Geral

Recém-casados: dicas para iniciar a vida a dois na casa nova

0

O casamento, ou então a decisão de “morar juntos”, é um grande passo em qualquer relacionamento, uma escolha que precisa ser realmente bem pensada pois pode apresentar grandes desafios – mas, há quem diga que a delícia de morar com quem se ama sobrepõe-se a isso e ainda trás uma intimidade muito gostosa que só quem vive entende.

Foi pensando em vocês que estão prestes a embarcar nessa jornada, que nós preparamos este conteúdo com o intuito de trazer algumas dicas importantes para preservar a harmonia do lar e aproveitar todos os benefícios que essa nova fase pode trazer para a relação. Siga a leitura e confira nossas dicas!

O profundo exercício da paciência e um diálogo franco e constante são essenciais

Se você já está em um relacionamento, já deve saber o quanto relacionar-se com outra pessoa implica em exercitar algumas virtudes, como a paciência, não é mesmo? Afinal, mesmo que possa haver muita afinidade entre vocês, continuam sendo duas pessoas distintas: cada um possui uma criação vinda de diferentes famílias, com histórias de vida separadas até o momento da união

E cada um possui sua própria personalidade, manias, costumes, cultura, sucessos e fracassos, vindos de suas experiências de vida até então. Tudo isso vem junto no pacote. E a questão é que existem aspectos que somente são revelados com o aprofundamento da intimidade quando o casal passa a viver junto.

Por isso, é realmente importante que vocês lembrem de ter paciência com os limites do outro. Lembre-se de julgar menos e acolher mais. E jamais deixe de expor seus sentimentos, seja pelo lado positivo ou negativo, mas procure ter consciência para escolher as palavras, o segredo é buscar sempre ter empatia.

Portanto, fale, fale e fale. Fale sobre tudo o que lhe incomoda, não fique guardando para depois e nem mesmo meça demais as palavras, apenas procure ter calma e respeito na hora de expor seus pensamentos, assim como sempre buscar se colocar no lugar do outro.

Organizar as tarefas domésticas e dividir as responsabilidades 

Agora, falando de alguns aspectos mais práticos da rotina de morar juntos, é preciso planejar e organizar as atividades domésticas. Afinal de contas, as tarefas da casa podem ser cansativas e repetitivas, se não houver colaboração mútua, gera o atrito. A melhor solução é a organização: deixem claro quais tarefas cada um vai assumir e quando elas devem ser feitas

Outro cuidado importante é saber que cada um tem seu jeito de fazer as coisas, portanto, procure não ficar achando defeitos nas tarefas que o outro executa. Se você prefere feito de determinado jeito, tente conversar numa boa e deixe a pessoa decidir por conta dela como deve fazer, ou então troque por alguma outra tarefa.

Além da organização e o planejamento com as tarefas domésticas e administração da casa, algumas regras básicas podem ser estabelecidas para auxiliar na harmonia da convivência diária. Decidam juntos se vocês vão querer entrar de sapatos em casa, por exemplo, caso decidam que não, é legal já pensar em um local onde deixá-los quando chegarem da rua. 

Pensem em outras características ou costumes que vocês gostariam de construir juntos para o lar de vocês, isso ajuda a ampliar o sentimento de unidade, criando o jeitinho de vocês dois de viverem juntos.

Planejamento financeiro e controle do orçamento

Cuidar das finanças é essencial, seja solteiro ou casado, mas agora o planejamento deve ser feito em conjunto e vocês precisam entrar em acordo sobre os pormenores do orçamento.

Pensem no estilo de vida que vocês desejam ter, levando em conta se gostam de sair muito ou pouco, ir a balada, cinema, restaurantes ou conhecer lugares novos – é sempre bom ter planos para o final de semana ou férias em conjunto para aproveitar o tempo a dois e fugir um pouco da rotina também, não é?

Agora, lembrem também de pensar nos planos para o futuro, sejam eles uma grande viagem ou a construção de uma família, seus sonhos provavelmente vão precisar de planejamento financeiro e é preciso ter os pés no chão e a visão no futuro para organizar o orçamento a fim de torná-los reais.

Organizem o novo orçamento compartilhado, unindo os ganhos mensais e calculando as despesas da nova casa: façam planilhas de gastos e planejem-se para que não gastem mais do que permite o orçamento, é preciso ter sempre uma reserva de emergência e um dinheiro destinado para investimentos, a fim de atingir seus objetivos.

Logo, é imprescindível optar por investimentos seguros e rentáveis, como os imóveis, isso vai ajudar vocês a realizarem sonhos juntos, e além disso, construir um patrimônio para sua família que poderá se tornar uma segurança financeira até a aposentadoria e um legado para os futuros filhos e netos.

Você pode procurar a imobiliária UNE Imóveis em Rede mais próxima para estudar com um especialista UNE as oportunidades de negócio que a sua região apresenta para realizar um bom investimento, e já pensar na construção, ou ampliação do patrimônio. Ou, se vocês querem sair do aluguel, quem sabe não surge a oportunidade perfeita para encontrar uma casa nova que será a cara de vocês?

A decoração como conexão emocional com a nova casa e a construção do lar 

A decoração é uma ótima aliada para criar uma conexão emocional com a nova casa e transformá-la no lar de vocês, com um pouquinho da personalidade de cada um, criando um ambiente que vai ser a cara do casal. A decoração, quando pensada em conjunto, ajudará com que os dois se sintam realmente bem e parte do ambiente.

Objetos pessoais de cada um dão um toque mais especial, outros ítens podem ser adquiridos em conjunto de forma a agradar os dois. Fotos que contam um pouco da história do casal também serão uma ótima pedida.

Armários, gavetas e nichos são ótimos aliados para se manter tudo no lugar e os diferentes ambientes organizados. Uma boa dica pode ser investir em caixas ou cestos bonitos que servem tanto para guardar objetos necessários (controles remotos, extensões de tomadas, etc), como compor a decoração.

Sobretudo, não esqueçam de organizar além dos espaços compartilhados, um cantinho para cada um. Mesmo que o imóvel seja pequeno, é importante pensar em como manter a individualidade preservada, afinal de contas, antes de se tornarem um casal vocês são pessoas distintas e precisam de um pouco mais de privacidade em alguns momentos.

Aproveitem seu novo lar e construam juntos essa linda nova etapa

Agora que você já leu até aqui já tem dicas valiosas sobre como tornar esse momento ainda mais especial e extrair o melhor dessa experiência, contribuindo para o amadurecimento da relação e a harmonia do novo lar.

Desejamos que vocês sejam muito felizes nessa nova etapa, contem sempre com a UNE para ajudar a tornar seus sonhos realidade

Está pensando em adquirir um imóvel novo para vocês? Entre em contato agora mesmo com a imobiliária UNE mais próxima e encontra oportunidades exclusivas.

Como fazer seu primeiro investimento imobiliário gastando pouco

Artigo anterior

Aprenda como organizar as finanças na vida a dois

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Geral