Casa e DecorDecoraçãoGeral

E quando o seu lar é também seu Home Office? Como preparar o seu ambiente de trabalho em casa

0

A frase “Não levo trabalho para casa!”, definitivamente, ficou no passado. É inegável que o Home Office (do inglês escritório em casa) veio para ficar. Trabalhar direto de casa, mais do que uma opção, virou necessidade por conta da pandemia que atingiu 2020 em cheio.

Tendo o essencial, que são Internet e um computador, essa tendência global, também chamada de trabalho remoto ou à distância, ganha contornos de imprescindível. 

Essa foi a estratégia adotada por 46% das empresas brasileiras durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, estudo esse elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Ainda de acordo com a equipe da pesquisa, entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Um terço do total das empresas (33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho em casa apenas em alguns dias da semana.

Mas será mesmo que essa é uma boa escolha? Segue a leitura e entenda porque esse método tende a ficar, mesmo após o fim da pandemia.

Entendendo o Home Office

Entendendo o home office

“Trabalho em casa”, o termo home office se popularizou no Brasil. E não só por conta do estrangeirismo, mas, principalmente, porque o isolamento, devido à pandemia, viralizou uma prática que sempre esteve presente no Brasil e no mundo. E não é sobre sentar no sofá ou na cama com um notebook no colo. Essa atividade também pode se dar em espaços compartilhados, os chamados coworking, em cafés, aeroportos, bibliotecas…

Aqui nós trataremos exclusivamente do trabalho em casa. Para exercê-lo é preciso disciplina e espaço adequado para se ter um bom rendimento nas horas em que você se dispõe a trabalhar no lar.

Mas como você pode organizar isso? Para responder a esse pergunta precisamos entender como o trabalho à distância funciona. Vamos lá?  

Vantagens e desvantagens de se trabalhar em casa

Primeiro de tudo é preciso entender os pontos fortes e os fracos dessa atividade. O SEBRAE elencou diversos pontos positivos e negativos sobre o trabalho em casa e aqui nós selecionamos alguns deles, para que você entenda o funcionamento dessa prática e possa escolher a melhor forma de adaptação na sua casa. Acompanhe: 

vantagens e desvantagens do home office

Agora que você já sabe que “nem tudo são flores”, como você pode criar o espaço ideal para seu escritório em casa? Prossiga a leitura que a gente tem umas dicas super importantes que vão te ajudar a estruturar um escritório em casa.

Deixando o Home Office funcional e estruturado

como não deve ser

Home office não funcional

Home office funcional

Como já dissemos, trabalhar em casa requer disciplina e adequação de um espaço para a realização das atividades. Sem dar a devida importância a esses dois aspectos fundamentais para o trabalho em casa, é provável que você não atinja os resultados esperados. Por isso, siga essas dicas que preparamos para que você tenha sucesso ao trabalhar em casa: 

Separe uma área em casa

Ter um espaço reservado exclusivamente para o trabalho é essencial, mesmo que seja um espaço pequeno ou compartilhado. Utilize biombos, portas de correr, cortinas, o que for necessário para que seu cérebro acostume-se com a ideia de que aquele espaço é um local de trabalho.

Dê preferência à luz natural

Prefira posicionar-se perto de janelas, especialmente as que têm entrada de sol. Se for necessário, utilize cortinas para controlar a intensidade da luz e calor.

Escolha a luz branca

Para o trabalho noturno, a luz branca é a mais recomendada. Centralize-a de forma que não faça sombra na área em que você estiver trabalhando. Deixe a luz amarela para os momentos de relaxamento e de leitura.

Opte por uma cadeira confortável 

Não faça economias na hora de escolher a sua cadeira! Esse é um investimento de longo prazo por tratar-se de um elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho em casa. E isso não só por uma questão de conforto, mas, sobretudo, de saúde. Cuide bem da sua coluna!

Posicione o Computador

Seja ele desktop ou laptop, mantenha a tela na altura dos olhos. Utilize suportes destinados para esse fim ou mesmo pilha de livros na horizontal.

Organize o espaço

Por mais organizada que seja a sua bagunça, mantenha o local ordenado de forma que você encontre rapidamente o que precisar. Opte por utilizar mesa adequada, estantes, nichos, prateleiras, caixas e gavetas organizadoras, para que você não perca nem tempo procurando coisas, nem foco. Não perca nada de vista!

Anote tudo

Por falar em foco, é muito fácil perdê-lo trabalhando em casa. Por isso deixe em campo bem visível as atividades que você precisa realizar no dia ou na semana. Utilize quadro branco, mural, parede preta para riscar com giz, post-its… o que for necessário e estiver ao seu alcance para não perder ou esquecer compromissos e metas.

Escolha cores

Seja na mobília ou nas paredes, escolha cores que tragam inspiração ao projeto que você está disposto a desenvolver. Cores mais claras, por exemplo, tendem a ajudar na concentração; as neutras auxiliam na iluminação; enquanto as mais escuras cansam com mais facilidade. Faça pesquisas junto a profissionais sobre as melhores cores para o desenvolvimento do seu projeto de acordo com os seus objetivos.  

Além dessas dicas, é importante investir em exercícios de alongamento, materiais de escritório que facilitem a sua vida, música ambiente que auxilie na concentração, fones de ouvido (para evitar ruídos externos e para quem gosta de trabalhar ouvindo música) com microfone (vídeo-chamadas também estão em alta!), manter água, café, chá, sucos, por perto para não perder o foco.

Não perca também a sequência de sugestões que temos para você, logo abaixo, sobre como se preparar para a rotina de trabalhar em casa.

Organize a rotina e estabeleça regras

Organize a rotina

Depois de saber os prós e contras do trabalho remoto e de receber dicas valiosas de como deixar o espaço de trabalho em casa estruturado, tão importante quanto é saber como você precisa se organizar para o trabalho. Veja as dicas que separamos para não errar na hora do expediente em casa:

Vista-se!

Pode parecer que não, mas vestir-se adequadamente para o trabalho em casa tem influência direta no seu comportamento. Então, por mais tentador que seja, nada de pijama e pantufas!

Delimite e respeite a linha tênue entre o trabalho e a vida pessoal

Se você não é uma pessoa que mora sozinha, converse com as pessoas que moram com você para que as mesmas participem da atividade de trabalhar em casa, de forma que auxiliem você nesse processo. Já se você é sua única companhia, seja cauteloso com suas regras, atividades e horários.

Evite barulhos

O silêncio é fundamental para o seu melhor desempenho. Isso inclui as distrações e interferências. Além de escolher adequadamente o local em que você vai montar seu home office, é importante que você se desligue e desconecte de qualquer ferramenta ou situação de interação que não seja o trabalho. Redes sociais, por exemplo, são uma tentação. Fuja delas durante o expediente de trabalho em casa!

Cumpra seus horários

É importante criar uma rotina de trabalho. Com início e fim, incluindo horários de intervalo. Isso ajudará você a não perder e nem ultrapassar os limites entre vida pessoal e profissional. Aproveite para incluir atividades físicas na sua rotina, principalmente de alongamento.

Planeje-se!

É importante estabelecer metas e prazos. Trace objetivos e deixe tudo à vista em calendário ou planners. E respeite seus limites e suas datas para não se sobrecarregar de trabalho e acabar estressado.

Esse pequeno guia que montamos para você é uma sugestão de como fazer da atividade  em Home Office uma prática mais funcional e que de fato traga mais benefícios do que prejuízos.

A UNE é uma excelente escolha caso você tenha percebido que a sua casa não comporta suas novas necessidades e precisa mudar. Aqui você encontra um time de especialistas que podem te ajudar na hora de selecionar um novo imóvel. 

Aqui visamos prestar um serviço humanizado de segurança, agilidade e qualidade com foco no que você precisa. Para isso você pode contar com uma equipe de profissionais que está preparada para te ouvir e orientar acerca da melhor escolha. 

Se você deseja mudar, conte com a gente. Entre em contato com a UNE mais próxima, clique aqui para saber onde estamos e dê o primeiro passo. 

Perfil Comercial e Comportamental II

Artigo anterior

Qualifica Perfil Comercial e Comportamental III

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor