Dicas de CompraFinanciamento de ImóveisImóveis na PlantaImóveis NovosImóveis UsadosMinha Casa Minha Vida

Investimentos para jovens: como organizar o seu dinheiro para a compra do 1º apê

0

Sair da casa dos pais é um dos primeiros grandes passos da vida adulta de um jovem, significa conquistar a liberdade e a autonomia tão desejadas, e pode ser também o início da construção de um patrimônio em busca da estabilidade financeira.

Uma boa estratégia a se considerar é a compra do primeiro imóvel, um sonho de grande parte dos brasileiros mas que muitas pessoas acabam tendo dificuldades em realizar. Isso porque exige um ótimo planejamento financeiro.

Aqui no Brasil infelizmente não há uma cultura de educação financeira para os jovens, o que normalmente implica em diversas dificuldades de lidar com o próprio dinheiro, podendo gerar endividamentos, principalmente para aqueles que estão recém ingressando no mercado de trabalho.

Pensando nisso, queremos te ajudar a entender melhor quais atitudes são necessárias para realizar o sonho de adquirir o seu primeiro imóvel ainda na juventude, pois isso pode ser possível a partir de um planejamento inteligente. Acompanhe o texto.

Entenda o que é um planejamento financeiro e quais as suas vantagens

O planejamento financeiro pessoal é um processo de organização que nos permite compreender como nós utilizamos o nosso próprio dinheiro. Assim, conseguimos ter uma visão clara da nossa real situação financeira, identificando hábitos ruins que precisam ser corrigidos e viabilizando projeções futuras.

Quando desenvolvemos a habilidade de gerenciar nossas finanças, conseguimos estabelecer uma relação inteligente com o dinheiro, construir bons hábitos de consumo e realizar investimentos de maneira consciente, possibilitando conquistas de metas pessoais e objetivos de vida.

Com certeza você tem alguns sonhos que deseja conquistar ao longo da sua vida, e para isso você vai precisar desenvolver um bom gerenciamento das seus ganhos e despesas. E quanto mais cedo você começar a colocar energia nisso, mais rápido virão os resultados.

Para realizar a compra do seu primeiro imóvel não seria diferente, então vamos te ajudar a entender como obter sucesso no seu planejamento para realizar esse sonho.

Aprenda a gerenciar e otimizar o seu orçamento

O primeiro passo para fazer isso de maneira eficaz é ter o controle de entradas e saídas no mês, ou seja: saber quanto e com o que exatamente você está gastando e o quanto você recebe, para administrar essa relação da melhor maneira possível.

Isso pode parecer uma tarefa simples de se fazer, e realmente é, pois basta guardar os recibos dos gastos, acompanhar os extratos bancários e manter um registro atualizado das suas movimentações.

Neste processo, você precisa ter bastante disciplina em atualizar esse registro diariamente para que ele funcione realmente. Ao tornar esse controle parte da sua rotina, você irá ter o total domínio sobre o seu dinheiro, evitando surpresas desagradáveis (como a conta no vermelho antes do final do mês).

Uma boa dica é fazer anotações diárias – você pode usar um aplicativo de notas no celular para facilitar – e manter uma planilha com os gastos mensais, assim você pode ir comparando mês a mês os resultados.

Com essas informações em mãos, você pode avaliar quais os gastos que podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados, otimizando o seu gerenciamento financeiro. Assim, vai ficar mais fácil de seguir os próximos passos que vamos descrever abaixo.

Tenha sempre um valor reservado para emergências e outro para investimentos

Educar-se para poupar dinheiro pode não ser uma tarefa fácil, mas é totalmente possível e necessário para realizar seus projetos, basta ter isso em mente e manter o foco no seu planejamento.

Comece com pequenas ações: troque o restaurante pela marmita no trabalho ao meio dia, quando precisar percorrer pequenas distâncias procure fazer isso a pé, troque o carro pela bicicleta sempre que puder, deixe para ir ao cinema em dias de promoções, etc. Você verá os resultados positivos no seu orçamento no final do mês!

É importante ter uma quantia em reserva para possíveis emergências, mas também juntar um valor para realizar investimentos e fazer com que o seu dinheiro se multiplique. Existem várias opções de investimentos disponíveis no mercado, faça uma pesquisa para entender melhor cada uma e aposte no que for melhor para você.

Com essas medidas, fica mais fácil na hora de negociar o seu imóvel. Se você reunir uma boa quantia e realizar o pagamento à vista, conseguirá bons descontos, o que é uma grande vantagem. Caso ainda seja uma quantia muito alta, junte o que você conseguir para dedicar à entrada e diminuir o valor das parcelas do financiamento, por exemplo.

Informe-se sobre as instituições financeiras e linhas de crédito

Antes de optar por uma forma de pagamento, é melhor que você esteja ciente de qual a melhor opção no seu caso. Se for preciso optar por um parcelamento, é essencial escolher uma boa financeira.

Pesquise os valores de juros, sobre a idoneidade da empresa e agende uma conversa para entender melhor como funciona o processo. Uma boa dica aqui é buscar referências com pessoas conhecidas e também acompanhar o que é dito em mídias sociais e sites como o reclameaqui.com.br.

Conte também com a ajuda de um corretor de imóveis para lhe auxiliar nessa escolha, pois ele já terá uma base de experiências para orientar você sobre quais as melhores opções disponíveis no mercado, o que com certeza será de grande ajuda.

Conclusão

Agora você já conhece as principais medidas que precisa tomar para realizar um bom planejamento financeiro a fim de adquirir o seu primeiro apê. Com papel e caneta na mão, comece a estruturar o seu.

Tenha em mente metas bem definidas e alcançáveis, mantendo o foco no objetivo final para permanecer motivado ao longo dessa jornada. Você verá o quanto é recompensador atingir seus objetivos!

6 [+2] motivos para sair do aluguel e ter a sua casa própria

Artigo anterior

Recém casou? Veja 4 dicas para escolher a casa certa

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra