É fato que hoje em dia há uma grande preocupação com os efeitos da emissão de gás carbônico, com a liberação do efeito estufa e com o aquecimento global, que constituem-se uma grande ameaça a todos os seres humanos e sua saúde.
Por outro lado, é cada vez mais evidente as soluções para resolver, ou amenizar, esse problema. Casas ecológicas ou sustentáveis surgem como opção viável.
Trata-se de uma casa que é eficiente em termos energéticos por si só, ambientalmente saudável, respeitadora do ambiente natural, confortável para a vida familiar, ou seja, deve ser projetada de forma sustentável, construída com materiais verdes ou reciclados, devendo utilizar fontes alternativas de energia.
Em um contexto amplo, a arquitetura sustentável busca minimizar o impacto ambiental negativo dos edifícios, aumentando a eficiência e moderação no uso de materiais, energia e espaço de desenvolvimento.
Mais simplesmente, a ideia de sustentabilidade, ou design ecológico, é garantir que nossas ações e decisões hoje não inibam as oportunidades das gerações futuras. Esse termo pode ser usado para descrever uma abordagem energética e ecologicamente consciente do design do ambiente construído.
Muitos empreendimentos imobiliários buscam garantir esse design ecologicamente bem construído e há várias opções de construção para um modelo sustentável. Nesse artigo nós queremos apresentar para você opções de sustentabilidade para você utilizar no seu próprio lar.
Acompanhe a leitura para saber como você pode contribuir para um meio ambiente mais saudável e, a partir das opções que apresentamos, você possa fazer escolhas na hora de construir ou reformar que possibilitem tornar a sua casa mais sustentável.
Casas sustentáveis têm três elementos principais:
1) Sustentabilidade ambiental
A casa foi projetada para reduzir os gases de efeito estufa emitidos, economizar água e energia e reduzir o desperdício durante sua construção e vida útil.
2) Sustentabilidade social/design universal
A casa foi projetada para evitar lesões por meio de características de segurança. Possui elementos de segurança para reduzir o crime e melhorar a sensação de segurança dos ocupantes. Recursos também são usados para fornecer flexibilidade e conforto para as pessoas de habilidades variadas e em diferentes fases da vida, incluindo crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
3) Sustentabilidade econômica
A casa foi projetada para economizar dinheiro durante a construção e ao longo da vida útil. O planejamento cuidadoso evita a necessidade de grandes reformas futuras e reduz custos associados ao uso de energia, de água e de manutenção.
Existem muitas melhorias que podem ser feitas para tornar sua casa mais sustentável. Algumas delas podem ser feitas imediatamente e custam muito pouco, enquanto outras levarão mais tempo e exigirão mais investimento. No entanto uma coisa é certa: todas podem ser aplicadas durante a reforma ou na construção.
Algumas dicas para tornar sua casa sustentável
- Isole paredes, teto e piso para ajudar no aquecimento e economizar nos custos de energia.
- Instale janelas de vidros temperado ou cortinas térmicas se os vidros forem muito caros.
- Utilize o sol. Oriente a nova casa para o máximo de luz solar, instale o aquecimento solar de água e considere as opções de aquecimento passivo. Fale com o seu arquiteto para ter mais ideias.
- Selecione aparelhos com classificações de alta eficiência energética. Troque lâmpadas regulares por lâmpadas ecológicas. Projete para obter o máximo de luz natural para reduzir a iluminação artificial.
- Escolha materiais de construção não tóxicos. Se possível, adquira materiais locais, para reduzir o impacto ambiental do transporte.
- Instale um tanque de coleta de água da chuva. Escolha aparelhos com baixo consumo de água e acessórios sanitários de baixo fluxo.
- Minimize o desperdício e recicle sempre que possível, especialmente ao demolir e construir.
- Use fontes de eletricidade renováveis sempre que possível, gerada no local (por exemplo, instalando uma turbina eólica de pequena escala ou sistema micro-hidro) ou escolhendo uma empresa de energia que gere a partir de fontes renováveis.
- Construa com conforto e com o futuro em mente, especialmente se esta é a casa onde você pretende envelhecer, quando um bom acesso interno / externo será um requisito fundamental.
- Escolha plantas nativas e locais para jardins e paisagismo.
Encha sua atmosfera de cor!
Tanto no mundo do estilo como no do design de interiores, as cores são constantemente renovadas e muitas vezes muito semelhantes. E considerando que 2020 foi um ano colorido nos ambientes, é claro que esperamos o mesmo para 2021.
Então, arrisque-se e ouse renovar os ambientes com as tendências de cores para decoração em 2021. Elegantes, revigorantes, próximos da natureza, tons neutros, etc Há opções para todos os gostos e necessidades.
Nós reunimos aqui algumas das previsões de cores para 2021. Veja os melhores tons e descubra todas as cores que estão em alta no ano de 2021. Preparamos uma página cheia de inspirações no Pinterest para ajudar nossos leitores a encontrarem ideias práticas para aplicar as cores de 2021 na sua casa e em qualquer ambiente. Acesse aqui e descubra!