Casa e DecorDecoração

Dicas de decoração que vão melhorar a acústica do seu apartamento

0

O quanto você pensa na acústica do seu apartamento? O som e a acústica em sua casa são cruciais em termos de conforto e experiência de um ambiente. Você sabia que a superfície de seu  piso, teto e paredes, juntamente com seus móveis e decoração de interiores, desempenham um papel muito importante para que a acústica dos cômodos de sua casa seja boa ou ruim?  

Em outras palavras, há uma variedade de fatores que influenciam na qualidade do som em sua casa. E é justamente sobre isso que falamos nesse artigo. Continue lendo para saber o que fatores são esses e como você pode melhorar a acústica do seu apartamento.

O que impacta na acústica de um ambiente?

Você sem dúvida testemunhou a enorme diferença acústica entre uma sala vazia e uma sala cheia de móveis e acessórios. Pode parecer pouco convidativo em uma casa com acústica desagradável, já que todos os sons são altos e podem dar certo eco.

Os ecos tendem a acontecer em uma sala vazia conforme o som é refletido entre as paredes, o teto e o chão. Mas com as dicas e ideias certas sobre como mobiliar um cômodo, a qualidade do som pode melhorar em termos de acústica geral.

A decoração certa para uma melhor qualidade de som

Algumas pequenas dicas de decoração podem fornecer uma melhor acústica em qualquer ambiente. Com algumas mudanças importantes em sua casa, com uma remodelação de móveis e alguns acessórios adicionais, você pode transformar a qualidade do som e tornar seu ambiente mais agradável. Algumas coisas para se pensar para melhorar a acústica do apartamento podem incluir que você:

  • Evite superfícies extensas e duras, como azulejos, concreto, vidro e tetos lisos
  • Use tapetes na decoração de interiores
  • Use cortinas em vez de venezianas
  • Evite grandes seções de janela
  • Evite uma decoração minimalista, pois isso pode causar ecos
  • Use móveis estofados e acessórios em seus interiores

Materiais tradicionais de absorção de som

Se você tiver grandes problemas com má acústica em um ambiente, poderá instalar painéis de regulação de som em grandes superfícies de parede. Isso pode ser, por exemplo, em quartos com tetos muito altos. É uma solução um pouco mais radical, mas pode ser necessária se você tiver grandes problemas com sons desagradáveis e ecoantes em sua casa.

Outra opção é usar gesso invisível e com absorção de som em tetos e paredes. É uma solução mais complicada e mais cara, mas pode ser uma ideia se as outras opções não melhorarem a acústica dos cômodos da sua casa.

Mas existem maneiras muito mais simples e mais em conta para tornar a acústica do seu apartamento muito melhor. Continua com a gente para saber!

9 maneiras de tornar seu apartamento à prova de som

  1. Identifique os pontos fracos

De onde realmente vem o som do seu apartamento? Provavelmente não há necessidade de reformar um apartamento inteiro, de cima a baixo, se o verdadeiro problema for a porta da frente ou a parede de um quarto. 

Identifique qual área do seu apartamento é responsável por ruídos incômodos. Então, concentre-se nessa área.

  1. Pense em  alguns cobertores

Pessoas em estúdios de gravação usam cobertores à prova de som. Eles podem fazer maravilhas em um apartamento.

O material de redução de ruído corta o ruído consideravelmente. Esse é especialmente o caso quando você emparelha esta técnica com outros métodos de isolamento acústico.

Basta adicionar uma cortina decorativa quando terminar. Isso vai transformar o visual da cortina pesada em um visual digno de decoração.

  1. Instale cortinas à prova de som

Assim como cobertores acústicos pesados, cortinas à prova de som também podem ajudar a bloquear o som de suas janelas.

Escolha seus modelos favoritos. Em seguida, instale-os em suas janelas. Eles ajudarão a bloquear os barulhos externos.

  1. Sele suas portas e janelas

Evite que o som penetre pelas frestas de suas portas e janelas e, ao mesmo tempo, reduza potencialmente suas contas de energia ao usar o ar-condicionado. Experimente um kit de vedação acústica. 

Pode valer a pena investir na das portas se o som for um grande problema. A maioria das portas dos apartamentos é oca e permite que o som passe. Almofadas de porta, ou uma varredura de porta, também podem ajudar a reduzir as lacunas e manter o som do lado de fora.

  1. Invista em estantes de livros

A solução para o seu problema de som também pode resolver o seu problema de espaço. Adicione estantes em torno de paredes problemáticas em sua casa. Em seguida, encha-os com seus livros, lembranças, cestos de armazenamento e plantas favoritas.

Dependendo do seu espaço e do nível de ruído, algumas estantes de livros podem resolver seu problema.

  1. Cubra o chão com tapetes e almofadas

Pisos de madeira podem parecer fantásticos. No entanto, eles geralmente carregam som e incomodam os vizinhos do andar debaixo.  Adicione uma almofada e um tapete para absorver o som. 

Apenas um alerta sobre esta dica: colocar carpete em seu apartamento pode ajudar a evitar que o ruído seja transportado, mas geralmente não é suficiente como uma solução independente. Combine isso com outras estratégias de isolamento acústico para tornar seu apartamento mais silencioso.

  1. E se o barulho vier de outro apartamento?

Há muito pouco que você possa fazer sem construção se houver ruído vindo de seu teto. Um teto rebaixado ou a adição de algumas barreiras de som podem ajudar.

Melhorando a acústica do apartamento: o que não funciona

Existem muitas maneiras de tornar um apartamento à prova de som que podem ajudar a reduzir o ruído. No entanto, existem ainda mais maneiras que não funcionam. Aqui estão quatro mitos de isolamento acústico a evitar.

  1. Pule a parte das caixas de ovos

Seus amigos podem jurar que pôr caixas de ovos ajudam muito a reduzir o ruído. Pode até ser que o método absorva alguns dos sons transmitidos. No entanto, as caixas de ovos são uma monstruosidade e principalmente um desperdício de seus esforços de isolamento acústico.

  1. Esqueça a espuma de borracha

A espuma à prova de som geralmente não funciona e pode ser perigosa. O som tende a passar direto pela textura porosa. Além disso, é extremamente suscetível ao fogo. Não crie risco de incêndio em sua casa às custas do isolamento acústico.

  1. Não pense os colchões

Você tem aquele amigo músico que martela um colchão na parede, ensaia com a banda e acredita que descobriu a solução de isolamento acústico DIY? Esqueça! Um colchão pode amortecer ligeiramente o ruído vindo da parede. Mas geralmente não funciona.

Você provavelmente precisaria de vários colchões alinhados na parede. Mas o mais importante, você está convidando mofo e criaturas para se estabelecerem na sua nova decoração de parede.

  1. Pule os painéis acústicos

Os painéis acústicos são um tanto controversos quando se trata de isolamento acústico. Eles podem ajudar a reduzir o ruído dentro do seu apartamento. Se o seu problema são sons e ecos ecoando em suas paredes, os painéis acústicos oferecem algum alívio. No entanto, eles não farão nada sobre o som que entra em seu apartamento.

Como encontrar um apartamento à prova de som

Certamente essa não é uma solução simples. É preciso procurar e testar unidades. É mais fácil deixar o seu apartamento com a acústica que você deseja.

Descobrir como tornar um apartamento à prova de som está ao seu alcance com a estratégia e táticas corretas. Você pode não conseguir eliminar 100% do ruído. No entanto, você pode reduzir drasticamente o som e criar o refúgio que procura.

Siga nossas dicas e acompanhe nosso blog. Nós sempre trazemos conteúdos como esse, com o objetivo de tornar seus problemas mais simples de serem resolvidos. Conte com a Rede UNE!

Como escolher a mesa certa para o home office

Artigo anterior

Aproveite a Restituição do Imposto de Renda para investir em imóveis

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor