Mercado Imobiliário

Perspectivas para o Mercado Imobiliário em 2021

0

Findado o ano difícil que foi 2020, seja no setor econômico, político ou social, dificuldades essas que não impediram que o mercado imobiliário avançasse, o ano de 2021 é um ano promissor e esperançoso para o setor.

A pandemia causada pela COVID-19 obrigou as pessoas a ficarem em casa. Com isso elas exerceram um outro olhar para os seus imóveis buscando a realização de suas necessidades. 

Seja pela necessidade de ter um home office ou de um espaço maior para os filhos brincarem, a busca por imóveis em 2020 foi uma constante. E esse quadro deve se repetir nesse novo ano.

Quer você trabalhe no mercado imobiliário ou esteja interessado em comprar ou vender um imóvel no ano que inicia, é importante entender tanto o estado atual quanto o projetado para o mercado. 

Nós preparamos algumas dicas de tendências imobiliárias para você ficar de olho em 2021. Acompanhe a leitura para ter certeza das excelentes oportunidades que esperam por você.

O momento ideal para investimento

Especialistas garantem que 2021 apresenta o cenário ideal para investimento no setor imobiliário em todas as frentes:

Aluguel: a tendência é subir. Diferentemente do que houve no ano passado, projeta-se o aumento no valor dos aluguéis que virá com a estabilização da economia, especialmente com a chegada da vacina contra o coronavírus.

Aquisição: com as taxas de juros mais baixas, o financiamento imobiliário será uma opção ainda mais presente em 2021. A oferta de imóveis é muito alta e não faltam opções de compra, o que acaba por impedir a elevação de preços.

Moradia ou revenda: muitos especialistas preveem um aumento na demanda de compradores que atrasaram a compra de casas por causa da pandemia, de proprietários que precisam de espaços maiores para acomodação (pais que trabalham em casa e crianças que frequentam a escola virtualmente) e de investidores que visam o investimento rentável que é o aluguel e posterior revenda de imóveis. Seja como for, a capacidade de visitar casas e fechar compras virtualmente tornará a compra de imóveis mais simples em 2021.

Imóveis se tornaram virtuais

Antes da pandemia, muitos de nós gostávamos de folhear online, procurando diferentes imóveis. Mas com o distanciamento social em jogo, os formatos virtuais tornaram-se um novo normal, com muitos consultores e corretores imobiliários utilizando recursos de transmissão ao vivo nas redes sociais e mais ênfase em tours virtuais, vídeos e fotos no catálogo de imóveis.

Embora muitos possam relutar em fazer uma compra tão grande sem nunca entrar em uma casa em potencial na vida real, as ferramentas digitais que muitos usaram em 2020 certamente permanecerão por todo o ano de 2021 e isso aquecerá ainda mais as vendas. Até mesmo porque, o isolamento social tende a perdurar ao longo do ano, uma vez que a campanha de vacinação acontecerá aos poucos.

Se você é um profissional do setor imobiliário, considere se atualizar nos métodos de marketing digital que outras pessoas usaram nas mídias sociais e sites de imóveis para ter sucesso nos seus negócios.

Expansão do mercado na construção civil

Na opinião do especialista em mercado imobiliário Fábio Tadeu Araújo, economista e sócio diretor da Brain Inteligência Estratégica, espera-se crescimento dos lançamentos imobiliários de 15% a 20% em relação ao ano passado. O setor programa novo volume recorde de lançamentos para 2021.

A expectativa do especialista está baseada no grande volume de lançamentos imobiliários, de novos prédios e casas que foram colocadas à venda nos últimos quatro meses de 2020. “O período teve recorde de vendas no mercado imobiliário, o que levou a um grande aumento da confiança dos empresários no setor”, diz.

O empresário do setor imobiliário Orlando Neto enumera os fatores que alavancaram o crescimento. “O que tem vendido principalmente é na planta ou construção. Esses imóveis a pessoa tem facilidade para pagar a entrada e depois vem o financiamento com juros baixos. Por isso temos melhora no mercado.” 

Um dos principais motivos para o crescimento nas vendas, foi a baixa histórica da taxa Selic, que segue em 2% e propiciou a queda dos juros nas linhas de financiamento imobiliário.

A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país, sejam as que os bancos cobram ao conceder empréstimos, sejam as que os investidores recebem em uma negociação financeira. Ela é a principal ferramenta que o Banco Central utiliza para controlar o volume de recursos em circulação. 

Isso significa que, quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a Selic é elevada. Com juros mais altos, fica mais caro tomar crédito – e não só para os consumidores, como também para as empresas e o próprio governo. Isso desestimula o consumo e ajuda a controlar os preços. 

A medida oposta é tomada em períodos em que a inflação está controlada ou abaixo da meta. Quando há espaço, a Selic diminui, o que estimula o consumo e ajuda a aquecer a economia (saiba mais sobre a taxa Selic clicando aqui).

Por esse motivo as construtoras brasileiras devem continuar a se beneficiar do crescimento da demanda por imóveis, tendo em mente o cenário de taxas juros em mínimas históricas, como a própria Selic, que aumentam o interesse dos consumidores.

Segundo o presidente da Abrainc, Luiz Antônio França, os lançamentos de imóveis residenciais devem aumentar logo no começo deste ano, seguindo o ritmo do último trimestre de 2020, principalmente nos segmentos de médio e alto padrão.

Ele avalia que as condições de financiamento imobiliário devem continuar estimulando o crescimento do setor, tanto em imóveis de médio e alto padrão como nos do segmento Casa Verde e Amarela, mesmo que a taxa de juros (Selic, hoje em 2%) suba a 3% ou 4%.

O que esperar e como investir?

Com tanta incerteza afetando nossos empregos, a economia e a vida cotidiana, pode parecer difícil planejar o futuro. Mas com as previsões de especialistas e padrões de mercado, sabemos que esperar por um mercado de vendas aquecido em 2021 pode ser um ótimo momento para investir em imóveis.

A taxa Selic, definida pelo Banco Central, que serve de parâmetro para a economia, saiu de 6,5% em agosto de 2019 para estabilizar-se em 2% ao ano. A queda nos juros das aplicações financeiras foi imediata, uma vez que as aplicações desvalorizaram e houve perda de investimento. 

Na outra ponta, os juros para obtenção de empréstimos baixaram sensivelmente. Economistas afirmam que a Selic não passará de 2,75% em 2021, o que continuará favorecendo a compra de imóveis.

Perceba que esta é uma ótima chance para você que pensa em comprar imóveis, seja para moradia ou investimento, enquanto ainda estamos nesse cenário de preços e condições mais acessíveis. 

Esse momento não durará para sempre, afinal a garantia que temos é para HOJE, amanhã tudo pode mudar e a tendência é não estarmos em condições tão favoráveis assim, visto que especialistas já apontam para um pequeno e gradual aumento da taxa Selic. 

Por último, embora 2020 tenha sido tumultuado, 2021 surge como sendo promissor. É importante ter em mente que o mercado imobiliário está levando nossa economia à recuperação e não devemos esperar por uma queda no ano que se inicia, muito pelo contrário. Portanto, aproveite as oportunidades se você estiver procurando por imóveis. O momento é agora!

O momento também é oportuno para os profissionais que buscam uma nova oportunidade após a pandemia. Ingressar no mercado imobiliário, ou mesmo ampliar seus negócios, é positivo para atender a grande demanda de compradores que surge. 

Nós da Rede UNE oferecemos um suporte incrível para promover com segurança a mudança que o cenário exige, possibilitando a construção de uma carreira de sucesso através do nosso investimento em formação, na metodologia que utilizamos e na forma de trabalho em rede

A Rede UNE tem um arrojado programa de formação profissional de consultores imobiliários. Baseado em nossa metodologia, proporcionamos uma intensa capacitação profissional e desenvolvimento contínuo.

Conte com a UNE

Agora que você já sabe que esse é o momento certo para investir com segurança e inteligência no setor imobiliário, é hora de buscar parcerias para fechar um excelente negócio. É por isso que estamos aqui: para ajudar você a encontrar as melhores oportunidades nesse que é um momento único na história. Não perca a chance de fazer um grande investimento!

A UNE conta com um time de especialistas em mercado que faz uma análise do seu perfil de consumidor, suas possibilidades de compra e lhe dão um panorama com as melhores opções disponíveis no momento, isso com base em informações específicas sobre o mercado imobiliário local.

A partir disso oferecemos uma metodologia exclusiva que visa compreender as necessidades e objetivos de nossos clientes, a fim de encontrar as melhores oportunidades de negócio para cada situação.

Aproveite a oportunidade de realizar um investimento seguro e altamente rentável que irá fazer parte do seu patrimônio – com condições facilitadas jamais vistas antes na história! Conte com a UNE para ter a certeza de estar fazendo as melhores aplicações. Entre em contato conosco agora mesmo!

 Aproveite e confira outros de nossos artigos para recapitular as tendências do mercado imobiliário de 2020 e explore nosso blog para saber mais sobre as dicas que demos para investimento em imóveis. 

Composição de renda para o financiamento imobiliário

Artigo anterior

Como utilizar espelhos na decoração

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Mercado Imobiliário