Geral

Cuidados com a sua casa durante a quarentena

0

Em tempos de Pandemia, a quarentena se tornou regra no Brasil, já que a maior defesa contra o rápido poder de propagação do coronavírus (COVID-19) é o isolamento, como vários especialistas já comprovaram. Com isso, muitas pessoas estão com as atividades paradas e, quem pode, está migrando para o home office.

Além do isolamento, outro fator imprescindível na prevenção do vírus é o cuidado com as recomendações de higiene repassadas pelos Órgãos Públicos. E você já parou para pensar sobre os cuidados com a sua casa? Afinal, não basta reforçar os hábitos de higiene pessoal sem estender os cuidados aos ambientes que você mais circula.

Foi pensando nisso que produzimos este conteúdo que ajudará você a compreender quais são os maiores riscos de contaminação e como combatê-los na sua casa. Siga agora a leitura deste texto e aprenda os cuidados que deve ter com a sua casa durante a quarentena.

A limpeza geral da casa como medida de prevenção

“Calcula-se que cada pessoa infectada transmite o vírus a outras duas ou três. Cientistas de todo o mundo trabalham para iluminar as vias de propagação do germe. Uma equipe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA adverte que o novo coronavírus permanece três horas suspenso no ar, quatro horas no cobre das moedas, um dia inteiro no cartão bancário e de dois a três dias no plástico ou no aço inoxidável de uma torneira. O trabalho, cujos resultados preliminares foram divulgados há alguns dias, acaba de ser publicado na revista The New England Journal of Medicine.” – trecho retirado de reportagem no site do jornal El País no dia 20 de Março de 2020, para acessar o conteúdo completo com mais informações clique aqui.

Ainda, no decorrer da matéria foi ressaltado o fato de que, segundo avaliação dos testes realizados até agora, é pouco provável que o vírus se propague pelo ar. Apesar de resistir até três horas suspenso no ar, nenhuma transmissão foi confirmada. 

A maioria dos casos comprovados, segundo os pesquisadores, foram de pessoas que tiveram contato com superfícies contaminadas, onde tocaram com suas mãos e levaram até a boca, nariz ou olhos, por exemplo. Ou pessoas que estavam muito próximas quando o transmissor espirrou ou tossiu, expelindo o vírus. Isso porque “o vírus causador da Covid-19 é transmitido principalmente por contato com gotículas respiratórias, mais do que pelo ar”.

Portanto, as medidas de higiene executadas corretamente são uma poderosa estratégia de contenção do vírus. Por isso, é preciso de você tome alguns cuidados na hora de higienizar sua casa. Se não há pessoas infectadas ou com suspeita na sua casa, uma limpeza pesada semanalmente será o suficiente, com exceção dos banheiros que precisam ser limpos diariamente.

Você pode realizar a limpeza com os produtos que normalmente tem em casa, como recomenda o Ministério da Saúde, como desinfetantes e detergentes, com destaque para a água sanitária, que possui um forte poder de desinfecção (misturar uma parte do produto para cada nove partes de água ) – o álcool 70% é outro item da lista dos desinfetantes.

Priorize desinfetar as superfícies, como maçanetas, corrimões, teclados, e é claro, o chão, entre outros, que podem ser limpos com panos umedecidos com a mistura de água sanitária ou o desinfetante de sua preferência.

O ideal é que você utilize luvas domésticas para fazer a limpeza, e lave adequadamente após o uso, com os mesmos cuidados das mãos antes de um novo uso. Esse mesmo cuidado também é válido para panos e esponjas, que devem ser lavados (e secados) com água e sabão antes de reutilizados.

Alguns itens merecem atenção extra

Neste momento todo cuidado é pouco, e existem alguns itens que merecem uma atenção extra em uma situação como essa, que talvez no dia a dia, em condições normais, não possuímos o costume de nos preocupar muito. São eles:

Sapatos

Quando saímos com eles de casa por motivos de necessidade maior (se não for o caso, fique em casa!), seja para ir ao trabalho, ou ao supermercado, por exemplo, passamos por lugares aos quais nós não temo o controle dos cuidados de higiene ou de quem acabou de passar por alí também.

Portanto, é necessário retirá-los antes de entrar para não ter o risco de contaminar a casa – de preferência realize a limpeza imediata (se não for possível armazene em uma caixa isolada). 

Primeiro remova a sujeira com uma escova, e sabão ou uma toalha descartável bem molhada. Após a limpeza, borrife desinfetante puro, sem diluir em água. Quando secar já estará pronto para o uso.

Bolsa ou Mochila

Procure limpar suas bolsas/mochilas/sacolas sempre que chegar em casa e evite colocar em cima de qualquer superfície como mesa, cadeiras, etc. Você pode aplicar álcool 70% líquido ou em gel com o auxílio de uma toalha descartável ou papel toalha. Deixe o produto agir por um tempo e depois seque. Experimente primeiro em uma pequena região, para testar se o desinfetante provocará algum dano ao material.

Telas

Somos digitais e vivemos em meio a muitas telas, e a maioria delas tocamos o tempo todo como tablets e celulares, além dos computadores e televisões. Você pode utilizar álcool isopropílico para estas superfícies sem danificá-las, aplicando com a ajuda do papel toalha, mas procure evitar usar no plástico (nesse caso pode utilizar desinfetante). 

Chaves e maçanetas

As chaves e maçanetas são os primeiros objetos que você toca ao chegar da rua, portanto, é muito importante lembrar de higienizá-las corretamente, você pode usar desinfetante ou álcool. 

Faça sua parte e preserve a saúde de todos

Como já vimos até aqui, a higiene adequada da sua residência é de suma importância na prevenção do coronavírus e a COVID-19. Sobretudo, é sua responsabilidade tomar as medidas necessárias para se proteger, assim como proteger qualquer pessoa que possa vir a ter contato com você ou que compartilhe do seu lar. 

Precisamos mais do que nunca cuidar uns dos outros, faça a sua parte: fique em casa, higienize sua casa, seus objetos e suas mãos adequadamente. Estamos juntos

Por que investidores estão trocando seus ativos na bolsa de valores por imóveis

Artigo anterior

Dicas de filme para assistir com a família na quarentena

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Geral