Dicas de Venda

Saiba o que é Customer Experience e como pode impactar seus negócios

0

Empresas não podem existir sem seus clientes, e é por isso que elas estão se concentrando em como conquistar novos negócios e, talvez mais importante, manter os clientes existentes. 

Como você pode garantir que encontrará clientes de qualidade, convertê-los em vendas e fazer com que eles voltem e recomendem você a seus amigos? 

Nesse artigo, trazemos para você o conceito de Customer Experience (em português, Experiência do Cliente) e como ele pode ajudar você a prosperar em sua carreira no mercado imobiliário. 

Você sabe o que é? Sim? Não? Conhece a importância? Vem com a gente aprender mais sobre isso!

O que é Customer Experience?

Também conhecida como CX, é definida pelas interações e experiências que seu cliente tem com sua empresa/negócio ao longo de todo o processo, desde o primeiro contato até se tornar um cliente final e satisfeito.

É importante porque um cliente que tem uma experiência positiva com um negócio tem mais probabilidade de se tornar um cliente fiel e recorrente. Podemos dizer que a Customer Experience afeta a disposição de um cliente de ser um defensor e indicador leal da marca. 

Se você deseja que seus clientes permaneçam fiéis, você deve investir na experiência deles, pois trata-se de mais do que, simplesmente, trocar produto por capital.

Customer Experience é o mesmo que atendimento ao cliente?

Não são. E eis o porquê: na maioria dos casos, o primeiro ponto de contato de um cliente com uma empresa é geralmente interagindo com um funcionário (visitando uma loja ou falando ao telefone). Isso dá à sua empresa a oportunidade de oferecer um ótimo atendimento ao cliente.

No entanto, o atendimento ao cliente é apenas um aspecto de toda a experiência. Por exemplo, se você reservar férias pelo telefone e a pessoa com quem está falando for amigável e prestativa, você dirá que isso é um bom atendimento, certo? 

No entanto, se ao chegar ao hotel você tiver um serviço personalizado, incluindo um upgrade em seu quarto, de acordo com seu gosto pessoal e sua estadia for impecável, então você dirá ter tido uma ótima experiência!

É assim que os dois são diferentes!

Como a maioria das coisas no mercado atual, a experiência do cliente mudou – é mais do que atendimento pessoal e, graças à tecnologia, as empresas podem se conectar com seus clientes de maneiras novas e estimulantes. O Customer Experience traz novas maneiras de fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de inovações tecnológicas.

Por exemplo, ter a capacidade de prever uma necessidade futura do seu cliente permitirá que você seja proativo e atento. Isso significa que o atendimento ao cliente ainda é tão importante como sempre, mas não é mais o único foco da experiência do cliente. 

Quão importante é a experiência do cliente?

Embora a base do setor imobiliário seja o atendimento ao cliente, o estímulo é a experiência que ele terá. Junto com a entrega de um serviço excepcional, os corretores imobiliários devem se esforçar para fornecer uma experiência de alta qualidade antes, durante e depois que os requisitos do cliente são atendidos

Ao fornecer um fluxo contínuo de serviço durante toda a negociação, inclusive muito depois de o negócio ter sido feito, você desenvolverá relacionamentos significativos que vão além da transação original.

Quer seja um comprador de primeiro imóvel ou um investidor experiente, o objetivo do serviço ao cliente no setor imobiliário é fazer com que os clientes saiam satisfeitos e garantir que voltem para mais, ou indiquem o seu nome. 

Feito da maneira certa, o atendimento ao cliente de imóveis na perspectiva da visão de Customer Experience ajudará você a construir uma relação de confiança, estabelecer fidelidade à marca e uma reputação positiva, bem como a produzir referências imobiliárias.

O atendimento ao cliente continua a dominar a maioria dos esforços de marketing nos setores de hoje – e por um bom motivo. Não só pode elevar uma boa empresa a um negócio de classe mundial, mas também é um componente vital de como as pessoas e clientes veem uma marca. 

Como melhorar a experiência do cliente no mercado imobiliário

Não sabe como melhorar a experiência do cliente no mercado imobiliário? Não se preocupe, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para começar:

Melhore a comunicação

Velocidade, eficiência e conveniência são fundamentais quando se trata de melhorar a experiência do cliente no mercado imobiliário. O primeiro passo para fazer isso é garantir que os primeiros tempos de resposta a quaisquer e-mails e chamadas telefônicas sejam dentro de uma hora. 

Sua primeira resposta pode simplesmente reconhecer que a consulta ou solicitação foi recebida e que você executará a tarefa ou responderá dentro de um período de tempo específico. E cumpra-o!

Configure uma resposta automática, no e-mail e Whatsapp, por exemplo, para ausências temporárias, para ter controle sobre as expectativas. Da mesma forma, você pode configurar seu smartphone para enviar uma resposta automática de texto para qualquer chamada ou mensagem perdida.

Atualize seu site, blog e perguntas frequentes

Com grande parte dos consumidores usando a internet como ponto de partida para pesquisas e a falta de confiança na empresa sendo um fator-chave para afastar os clientes, é crucial que seu site imobiliário esteja sempre atualizado com seu horário de funcionamento e informações de contato.

Além disso, seu site deve ter uma ampla variedade de perguntas respondidas com frequência e postagens de blog disponíveis para que seus clientes em potencial possam encontrar as informações de que precisam. Isso pode ajudar a gerenciar as expectativas e ajudá-lo a conquistar mais clientes a longo prazo.

Certifique-se de criar diferentes postagens de blog e perguntas frequentes para seus segmentos-alvo, para que eles possam selecionar as informações que são relevantes para eles.

Simplifique os processos para ganhar tempo

Nos dias de hoje, a tecnologia que você usa pode fazer ou quebrar seus negócios. Ótimas ferramentas de tecnologia podem ajudá-lo a aumentar a eficiência, melhorar o atendimento ao cliente e obter uma vantagem sobre seus concorrentes. Por outro lado, a tecnologia desatualizada pode atrapalhar o crescimento do seu negócio.

Mas não confunda suporte com experiência do cliente, porque nada substitui o contato pessoal com seus clientes. Algumas ferramentas de tecnologia imobiliária são incrivelmente úteis para ganhar tempo, permitindo, com todo o tempo economizado, que você possa se concentrar em tarefas proativas que agregam valor aos seus leads, clientes e negócios, ou seja, fazer check-in com eles apenas para dizer “olá”. É para isso mesmo que elas servem.

Personalize as experiências do cliente

Os toques pessoais não são apenas memoráveis, mas também podem melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, quando alguém está se mudando, você pode assegurar o relacionamento de uma forma positiva, enviando a ele um presente de boas-vindas. 

Qualquer chance de envolver leads e clientes é uma oportunidade de cultivar o relacionamento. Certifique-se de enviar uma mensagem a eles no aniversário e antes ou durante o período de festas de fim de ano, por exemplo. De forma personalizada.

Meça os níveis de satisfação

Ao melhorar a experiência do cliente no mercado imobiliário, é crucial que você meça seus níveis atuais de satisfação. Isso o ajudará a identificar áreas de melhoria e fornecerá uma referência para você melhorar a cada ano.

Testes com perguntas como: “Qual a probabilidade de recomendar meus serviços a um amigo?” costumam funcionar bem, principalmente quando aparecem em uma escala.

Uma experiência que a Rede UNE garante

Essas mudanças em direção à experiência do cliente no mercado imobiliário refletem as necessidades de mudança e expectativas de consumidores em todo o mundo. Velocidade e eficiência, funcionários capacitados e prestativos e conveniência são o que mais importa universalmente quando se trata da experiência do cliente.

Nós da Rede UNE entendemos que para proporcionar uma experiência superior ao cliente, é fundamental que você mude com o tempo. Isso pode significar a adoção de novas tecnologias, personalizando pontos de contato com o cliente, medindo os níveis de satisfação e simplificando processos. 

Maior velocidade e eficiência irão liberar você para que possa aprimorar suas habilidades e desenvolver seus conhecimentos, engajar proativamente prospectos e clientes e, por fim, impulsionar o crescimento a longo prazo de seus negócios.

A importância do atendimento ao cliente no mercado imobiliário é, sem dúvida, um elemento essencial para o sucesso. Como a maioria dos investimentos imobiliários consiste na interação e comunicação com as pessoas, o atendimento ao cliente continuará sendo um componente chave para o sucesso como investidor. 

Embora a busca para alcançar a liberdade financeira esteja arraigada na mente de cada profissional, a vantagem competitiva para você está em fornecer um serviço de excelência ao cliente. Através do nosso modelo de franquia Consultor Imobiliário, você recebe todo suporte necessário para alavancar seus negócios sem perder a liberdade e autonomia.

Fornecer um atendimento especial ao cliente acabará por cultivar relacionamentos significativos baseados na confiança, ao mesmo tempo que fortalece sua reputação e cria fidelidade à marca. Esse é o nosso objetivo aqui.

Qual a importância do atendimento ao cliente para você na compra e venda de imóveis? Ficou interessado no nosso modelo? Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo clicando aqui e faça parte do nosso time!

7ª Convenção anual UNE Imóveis

Artigo anterior

Momentos de vida para captar compradores de imóveis

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Venda