Financiamento de Imóveis

Portabilidade de financiamento: por que e quando fazer?

0

Você sabe o que é portabilidade de crédito/financiamento e as vantagens de se fazer? Saiba que você não está preso a um banco porque fez um empréstimo nele e a gente te explica por quê.

Portabilidade de crédito

É quando você tem a opção de trocar a sua dívida por uma mais barata. Isso acontece quando as taxas de um banco são menores do que no banco em que você contraiu a dívida. Nesse caso é possível transferir a dívida para a concorrência.

Essa opção de crédito passou a existir para que houvesse concorrência entre as instituições e, com isso, maiores vantagens para os consumidores.

A portabilidade pode ser pedida a qualquer momento. Se o atendimento no seu banco não estiver lhe satisfazendo ou se as taxas de juros em um banco concorrente forem menores, você está em um bom momento para pedir a portabilidade. 

Inclusive agora, com as quedas na Selic, o Brasil vive um momento propício para essa modalidade, uma vez que as taxas de juros estão caindo. Mas antes de decidir, considere algumas questões que traremos para você.

Essa é uma modalidade que pode ser muito vantajosa para quem já tem financiamento. Se você adquiriu um imóvel financiado alguns anos atrás, por exemplo, é muito provável que a portabilidade de crédito lhe gere economia, pois a taxa de juros, possivelmente, era muito maior do que a taxa de juros de agora.

Pesquisando antes de migrar sua dívida

Antes de tomar qualquer decisão a respeito, aconselhamos que você considere algumas questões como:

Pesquise as instituições: isso demandará tempo e dinheiro, mas é um processo necessário. Escolha o melhor banco.

Compare as taxas: o quanto você lucra com a transferência? Saiba que duas coisas não aumentam jamais: o valor total a ser quitado e o prazo do financiamento. Por esse motivo, às vezes, o banco proprietário da sua dívida pode fazer uma oferta e cobrir o valor proposto por outro banco. 

Por exemplo, se o seu financiamento tem um prazo de 360 meses e faltam 285 parcelas para ele ser quitado, o novo financiamento, com as novas taxas, também terá o prazo de 285 parcelas.

Custo Efetivo Total – CET:  É a soma de todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento. Ou seja, os juros são apenas uma parte que compõe o valor da contratação de um serviço. 

Ao comparar as taxas entre as instituições você precisa levar o CET em consideração para computar as vantagens da portabilidade. 

Supondo que você já tem um financiamento. Pesquise o CET do teu contrato e procure outras instituições financeiras. Então compare com o CET que será proposto.

Não há custo para você, mas custos com outro encargos, cartório e taxas podem ser necessários. Leve em consideração isso também. A portabilidade em si não tem nenhum custo para o consumidor, mas o novo banco pode exigir o pagamento de alguma taxa específica. Pesquise bem.

Se você tem interesse na portabilidade, segue a leitura que a gente te explica como fazer. 

Finalmente migrando seu financiamento

Depois de uma pesquisa minuciosa que lhe é segura, você decidiu pela portabilidade? Bem, então agora é só seguir os passos abaixo:

  • Contate o seu banco e requeira a portabilidade. As instituições são obrigadas a fornecer toda a documentação necessária. É um direito seu!
  • Avise o novo banco sobre a portabilidade. É ele quem entra em contato com o banco original para realizar a operação;
  • O banco original tem 5 dias úteis para fazer a contraproposta;
  • Caso você aceite a contraproposta, a portabilidade é encerrada. Se não aceitar, o banco original tem dois dias úteis para efetivar a migração;
  • Pronto. Portabilidade de financiamento concluída com sucesso!

Trata-se de uma operação bastante simples, mas que requer cautela e pesquisa detalhada para que seja uma transação segura e benéfica para você. 

Saiba que a UNE é sua parceira em todos os momentos. Aqui nós pensamos no melhor para nossos clientes e, por isso, sempre trazemos informações relevantes e úteis que sabemos que farão toda a diferença no seu investimento. 

Para outros conteúdos como esse acesse aqui e tenha certeza do nosso apoio na hora de investir o seu dinheiro. Conte com a gente!

6 Dicas de decoração para otimizar espaços pequenos e deixá-los incríveis

Artigo anterior

Como fazer vídeos incríveis para venda de imóveis

Próximo artigo

Talvez você também goste