Financiamento de ImóveisMeu primeiro imóvel

Dicas para acertar no seu primeiro financiamento imobiliário

0

Comprar um imóvel ainda é o sonho de muita gente, especialmente para aquelas que nunca fizeram isso antes. Se esse é o seu caso, depois de escolher um bairro e encontrar a casa de que gosta, você pode ficar se perguntando se consegue realmente pagar por ela.

Ao invés de tentar pagar em dinheiro, grande parte das pessoas acaba fazendo um financiamento para conquistar a compra do primeiro imóvel. Mas isso não significa estar fora de perigo financeiramente. 

Existem ainda algumas coisas a considerar antes de comprar sua primeira casa. Vamos ajudar você a refletir sobre isso.

Pontuação de crédito e histórico de crédito

Uma boa pontuação de crédito e histórico de crédito mostram aos credores que você paga suas obrigações de crédito em dia. 

Quanto melhor for o seu crédito, maiores serão as suas hipóteses de obter um empréstimo nas condições mais favoráveis. As melhores condições podem economizar muito ao longo da vida do seu empréstimo. 

Para se qualificar para as melhores taxas em qualquer empréstimo, você precisa ter certeza de que sua pontuação de crédito está em boas condições. 

Se sua pontuação de crédito não estiver tão boa, reserve um tempo para melhorá-la. Boas pontuações de crédito abrem portas. Mas, realmente, quanto melhor for sua pontuação de crédito, melhores serão suas ofertas de financiamento. 

E com taxas de juros mais baixas, você economizará muito dinheiro a longo prazo. Construir sua pontuação de crédito é apenas uma parte do gerenciamento de finanças pessoais e do seu planejamento para atingir seus objetivos financeiros.

Renda

Seu salário líquido afeta sua capacidade de pagar um empréstimo, portanto, você precisará ter um comprovante de renda para sua aplicação. 

Claro, você precisa saber quanto está trazendo para casa a cada mês, para saber se pode pagar o pagamento mensal do financiamento. Lembre-se de pensar em todas as suas fontes de renda, não apenas na principal. Isso pode incluir a renda do cônjuge, pensão alimentícia e renda de segundo emprego.

Economize para a entrada

Mesmo com o financiamento, você ainda precisará de algum dinheiro para fechar o negócio. A maioria dos credores exige um pagamento inicial. Você pode começar a economizar para o pagamento da entrada da sua casa com antecedência, depois de determinar sua faixa de preço-alvo.

Se você puder economizar mais do que o mínimo, é ainda melhor, pois quanto mais você paga antecipadamente, menos juros você deverá para o banco ao longo do tempo. Ter uma entrada maior também ajudará a economizar ainda mais.

Obrigações de pagamento mensal

Sua renda é apenas uma parte da equação; também é importante saber suas obrigações de pagamento mensal. Por exemplo, Se sua renda é de 5 mil reais por mês, mas suas obrigações de pagamento são de R$ 4.950, você não conseguirá pagar um empréstimo. 

Um pedido de financiamento provavelmente exigirá que você liste certas obrigações – normalmente o aluguel ou o pagamento de outros empréstimos e talvez de dívidas mensais existentes.

Pesquise a melhor taxa de juros

Depois de se familiarizar com os prós e contras do que você pode pagar, é hora de começar a fazer compras. Os bancos são empresas e irão competir para se tornarem o seu credor. 

Não basta se contentar com o primeiro financiamento que aparecer. Pesquise com vários credores antes de tomar qualquer decisão. Se você não gosta das taxas oferecidas, passe algum tempo melhorando sua pontuação de crédito e pagando algumas de suas dívidas.

Isso pode envolver fazer algo como a consolidação de dívidas, o que pode significar considerar a possibilidade de um empréstimo pessoal para saldar dívidas de cartão de crédito. 

Ou talvez até mesmo definindo um orçamento mensal mais apertado enquanto você paga algumas contas. Lembre-se de que financiamento é algo em que você ficará preso por um longo tempo – geralmente 20 ou 35 anos. 

Se você encontrar um que se sinta confortável para pagar, estará um passo mais perto de se tornar um proprietário feliz. Calcular a taxa de juros pode ser complicado e confuso, certifique-se de entender os princípios básicos das taxas de juros e como calculá-las.

Informações de contato do empregador

Os credores em potencial provavelmente solicitarão informações de contato do seu empregador atual e talvez informações de um empregador anterior. Seus empregadores atuais e anteriores podem ser contatados como referências ou para verificar a renda e as datas de emprego. Certifique-se de que pode contar com boas referências.

Rede UNE

Comprar uma casa é uma das maiores decisões que você fará na vida. O planejamento com antecedência o salvará da maioria das armadilhas comuns. Pequenas diferenças em elementos-chave, como pontuação de crédito e taxa de juros, podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

Analise bem as condições  para ter certeza de que está tudo certo e você não precisa fazer isso de maneira solitária.

Na Rede UNE você encontra um time especializado para ajudar você na melhor escolha. Uma equipe altamente qualificada e preparada para ajudar você em cada detalhe, simplificando a sua compra.

Saiba que você pode contar com a gente na hora de investir em um imóvel. Podemos encontrar as melhores oportunidades de financiamento e compra para você.

Entre em contato com a Rede UNE mais próxima e comece agora a trabalhar naquele que tem tudo para ser um dos seus melhores investimentos. Conte com a gente!

Vantagens de investir em um imóvel bem localizado

Artigo anterior

Riscos de comprar direto com o proprietário: por que contar com um corretor é tão importante?

Próximo artigo

Talvez você também goste