Casa e DecorDecoraçãoGeral

Decoração Montessoriana

0

Há tantas dicas de decoração por aí, não é? E quando falamos em decorar o quarto e outros espaços para as crianças, então? Aí sim que as opções parecem não ter fim!

A gente resolveu facilitar para você. Já ouviu falar no Método Montessoriano? Temos certeza de que você irá se surpreender com as dicas para decoração a partir desse método.

Continue a leitura e veja como é possível fazer com que suas crianças se desenvolvam com mais liberdade e autonomia a partir da decoração. Você vai se encantar!

O que é o Método Montessoriano?

O Método Montessoriano de Educação é um método educacional desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori no início dos anos 1900 e que vêm sendo usado em muitas partes do mundo, em escolas públicas e privadas. 

Enfatizando a independência, ele vê as crianças como naturalmente ansiosas por conhecimento e capazes de iniciar a aprendizagem em um ambiente favorável e bem preparado. 

Esse método é, fundamentalmente, um modelo de desenvolvimento humano e uma abordagem educacional baseada nesse modelo. Por isso é importante ressaltar que ele não se restringe apenas a crianças. Qualquer pessoa em processo de desenvolvimento de aprendizagem pode ser beneficiar com o método.

Possui dois princípios básicos: envolvimento na autoconstrução psicológica de crianças e adultos por meio da interação com seus ambientes; e tese de que crianças, especialmente as com menos de seis anos, têm um caminho inato de desenvolvimento psicológico

Com base em suas observações, Maria Montessori acreditava que as crianças que têm a liberdade de escolher e agir livremente em um ambiente preparado de acordo com esse modelo agiriam espontaneamente para um desenvolvimento ideal.

Na abordagem Montessori, tendências humanas como abstração, comunicação e autoperfeição, entre outras, são vistas como condutores de comportamento em todos os estágios de desenvolvimento e a educação deve responder e facilitar sua expressão.

A educação Montessori envolve atividade livre dentro de um “ambiente preparado”, ou seja, um ambiente educacional adaptado às características humanas básicas, às características específicas das crianças em diferentes idades e às personalidades individuais de cada criança.

A função do ambiente é ajudar e permitir que a criança desenvolva independência em todas as áreas de acordo com suas diretrizes psicológicas internas. 

Além de oferecer acesso aos materiais montessorianos adequados à idade das crianças, o ambiente deve apresentar as seguintes características:

  • Um arranjo que facilite o movimento e a atividade;
  • Beleza, harmonia e limpeza; 
  • Construção em proporção à criança e as suas necessidades;
  • Limitação de materiais, de forma que somente o que apoie o desenvolvimento da criança seja incluído;
  • Organização;
  • Contato com a natureza, no espaço interno e externo;

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre o método, que tal falarmos sobre como decorar o quarto das crianças para ajudá-las a desenvolver a criatividade em um ambiente único e seguro? Vamos lá?

Por que utilizar o Método Montessoriano na decoração?

Já sabemos que o método Montessoriano é uma abordagem centrada na criança, para a educação dela e que proporciona ótimos resultados na aprendizagem.

Como cada criança tem habilidades diferentes, a base desse método é permitir que cada criança experimente essas habilidades, de acordo com a sua faixa etária.

Uma das principais características dessa abordagem é que os pequenos têm um desejo inato de aprender e interagir com o ambiente em que estão inseridos. Portanto, é necessário que seja um ambiente projetado para a criança e não, para os pais.

A exploração é um dos principais objetivos da Educação Montessoriana e não há lugar melhor para fazer isso do que no próprio quarto da criança, não é mesmo? Lembrando que esse será o espaço pessoal dela, logo deverá atender às possibilidades de exploração dela.

O quarto de uma criança pode se tornar um lugar para descobrir e aprender. Com o método Montessoriano todos esses objetivos podem ser alcançados por meio de decoração específica. Uma dica é ir reformulando o espaço conforme a criança for crescendo.

Muitas vantagens, certo? No tópico a seguir nós preparamos algumas dicas de como colocar tudo isso em prática! Segue a leitura para entender melhor!

Como usar o Método Montessoriano na decoração?

É muito comum ver quartos de crianças que se adaptam às necessidades dos pais. No entanto, decorar esse ambiente com inspiração no Método Montessoriano implica no seguinte:

Espaço: o conceito se concentra em uma sala grande, limpa, bem iluminada e com boa ventilação.

Cama: recomenda-se evitar os berços fechados após os 18 meses de idade. O Método Montessoriano encoraja ter uma cama no nível do chão. Dessa forma, você protege a segurança do seu filho e ele pode explorar sem ficar preso na cama ou fora dela.

Paredes: escolha cores que gerem tranquilidade, como os tons quentes. Lembre-se de que este será o espaço pessoal do seu filho. As cores quentes convidam ao relaxamento e ao descanso agradável.

Mobília: móveis como gavetas, cadeiras, quadros e prateleiras devem estar na altura da criança, não na altura de um adulto. Modulados e estantes abertas são boas opções. Dessa forma, seu filho se sentirá confortável e livre no ambiente, pois tudo estará ao seu alcance.

Piso: deve estar livre de obstáculos para que a criança possa se mover facilmente pelo quarto. Se possível, escolha tapetes que permitam à criança explorar diferentes texturas.

Brinquedos: os brinquedos devem ser feitos de materiais naturais, como tecido ou madeira, em vez de plástico. Lembre-se de que brinquedos muito elaborados com luzes e sons limitam a criatividade. Obviamente, a idade da criança deve ser a referência para a escolha dos brinquedos.

Acessórios: os espelhos permitem que as crianças observem e descubram seus corpos. Você também pode colocar pôsteres da natureza, de animais ou paisagens. Os cabides devem ser colocados de forma que as crianças possam pendurar suas roupas sozinhas.

Organização: a ordem deve ser respeitada e incentivada e deve haver um espaço disponível para tudo. Nunca deve haver muitas coisas no quarto de forma que seja impossível mantê-lo arrumado.

Uma decoração baseada nesse método e focada nos interesses da criança é muito mais simples, e até econômica, do que as feitas nos quartos convencionais. Inspire-se em outras vantagens, tidas a partir desse tipo de decoração, que apresentamos para você no tópico seguinte!

7 vantagens em decorar o quarto seguindo o Método Montessori

Decorar o quarto de uma criança com o método Montessori tem as seguintes vantagens:

  • A criança se torna mais autônoma e independente;
  • Dá liberdade à criança para desenvolver sua criatividade;
  • O aprendizado ocorre mais rápido e ela se adapta facilmente a diferentes ambientes;
  • Contribui para o desenvolvimento integral da criança;
  • A criança está no centro de seu próprio aprendizado;
  • A aprendizagem da criança ocorre em seu próprio ritmo;
  • O método Montessoriano vê a criança como um ser capaz em vez de somente indefeso.

Além de todas as vantagens mencionadas acima, essas ideias também são mais funcionais do que os quartos tradicionais.Vá em frente e dê à sua criança um quarto no estilo Montessoriano!

Você também pode encontrar outras ideias de decoração adicionais aqui na nossa página. Explore e descubra o que a Rede UNE sempre se preocupa em trazer para você: conteúdos relevantes e de qualidade que facilitem a sua vida.

E-book – Aprenda como utilizar o círculo cromático para acertar nas cores da sua decoração

Artigo anterior

Como fazer a sua horta de cozinha DIY

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor