Casa e DecorReforma

Reforma: cuidados na hora de integrar a varanda com a sala

0

Você tem uma varanda, ou sacada, em seu apartamento? Já sentiu aquela vontade de integrá-la à sala? Sim? Então esse artigo é para você!

Ao integrar os dois espaços você consegue criar um interior mais amplo de forma que pareça mais harmonioso. Pode, também utilizar a varanda como área de estar e jantar ao ar livre ou como um espaço para relaxar. 

Mas é realmente possível integrar os dois espaços perfeitamente? A resposta está no artigo de hoje.

Preparamos dicas para não errar na hora da reforma. Para deixar a casa maior utilizando esse espaço é preciso planejamento e cuidado. 

Mas calma! Antes de sair colocando tudo em prática é necessário conversar no seu condomínio, com zeladoria ou síndicos, para saber as regras do condomínio. É preciso saber se não há direitos autorais sobre a fachada do prédio. Você não vai querer investir na sua obra e descobrir no meio do caminho que não pode fazê-la não é?

Feito isso, siga a leitura para descobrir o que preparamos para você!

Combinado os dois espaços

Como combinar a sala de estar com a varanda para que formem um todo coeso? O piso uniformemente colocado é uma forma perfeita de criar um espaço harmonioso. O piso é o que conecta todas as superfícies e determina a sensação geral do espaço. 

Esse é um espaço em que você quer se sentir bem. Conectar de forma inteligente a sala e a varanda pode ampliar visualmente ambos e, com certeza, fornecer o ambiente perfeito para descanso e relaxamento. Ao colocar os mesmos revestimentos você tem a garantia de ter um espaço único.

Porém, uma dica muito importante é para que você faça essas modificações com profissionais ou, em caso de “faça você mesmo”, com muito conhecimento, experiência e autorização legal. 

Isso é importante para prevenir danos. Por exemplo, elevar o piso e não elevar a bancada, ou derrubar uma parede estruturante podem fazer com que sua obra desmorone! Além de perder totalmente a harmonia do espaço, você pode colocar em risco toda a estrutura predial. Tenha cuidado.

Qual o estilo da sua sala?

Se você deseja que seu espaço seja bonito e estilisticamente coerente, saiba que qualquer estilo de sala de estar pode ser transplantado para o varanda. Qual a identidade da sua sala? 

Lembre-se de que todos os elementos devem coincidir – a cor das paredes, o tipo de mobiliário e outros acessórios, bem como a cor e a estrutura do piso, que constitui a base de todo espaço – tudo isso desempenha um papel importante e o que torna o interior mais espaçoso e consistente.

Varandas e salas de estar clássicos – que ladrilhos escolher?

Pisos inspirados em pedra são uma ótima opção para quem gosta de designs clássicos. Tons do deserto de arenito, mármore nobre ou granito cinza – há uma abundância de padrões e cores para escolher ao organizar sua sala de estar e sacada. 

Se você valoriza designs calmos e atemporais acima de tudo, considere os azulejos grés bege quentes ou em tons de areia. É a garantia de um espaço elegante e sofisticado.

Estilo moderno – quais opções?

Você tem ainda muitas opções para deixar o espaço integrado muito mais moderno e funcional. Pisos com cores quentes e uso de tapetes dão um toque de modernidade ao espaço.

Crie um bar, utilize almofadas, coloque uma mesa e cadeiras altas e bancos menores para ter ainda mais espaço utilizável. Um balcão de bar compacto com armazenamento na parede e acessórios decorativos também combinam com esse estilo. Inclua iluminação ambiente e alguns outros acessórios de luz e decoração elegantes.

Fechando a varanda

Para além do melhor aproveitamento da luz natural e da ventilação, a integração dos dois espaços garante sofisticação e expansão de espaço. Mas como manter a privacidade?  

Se a mudança na fachada for permitida, é bem provável que você opte por vidros. Nesse caso não esqueça dos espaços necessários para movimentá-los, e também as venezianas, caso opte pelo uso. Deixe um espaço entre os vidros e os móveis que você for utilizar, de forma que você consiga se movimentar entre eles. Isso evitará transtornos e muita dor de cabeça!

A escolha pelo fechamento com vidros é ideal para qualquer clima, pois protege contra as intempéries além de fornecer uma vista ampla do exterior do apartamento. Se a vista do seu é privilegiada, essa é a melhor opção. 

Já as venezianas ou persianas são mais indicadas para varandas que têm pilares ou suportes de madeira do chão ao teto. Elas são uma das melhores maneiras de bloquear o vento. Se sua varanda tende a ventar muito, as venezianas podem ser a escolha perfeita.

Rede UNE e você

Aqui no blog da Rede UNE você encontra dicas como essa para facilitar a sua vida e ter ideias de casa e decoração. Conte sempre com a gente como apoio para deixar seu espaço mais aconchegante e com a sua cara. Para mais dicas, explore nossa página e entre em contato com a gente!

INFOGRÁFICO – Descubra como vencer os desafios da profissão corretor imobiliário

Artigo anterior

Ambientes integrados: tudo o que você precisa saber sobre eles!

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor