Casa e DecorDecoraçãoGeral

Saiba como decorar a sua varanda

0

Sabe aquele espaço no apartamento, muitas vezes pouco utilizado, que a gente chama de varanda? Já pensou nas inúmeras opções de decoração incríveis para embelezar esse ambiente? Ele pode ser transformado em um cantinho muito aconchegante!

O isolamento social que a pandemia ocasionada pelo Coronavírus, obrigatoriamente, nos impôs ficarmos mais em casa, passamos a olhar com mais carinho para o nosso lar. Até mesmo a varanda (ou sacada) pode ter tomado outro significado. 

Por isso, hoje, nós queremos ajudar você a encontrar formas de aproveitar melhor esse espaço, no seu imóvel, através da decoração. Acompanhe a leitura para saber mais!

Reconhecendo as potencialidades do ambiente

Espaço externo é o sonho da maioria das pessoas que moram em apartamentos, mesmo que seja apenas uma varanda pequena. Se você tem uma, por que não tirar o máximo de proveito dela, não é mesmo? Isso significa fazer mais do que colocar uma cadeira, ou uma planta, para se acomodar e encerrar o dia. 

Utilizar esse ambiente para compensar a falta de espaço dentro de casa, por exemplo, é uma boa dica. Armários aéreos e de chão, assentos com baú e mesas com gavetas, todos móveis planejados, são coringas para guardar coisas que ficam espalhadas pela casa por falta de opção.

Há também a opção de fazer da varanda uma extensão da sala de estar. Nesse caso, um pouco mais de trabalho, mas recompensador: quebrar paredes, nivelar o piso e em troca ganha-se iluminação natural e mais espaço.

Importante saber qual é o seu estilo, pois as opções são muitas. Depois disso ficará mais fácil para você decidir o tipo de decoração ideal para a sua varanda e como você quer vê-la. 

O tamanho não é um problema. Você só precisa priorizar o que sente falta no seu apartamento: um home office, um cantinho de leitura ou do churrasco, um mini-bar, uma área para ócio criativo? Você escolhe

Tenha em mente que reunimos aqui dicas para a sua varanda que fica na sala de estar. Se sua sacada for no quarto, o ideal é deixá-la com um visual minimalista, como um espaço de extensão do quarto, que você poderá usar para colocar uma rede ou cadeira de balanço suspensa, para ler um livro ou tomar um café. 

Saber o tamanho do espaço que você dispõe é muito importante. Não saia comprando nada sem ter as medidas exatas de tudo. Isso evitará o transtorno de ter que fazer trocas ou de ficar com um móvel inutilizado em casa. 

Se a varanda for grande, existem muitas ideias para transformá-la em um rico espaço que poderá ser, até mesmo, contado entre os cômodos da casa. Com um pouco de criatividade e disposição para investir, você poderá ter, por exemplo, uma incrível sala de jantar!

Se for do tipo pequena, não desanime: ela também pode ficar linda. Acredite! Não importa o quão pequena seja, sua varanda tem muito potencial de design. Com as ideias que trazemos aqui, você usa a sua imaginação e pode ter um lugar muito mais bonito e agradável dentro de casa!

Veja o que nós separamos para você nesses três blocos de muitas dicas valiosas para você transformar sua sacada em um ambiente muito acolhedor. 

1 – Aproveite a boa vista

Você já parou para observar com carinho a vista que tem da sua varanda para a rua? Olhe com atenção e se inspire nas dicas que temos para você aproveitá-la ainda mais! Confira:

Refeições na varanda

Se sua varanda for grande o suficiente, transforme-a em uma sala de jantar ao ar livre. Um charmoso convite para um recanto casual para refeições ao ar livre. Com uma decoração minimalista que permita desfrutar do ambiente natural. Agora, se ela for pequena, uma mesinha para café da manhã já resolve. 

Tudo o que você precisa para desfrutar do seu café da manhã na sua varanda é uma mesa e uma cadeira. Escolha uma que dobre facilmente para que você possa guardá-la dentro de casa, se necessário, ou mande fazer uma sob medida. Você consegue se imaginar fazendo as refeições nesse espaço da casa ao ar livre? Mas e quando o tempo não estiver bom? Leia as nossas dicas para essa situação.

Decidindo pela varanda aberta ou fechada

Se a varanda for aberta, e não houver como fechá-la, você pode investir em móveis embutidos e não precisar se preocupar com ter que guardar ou recolocar tudo no lugar após uma rajada de vento! De qualquer forma pense bem na hora de escolher os móveis e lembre-se que os fixos tiram a sua autonomia de poder movê-los conforme a necessidade.

Já se a ideia for fechar a sacada, vidros próprios para esses ambientes são sempre uma excelente opção. Um toldo retrátil é uma alternativa mais econômica e que poderá garantir proteção, faça chuva ou faça sol. Escolha uma cor neutra ou opte pela ousadia para destacar sua varanda. 

Não esqueça de, antes de decidir pelo material, consultar o condomínio para saber se há um padrão, aprovado em assembleia, para preservar a fachada do prédio. Faça isso para não incorrer em transgressão às regras. Afinal, tudo o que você merece é relaxar. Nada de estresse! Siga a leitura para ver que dicas separamos para você sobre como fazer da sua varanda um ambiente relax!

Relaxando

Nesse espaço também dá para se pensar como o local para o seu happy hour. Uma mesa de centro e duas cadeiras baixas são tudo o que você precisa para criar um espaço para relaxar. Você pode preferir o uso de pufes, para sentar ou até mesmo para usar como mesinha de centro, utilizando, para isso, uma simples bandeja.

Outra alternativa para assento é optar por almofadas no chão. Algumas almofadas e pufes coloridos e confortáveis podem ser bem convidativos e alegres. Já que estamos falando em almofadas, não podemos esquecer dos tapetes. Em seguida falaremos um pouco sobre eles no tópico a seguir.

Ainda sobre como relaxar na sua varanda, pense: você pode estar em casa, na cidade, mas não há razão para que sua sacada não pareça que você está de férias, certo? Uma cadeira de balanço suspensa, uma espreguiçadeira ou uma rede criam uma vibe descontraída e relaxante. A ideia é essa! Agora, vamos falar um pouco mais sobre como compor a decoração desse ambiente?

Decorando

Pense no tipo de material que será usado para compor e decorar sua varanda, de acordo com o local em que você mora. Se for na praia, por exemplo, o material deverá ser resistente à salinidade. Observe a incidência de sol, chuva e ventos. Invista em alumínio, pedras, madeira tratada, entre outros materiais de maior durabilidade, evite o ferro, mesmo o cromado, principalmente se a área ficar aberta. 

E o chão? Você sabia que o uso de tapetes, sobretudo os estampados, dão a impressão de que a sua varanda é maior? Se for usar, priorize um que seja resistente aos fenômenos da natureza, ou seja, um próprio para uso ao ar livre. 

Se preferir pisos, além dos frios, decks e outros amadeirados são bastante acolhedores. Tudo irá depender da proposta que você idealizou para esse seu projeto. O importante é que você sinta que está utilizando bem esse lugar do jeito que planejou. Tem que ser agradável para você! Assim como também precisa ser agradável a luz nesse lugar. Vamos às dicas?

2 – Iluminação

A luz natural nesse ambiente é um privilégio. Aproveite-a, mesmo que seja necessário usar uma cortina blackout. Contudo, crie um ambiente de bastante luz (de preferência amarela) para poder usar a varanda também à noite. Luminárias para uso externo são bem-vindas. Pendentes, arandelas charmosas, varal de luzes ou abajures também. Aproveite e incorpore materiais inspirados na natureza, como madeira maciça, cerâmica, fibra vegetal e pedras.

Se a ideia inclui novas cores nas paredes, faça a escolha certa. As cores tem o poder de mudar totalmente o ambiente, incluindo a luminosidade, e você não vai querer errar no seu projeto, não é? Nós já pensamos nisso e você pode ler um material que preparamos sobre isso acessando aqui.

3 – Decorando com plantas

Se você é alguém que gosta de plantas, a dica é: cerque-se delas e de flores! Você pode não ter muito espaço para uma área de jantar, ou mesmo para uma mesa de café da manhã, mas sempre há espaço para um vasinho, não é mesmo? 

Instale mudas ao longo do parapeito da varanda ou faça o plantio utilizando as paredes, ao invés de usar quadros, e você terá um charmoso jardim vertical.  Existem inúmeras variedades próprias para esses espaços. Escolha a sua!

Até mesmo uma hortinha é possível nesse ambiente. Monte um mini-jardim e comece a cultivar suas próprias ervas de chá e temperos. É o lugar perfeito para fazer isso, além de, por si só, fazerem a própria decoração do lugar.

Além de embelezar e oxigenar, as plantas são uma boa opção para ter um pouco de privacidade. Se a sua varanda fica bem perto da do seu vizinho, adicione plantas altas como bambu para criar uma parede natural. Você também pode pendurar cortinas de bambu que podem ser levantadas e abaixadas conforme o necessário.

Uma outra dica com plantas é fazer com que sua varanda pareça uma extensão natural da sua sala de estar. Para isso coloque uma planta bem na entrada da porta que separa os dois espaços. Opte por algo um pouco mais vistoso e mais impactante do que os vasos que você vai usar para suas plantas ao ar livre na sacada. 

Por falar em plantas, nós temos dicas incríveis e úteis sobre algumas delas, específicas para apartamento. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui. Inclusive essa e outras dicas de decoração estão disponíveis na nossa página. 

Gostou da nossa matéria? A Rede UNE está sempre focada em trazer dicas relevantes para facilitar a sua vida de forma que você fique por dentro das novidades. Entre em contato conosco aqui e aproveite!

Confira também as inspirações que separamos para a decoração da sua varanda no pinterest!

Investimento imobiliário: entenda porque esta é a opção mais segura e rentável

Artigo anterior

Como adaptar os pets na casa nova? 10 dicas para ajudar no processo

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor