de fato você precisa da quantidade de sapatos que você tem;
  • Você pode ter uma sapateira feita de caixas de sapatos transparentes com tampas, facilitando a visibilidade e garantindo a durabilidade;
  • Armazena botas na posição vertical, que é o maneira ideal de guardá-las para que sejam preservadas;
  • Se você tem muitos tênis, considere armazená-los em sapateiras feitas a partir de puffs e cestas;

Qual seu estilo de sapateira DIY?

Este prático acessório doméstico pode manter seus calçados organizados e pode até adicionar um toque de estilo à sua decoração – sem gastar muito. 

Construir uma sapateira é um excelente projeto de faça-você-mesmo – DIY, já que a maioria tem instruções bastante diretas e simples. 

Além disso, você pode personalizar elementos, como altura e largura para caber em seu espaço e abrigar sua coleção de calçados.

Procurando por algumas ideias fantásticas de sapateira DIY? Existem várias! Temos bancos de concreto e madeira, ou todo em madeira em pinus, super útil e gracioso, prateleiras no estilo centopéia, caixas de papelão com rodinhas, ou de madeira estilo estante, também com rodinhas, prateleiras de parede e muito mais!. 

Você pode fazer uma sapateira de qualquer coisa, de madeira a tubos de PVC – há até uma ideia legal de fazer prateleiras de sapatos feitas de pranchas de skates (shapes). Essa os jovens skatistas da casa vão amar ser convidados a fazer!

E para aqueles que não se sentem à vontade com a ideia de construir, sempre há excelentes opções no mercado e também aquelas de produção e montagem mais simples.

Não importa que tipo de sapateira você gostaria de ter, nós preparamos muitas ideias no Pinterest. Acesse aqui para saber mais e inspire-se com essas ideias. Nos links disponibilizados acima temos ótimos tutoriais para você. 

Continue explorando também nossas ideias e dicas aqui no nosso blog. Nós sempre temos conteúdos de qualidade para facilitar a sua vida.

Aprenda como mobiliar o apartamento

Artigo anterior

Como definir o melhor andar para comprar apartamento

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor