Dicas de Compra

Investimento imobiliário: conheça as 4 fases em que você pode adquirir um imóvel e suas diferenças

0

Seja para morar, alugar ou revender, este é o momento certo para comprar um imóvel: o mercado imobiliário está apresentando excelentes oportunidades, principalmente para quem quer investir agora e lucrar mais a frente (você pode saber mais sobre isso clicando aqui).

O mercado está aquecido, e as construtoras investindo em lançamentos imobiliários em todo o país. Portanto, para investir com estratégia e aproveitar ao máximo essas oportunidades, você precisa compreender a diferença entre as 4 fases de vendas de imóveis.

Por isso, preparamos para você este conteúdo que irá lhe ajudar a compreender as diferenças entre investir nas fases de pré lançamento, lançamento, em construção ou pronto para morar. Siga a leitura e entenda melhor!

Pré lançamento

Esta é a primeira fase em que acontecem as vendas, normalmente 60 dias antes do lançamento. Porém, nesse momento as vendas acontecem de uma forma bastante discreta, pois a construtora ainda não possui a documentação necessária para iniciar a divulgação do imóvel.

Logo, apenas algumas imobiliárias, como a UNE, que já possuem um relacionamento de confiança com a construtora são contatadas. Assim, seus clientes terão muitas vantagens na hora da compra, tendo em vista que é neste momento que ocorrem as melhores ofertas e há um maior poder de escolha, afinal a maioria das unidades estará disponível.

Ainda não há um valor final determinado pelo imóvel, então a negociação acontece baseada em valores de referência. E não havendo ainda a documentação, não é necessário assumir nenhum compromisso com a construtora, ou seja, é feita apenas uma reserva até o lançamento, quando você poderá efetivar a compra ou desfazer sua reserva sem nenhum prejuízo.

Lançamento

A segunda fase é a do lançamento do imóvel para o mercado e se estende no período de 6 meses, até o início da construção. Aqui, a construtora já adquiriu os documentos, alvarás e o Registro de Incorporação para iniciar a construção do projeto, podendo divulgar as vendas publicamente.

Este ainda é um excelente momento para realizar a compra, aproveitando a possibilidade de negociações bastante flexíveis, com a isenção de juros no pagamento até o final da construção. Há somente a correção monetária, calculada pelo Índice Nacional de Custo da Construção – INCC. 

Uma das maiores vantagens aqui é a possibilidade de parcelamento direto com a construtora, sem acréscimo de juros e pelo máximo período de tempo – ao longo de todo o período de construção, sem a necessidade de entrada

Se a sua intenção é puramente investir no imóvel para revendê-lo quando estiver pronto, o capital necessário será em torno de 30% do valor do imóvel, contando com uma valorização sobre 100% do preço do mesmo.

Em construção

Em seguida, ao término do lançamento, inicia a construção do imóvel, que leva em média 3 anos para a sua conclusão, com uma margem legal de até 6 meses para atrasos na entrega.

Nesta fase, você ainda vai comprar na planta e também pode parcelar direto com a construtora com as mesmas vantagens do período de lançamento, porém com um tempo reduzido, variando de acordo com o andamento da obra no momento em que você fechar negócio.

E é nesse momento que algumas construtoras apresentam para os compradores algumas possibilidades para a personalização da planta dos apartamentos. Você pode escolher entre acabamentos como pisos e azulejos, e até decidir sobre remover alguma parede, abrindo um quarto para ampliar a sala de estar, por exemplo.

Você também pode visitar o canteiro de obras e acompanhar o andamento, observando os cuidados com os prazos e outros detalhes como a segurança dos trabalhadores, por exemplo, que pode representar a seriedade da construtora responsável pelo empreendimento.

Pronto para morar

Após o término da construção, o imóvel já está pronto para morar e chega a hora da entrega das chaves para quem comprou nas fases anteriores. Possivelmente nem todas as unidades serão vendidas e será ofertado um estoque de imóveis novos para o mercado.

Nesta fase, as vantagens comerciais não serão tão grandes como nas anteriores, mas de qualquer forma o imóvel tende a valorizar com o passar do tempo e você ainda poderá revendê-lo com alguma margem de lucro, principalmente se ele não for ocupado nesse meio tempo.

Um fator que muitas vezes pode ser decisivo para possíveis compradores será a visitação a uma unidade decorada. Esta é uma experiência que permite aos interessados visualizarem como seria viver naquele ambiente, com mais cara de casa mesmo. Sem falar que não haverá riscos de maiores atrasos na entrega, pois o imóvel já estará pronto.

E caso você precise contar com um financiamento, é neste momento em que o parcelamento com a construtora encerra e será preciso recorrer a um banco ou instituição financeira da sua preferência para concluir o pagamento.

Conte com a UNE para investir com inteligência e segurança

Como você pôde ver até aqui, existem grandes diferenças entre as quatro fases de um empreendimento na hora de investir. Estar atento ao mercado e construir um relacionamento próximo com a sua imobiliária de confiança pode fazer toda a diferença para que você receba as melhores ofertas do mercado.

A UNE, por exemplo, possui um relacionamento sólido com grandes construtoras e pode oferecer a você ótimas vantagens na hora de investir em um novo imóvel. Além de ter acesso a oportunidades exclusivas, possuímos expertise para auxiliar você a pensar na melhor estratégia de compra para a sua realidade. Leia também sobre como nos tornamos referência em lançamentos imobiliários e saiba mais.

Quer investir com inteligência e a segurança de que estará fazendo as melhores escolhas possíveis? Entre em contato agora mesmo com a UNE mais perto de você e conte com a ajuda de nossos consultores especializados.

Como nos tornamos referência em lançamentos imobiliários

Artigo anterior

Bebê chegando? Saiba como escolher o imóvel certo para recebê-lo

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra