Consórcios

O que é um consórcio e quando ele é indicado

0

Se você é o tipo de pessoa que faz um planejamento para a compra dos seus bens, precisa conhecer o consórcio. Neste texto te contamos mais sobre.

O consórcio é basicamente uma compra planejada em grupo, onde pessoas com um interesse em comum – de comprar um mesmo bem – se unem, através da mediação de uma administradora.

Sobre contemplação: Ocorre por sorteio -todo mês é sorteado e alguma pessoa do grupo recebe o valor total- ou por lance que é uma maneira de acelerar a contemplação, na qual, o consorciado que antecipar o pagamento do maior número de parcelas, recebe o crédito total naquele mês

O período do consórcio é estipulado antes da contratação, ou seja, se o consórcio tiver como prazo total 5 anos, você estará ciente quando o contratar.

É importante que você se informe bem sobre cada detalhe relacionado à contratação de qualquer serviço e com o consórcio não é diferente. 

Situações em que o consórcio pode ser uma excelente opção. Continue com a leitura! 

Aquisição de um carro para o filho que ainda é pequeno

O consórcio possibilita fazer esse planejamento com tranquilidade e dando mais flexibilidade na hora da negociação. 

Quando falamos em compra planejada estamos falando justamente sobre uma situação como essa em que os pais planejam, por exemplo,  a faculdade ou a compra de um carro para seu filho que ainda é pequeno. 

Imagine que você contratou um consórcio quando seu filho ainda era pequeno, vislumbrando adquirir um carro para ele no futuro, como presente quando ingressar na faculdade, por exemplo.

Agora você tem o dinheiro em mãos para negociar o produto desejado, e o melhor, sem juros. Uma maravilha, não é?

Comprar um imóvel sem juros do financiamento

Se você planeja comprar um imóvel no futuro, o consórcio pode ser a melhor opção.

No consórcio você paga apenas uma taxa fixa para a administradora que é um valor consideravelmente baixo comparando com os juros de um financiamento. 

Por exemplo, enquanto os juros muitas vezes dobram o valor do financiamento fazendo com que você gaste o dobro do valor do bem, a taxa do consórcio não chega nem na metade do valor total.

Mais uma vez fixa-se a ideia de que você tem mais flexibilidade na hora da negociação, economia e autonomia. 

Renovação da frota de veículos

Sabemos que os automóveis, como todos os produtos, precisam de manutenção e depois de algum tempo, renovação.

Se você utiliza para trabalhar diariamente, sejam veículos da sua empresa que são essenciais no trabalho prestado ou até mesmo o seu próprio, este consórcio acaba sendo muito necessário.

O consórcio de renovação de frota de veículos nada mais é do que um investimento, pensando na economia e prevenindo de ter imprevistos lá na frente.

Funciona da mesma forma que com os outros consórcios, mas dessa vez direcionado para compra de veículos, lembrando que se você for o último a ser contemplado pode sacar o valor do crédito em mãos.

E se não for o último a ser contemplado?  

Bem, como todo consórcio, caso você seja contemplado no segundo mês, por exemplo, você só pode fazer a compra prevista apenas no início da contratação, mas vale lembrar que você tem opção de venda de carta que será explicado ainda neste texto.

Se você quiser sacar o valor e utilizar em outro produto, por que mudou os planos, você deve aguardar um período de 6 meses e quitar todas as parcelas restantes. 

Investir em novos maquinários agrícolas

Assim como no consórcio da renovação de veículos, o consórcio de maquinários agrícolas também é direcionado para renovação de veículos.

Sabemos que quanto mais novo o maquinário, mais tecnologia embutida, com isso facilita o trabalho e otimiza o tempo do trabalhador. 

É muito importante estar atento aos novos produtos do mercado, seja para analisar o que se encaixa melhor na sua condição ou para conseguir mais economia a longo prazo. 

Exemplo: 

  • No uso de diesel;
  • Aproveitamento da safra (já que quanto mais atualizados os veículos, melhor e mais tecnológica a função);
  • Na hora da compra à vista, você garante excelentes vantagens como a isenção de juros e poder de  negociação.

O consórcio de maquinários agrícolas acaba sendo uma opção de investimento inteligente, com isso percebemos que planejar a compra acaba trazendo inúmeras vantagens, não é mesmo?

Investimento: Venda de carta premiada

Como vimos ao longo do texto, o consórcio é uma ótima opção para quem planeja uma compra inteligente, mas ele também pode ser uma facilidade para quem deseja fazer um investimento.

Acontece que se você for contemplado no início do período contratado, há possibilidade de vender a sua carta. Abaixo cito um exemplo: 

Imagine que você contratou um consórcio no valor de R$30,000. Com a possibilidade de ser contemplado ao longo de 10 anos. Cada parcela será aproximadamente no valor de R$3,000. 

Pressupomos que sua contemplação ocorreu no primeiro mês e você não quer utilizar o saldo agora. Você pode vender sua carta de crédito por um valor que supere o que já pagou, geralmente é um investimento com uma margem de lucro vantajosa.

Como já foi explicado anteriormente, pode contratar um consórcio com a intenção de vender a carta de crédito e investir um valor em lances para conseguir a contemplação o quanto antes. 

Você sabia? 

A UNE dispõe de uma equipe especializada e disposta a te ajudar nessa busca. Entre em contato com um de nossos consultores especializados UNE e tire suas dúvidas!

Acesse também 5[+2] Vantagens de fazer um consórcio e saiba mais!

 

Qual marca você quer deixar no mundo?

Artigo anterior

Como escolher as plantas para decorar ambientes internos

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Consórcios