Dicas de VendaGeralReforma

Home Staging para investidores: por que fazer?

0

Se você pretende vender ou alugar um imóvel rapidamente e pelo melhor valor possível, o conceito de Home Staging para investidores pode ser a resposta. Mas você sabe o que significa esse termo?

Home Staging é uma técnica de marketing imobiliário que consiste em organizar um imóvel, de forma que possibilite que os interessados o vejam de uma melhor maneira e pode ajudar a ilustrar o que uma propriedade tem a oferecer, sem a necessidade de uma reforma completa. Normalmente essa ilustração acontece por meio de fotos e vídeos que serão expostos quando da publicação do imóvel para venda.

Em um setor em que causar uma ótima primeira impressão pode fazer toda a diferença, é fácil ver como a preparação do imóvel se tornou uma parte integrante do processo de negociação.

Essa preparação, que também pode ser entendida como o próprio home staging,é uma encenação (stage/staging) dos ambientes de um imóvel, seja porque ele ainda está habitado, seja porque você decidiu criar uma atmosfera que permita que o mesmo seja mais atrativo aos olhos dos compradores.

Os compradores são incentivados (e com razão) a se concentrar mais na estrutura de uma propriedade do que na estética do seu interior. Atrair a atenção para essa estética pode ser algo difícil de se fazer quando desordem, móveis desatualizados e muitos objetos pessoais presos aos atuais proprietários estão em exibição nas fotos publicadas para a venda, ou quando expostos durante as visitações.

Como investidor, você tem muito a ganhar se tornar mais fácil para o comprador ver o verdadeiro potencial de um espaço. E para fazer isso você vai precisar encenar, decorando e organizando os ambientes, permitindo que os clientes tenham uma boa noção das potencialidades do imóvel.

Nesse artigo nós mostraremos como e porque essa técnica americana, nascida nos anos 70 e difundida pelo mundo a partir de 90, é uma excelente aliada para você ter sucesso nos seus negócios. Prossiga a leitura e vamos lá!

Home staging: formas e porquês de utilizar a técnica

Vender uma casa encenada pode ser mais fácil porque você pode definir o campo de visão para o que os compradores vejam. Eles entram e veem a mobília confortável, a decoração bonita e a simplicidade geral, e sentem que podem sentar e relaxar em casa. Quanto mais eles conseguirem se ver na casa, maior será a probabilidade de negociá-la.

Mesmo que você não tenha dinheiro suficiente para uma encenação completa, sempre há coisas que você pode fazer por conta própria para tornar seu imóvel mais atraente para os compradores. Vamos mostrar como. Acompanhe as dicas que preparamos para você a seguir!

Preparando uma casa para atrair olhares
A ideia de home staging consiste em saber como apresentar sua propriedade da melhor maneira possível. E não é difícil entender como fazer esse preparo. Veja:

  • Organizando os móveis para obter o máximo do imóvel
  • Escolhendo objetos de arte, tecidos e mantas para criar um ambiente agradável
  • Fazendo tratamentos nas janelas e na decoração
  • Colocando prateleiras e empilhando livros para chamar a atenção de interessados

Para um perfeito staging existem acessórios que podem fazer toda a diferença. Tapetes, espelhos, molduras, velas, lâmpadas, almofadas, travesseiros, mesas e cadeiras, cestas e o que mais sua imaginação recomendar podem criar a atmosfera perfeita para um ambiente atrativo.

Os compradores sabem o que querem
Antes mesmo de começar a pesquisa, os negociadores sabem o que desejam em uma casa ideal. Então, organizar um imóvel torna mais fácil para esses negociadores reconhecerem quando esse imóvel atende às suas expectativas.

Dar pouca, ou nenhuma, atenção a esse detalhe pode significar o não fechamento de um negócio, uma vez que o interessado não conseguiu visualizar o espaço e se imaginar nele – e nem o que esse lugar pode se tornar – em relação ao que lhe foi mostrado.

O home staging se concentra no potencial, não no presente
Projetar e morar em uma casa é algo inatamente pessoal, e há muitas variações em termos de estilo e gosto. Mas é o cliente, e não o vendedor, a quem a casa tem mais apelo enquanto está no mercado.

A reformulação dos ambientes de um imóvel torna mais fácil para o comprador visualizar a propriedade como uma futura casa. Além disso, a encenação tem potencial para tornar os clientes mais propensos a ir a uma visita ao imóvel que viram listado online.

Considerando que metade da batalha para vender um imóvel consiste apenas em atrair os compradores, faz sentido que a preparação seja de grande ajuda. Porque, embora você não possa prever qual é o gosto de todos, você pode preparar o ambiente para que tenha um apelo muito mais amplo e mais provável de ser atraente para os clientes.

O home staging prioriza espaços-chave
Nem todos os cômodos de um imóvel são iguais, no que diz respeito à importância da encenação. Os clientes procuram observar mais uma sala de estar do que banheiros e quartos, por exemplo.

Esta é uma boa notícia para os proprietários, que podem ter recursos limitados para investir em um home staging. Saber quais ambientes são importantes (de modo geral são, na ordem: a sala de estar, quartos principais, a cozinha e o banheiro) permite que os vendedores priorizem áreas específicas ao produzir o staging para causar maior impacto com o mínimo de gasto, ao mesmo tempo que evita desperdiçar tempo, energia e dinheiro nos cômodos que não fazem muita diferença no processo.

Home staging pode aumentar o valor de uma casa
Seguramente, o investimento no visual de um imóvel atrai muito mais olhares para ele. E não precisa, necessariamente, ser uma grande obra ou reforma. Pequenos cuidados antes de tirar as fotos para o antes e depois dos ambientes que irão para publicação, já podem garantir um bom e expressivo número de compradores.

Sem nada a perder e, possivelmente, muito a ganhar, é lógico que vale a pena o esforço de encenar para fotografar. Essa tática é, provavelmente, ainda mais verdadeira para casas com decoração exclusiva ou altamente específica.

O home staging pode diminuir o tempo de permanência de um imóvel no mercado
Nenhum vendedor quer se ver esperando em uma lista. Quanto mais tempo um imóvel permanece no mercado, mais difícil pode ser vendê-lo, o que significa que há muito incentivo para que seu negócio aconteça no menor tempo possível.

Por que imóveis exibidos em home staging tendem a vender mais rápido? Basicamente se resume aos pontos listados acima: a encenação ajuda os compradores a avaliar se eles podem se ver na propriedade e qual é o potencial de espaço no local. E pode ser muito mais produtivo do que esperar que eles mesmos façam o pesado levantamento mental de como pode ser.

Tarefas recomendadas

Já cobrimos as melhores dicas para o home staging de um imóvel, mas aqui está uma rápida visão geral das tarefas relacionadas à preparação nas quais os vendedores devem se concentrar, principalmente no caso de o imóvel disponível para negociação ainda estiver habitado.:

  • Desordem. Há muito a ganhar com a organização. Livrar-se da desordem é um método eficaz ao se negociar imóveis, uma vez que abre espaço e faz com que pareça maior e mais atraente. Quando estiver se preparando para vender, empacote tudo o que você não precisa no dia a dia (incluindo itens sazonais, papéis e a maior parte da decoração da casa) e guarde tudo para sua próxima casa.

 

  • Despersonalize. Pode ser difícil para um comprador se imaginar em uma casa se for confrontado com fotos reais dos atuais proprietários. O objetivo é criar uma tela em branco e, para isso, você precisa guardar fotos de família e quaisquer outros itens abertamente pessoais – incluindo coisas como sua escova de dentes na bancada do banheiro.

 

  • Limpeza profunda. A mesma limpeza profunda que você faz ao se mudar para uma nova casa, também deve ser feita antes de listar sua casa no mercado. A limpeza é essencial para o preparo, pois caminha lado a lado com o objetivo de causar uma primeira impressão positiva. E se você não tem tempo para fazer isso, contrate um serviço de limpeza profissional – valerá a pena.

 

  • Pequenos reparos. Grandes reparos podem ser feitos em negociações pós-inspeção, mas pequenos reparos – pense em retoques de pintura e um pouco de massa corrida e troca de rodapés – devem ser feitos durante o processo de home staging. Essas pequenas correções são rápidas e baratas de fazer e podem ser grandes atrativos para os clientes.

 

  • Em caso de dúvida, seja neutro. As quatro tarefas acima são muito úteis na maioria dos imóveis à venda. Mas se ele for pintado com cores vivas ou se você tiver um gosto de decoração muito distinto, então pode valer a pena dar um passo adiante no home staging, neutralizando o espaço para os compradores. Despeça-se de cores muito vivas pintando as paredes em branco, cinza ou outro tom neutro padrão e considere trocar o piso caso ele seja muito peculiar.

Como saber o quanto o home staging é necessário?

Quanto (ou quão pouco) um imóvel exige para encenar depende muito do estado atual dele e do mercado em que está inserido.

No mercado de um vendedor, por exemplo, pode haver mais liberdade em termos de apelo aos compradores, com menos pressão sobre a necessidade de encenação adequada. No entanto, no mercado de um outro negociante, em que os compradores são mais competitivos, o preparo se torna ainda mais crucial, uma vez que você precisa de qualquer vantagem que possa obter para ganhar destaque e assim atrair a atenção para o seu imóvel.

Por isso, nós sempre indicamos o trabalho dos nossos consultores de imóveis. Temos uma equipe treinada e preparada para determinar se o home staging é decisivo para o seu negócio e em que grau. Se isso significa uma venda mais tranquila e de sucesso, vale a pena assumir a tarefa.

Entre em contato com a Rede UNE mais próxima e garanta bons negócios!

15 Dicas para acertar na decoração do quarto de casal

Artigo anterior

Casa Inteligente: a Internet das coisas transformando lares

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Venda