Mercado Imobiliário

O imóvel como moeda forte e a preservação do seu patrimônio

0

Enquanto a economia mundial apresenta incertezas e as maiores bolsas de valores estão em queda, o imóvel é uma moeda forte e apresenta segurança para o investidor: uma excelente estratégia para a preservação do patrimônio em tempos de crise.

Para ajudar você a entender melhor as vantagens de investir em imóveis e suas garantias, reunimos neste texto algumas informações relevantes sobre as principais modalidades de investimento existentes no Brasil, para que possamos fazer juntos esta comparação. Vamos lá?

Bolsa de Valores na crise: o imprevisível acontece, e o prejuízo pode ser gigante

Investir em ações na bolsa de valores é o que se chama de Renda Variável no mercado financeiro. É preciso levar em conta diversos fatores que podem influenciar no valor do ativo que você investiu e as tendências do cenário econômico nacional, e até mundial.

Logo, podemos dizer que o risco é a probabilidade de você perder dinheiro com os seus investimentos – e isto provavelmente vai acontecer. Não é a toa que a Renda Variável fica a cargo de investidores mais agressivos, experientes e conhecedores da economia

Isso porque o risco está totalmente relacionado a volatilidade de determinado ativo: o que nada mais é do que a frequência e a intensidade em que oscilam os preços de um ativo. Quanto mais alto esse valor, maior é o risco.

Risco também pode ser definido como a probabilidade de alguma incerteza ou variável não calculada impactar o desempenho do seu investimento. Portanto, está diretamente ligado à previsibilidade de retorno (ou não) dessa aplicação.

Lembrando que é impossível contar com previsões exatas sobre qualquer ativo, afinal, o mercado financeiro está sempre sujeito a fatores externos que exercem maior ou menor influência nos ativos

Um exemplo claro disso é a crise da pandemia COVID-19, que derrubou todas as projeções realizadas pelos especialistas para o os últimos meses e acarretou em grandes quedas nas maiores bolsas de valores do mundo todo, e investidores perderam muito dinheiro

Você pode entender mais sobre a crise que tem afetado o mercado financeiro nas maiores potências econômicas mundiais, leia também o texto Por que investidores estão trocando seus ativos na bolsa de valores por imóveis.

Renda fixa e o rendimento mais baixo da história no Brasil

Já no investimento em renda fixa, você aplica seu dinheiro em uma modalidade de ativos que possuem rentabilidade previsível. Isso significa que você estará aplicando seus recursos em produtos financeiros e os rendimentos serão fixos. Desse modo, saberá aproximadamente quanto seu investimento irá render. 

Os investimentos de renda fixa funcionam como um empréstimo do seu dinheiro para o emissor, direcionado ao financiamento de projetos, pagamentos de dívidas ou desenvolvimento de áreas específicas, como o agronegócio ou setor imobiliário, por exemplo. Em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, definida no momento da compra

A principal referência nesta categoria de investimentos é o Certificado de Depósito Interbancário – CDI. Ele é um título de emissão feito por bancos, que emprestam dinheiro entre si para garantir o fechamento do dia com saldo positivo em caixa, obedecendo uma regra do Banco Central. 

O rendimento do CDI se dá pela taxa média praticada nesses empréstimos entre bancos que acompanha de perto a taxa Selictaxa básica de juros do país, que é determinada pelo Banco Central e pode sofrer interferências de medidas públicas para o fomento da economia, principalmente em meio a crises.

No último ano, em 2019, a taxa Selic chegou ao valor percentual mais baixo da sua história, e os economistas não descartam novas quedas em virtude da atual crise econômica que se alastra no país devido a pandemia do coronavírus

Com isso, os investimentos em renda fixa no Brasil, que já estavam caindo, não possuem boas perspectivas por enquanto. Por sua vez, investidores estão se vendo obrigados a buscar outras alternativas na busca de uma rentabilidade mais interessante.

Por que investir em imóveis irá multiplicar e preservar seu patrimônio

Já vimos que investir na bolsa de valores, por exemplo, pode gerar grandes rendimentos, porém é extremamente arriscado pois está sujeito a fatores externos e que tomam grandes proporções de maneira rápida e incontrolável. Enquanto o investimento em Renda Fixa se apresenta como uma alternativa mais segura, porém sem rendimentos interessantes no cenário econômico brasileiro atual

Agora, vamos ajudar você a compreender que o investimento em imóveis é altamente seguro e pode ser altamente rentável a partir de uma estratégia inteligente, principalmente em meio a crise

Comprar um imóvel é a garantia de que você não vai perder o dinheiro investido, e ainda possui excelentes oportunidades de ganhos de acordo com a valorização – tanto com a revenda como com o aluguel do imóvel.

Neste segmento a solidez é uma das características mais marcantes, e possibilita a construção de um patrimônio consistente, que servirá como uma garantia diante de qualquer situação na economia

E se você souber como fazer uma boa compra pode conquistar uma alta liquidez, que consiste na possibilidade do investidor em transformar o seu ativo em dinheiro sem que ocorra uma perda significativa do seu valor. Ou seja, em quanto tempo você consegue revender o seu imóvel e fazer dinheiro com ele.

Saiba aproveitar as oportunidades do mercado

Agora é um momento espetacular para a compra de imóveis: os preços caíram em função dos anos de baixa do mercado em conjunto com a queda histórica da taxa Selic. Além disso, o mercado imobiliário iniciou sua retomada em 2019 e apresenta muitas oportunidades comerciais com o lançamento de empreendimentos em diferentes regiões do Brasil.

E a melhor forma de rentabilizar o seu dinheiro com a compra de imóveis é comprando em um momento de baixa no mercado para vender em um momento mais oportuno, ou seja, quando os preços estiverem em alta – esta é a grande jogada que fará com que você garanta uma margem de lucro bastante atraente. E quem investir agora terá um ótimo rendimento a médio prazo.

Outra possibilidade ainda é que, devido ao momento de crise, muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras, o que ocasionará boas oportunidades de negócio para você que possui o capital e pretende investi-lo. Neste cenário, é mais comum encontrar imóveis com o valor abaixo da sua avaliação de mercado.

Desse modo, você poderá encontrar um negócio com alta rentabilidade e liquidez, podendo revender o imóvel em um curto espaço de tempo pelo valor justo de mercado, ou então, se preferir, aguardar uma valorização maior e lucrar ainda mais.

Conte com a ajuda do seu consultor imobiliário UNE 

Além de ter acesso a oportunidades exclusivas, somos especialistas em negociações imobiliárias e possuímos expertise para auxiliar você a pensar na melhor estratégia de compra visando a maior lucratividade viável para o seu investimento.

Quer investir com inteligência e a segurança de que estará fazendo as melhores escolhas possíveis? Entre em contato agora mesmo com a UNE mais perto de você e conte com a ajuda de nossos consultores de negócios imobiliários.

 

Como aproveitar o tempo com as crianças na quarentena

Artigo anterior

Caixa aplica medidas para redução de impactos da crise do coronavírus no mercado imobiliário

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Mercado Imobiliário