Mercado Imobiliário

Corretor e Consultor Imobiliário: tem diferença?

0

A confiança nas relações comerciais é adquirida, assim como na vida privada, ao compreender os motivos por trás das ações de uma pessoa. Existem muitos consultores e corretores de imóveis no mercado, com negócios mais ou menos bem-sucedidos. 

Todos eles têm um princípio de funcionamento semelhante. Seus serviços são cobrados por transações realizadas e intermediadas por meio de sua corretora, quando não autônomos. Mas então o que os difere?

Nós vamos responder a essa dúvida nesse texto que preparamos para você. Acompanhe a leitura e saiba porque a Rede UNE é uma excelente opção para você alavancar os seus resultados

Como atuam esses profissionais do ramo imobiliário?

Se tomarmos a definição pura do termo corretor versus o termo consultor, veremos que a diferença mais óbvia entre um e outro é o nível de compromisso, experiência e conhecimento

De forma geral, um corretor é uma pessoa que representa uma empresa ou entidade e gerencia vendas ou outras transações. Já um consultor é um especialista no assunto e que, por isso, assessora profissionalmente. Tanto um quanto outro podem ser profissionais autônomos ou ligados a redes imobiliárias.

O corretor de imóveis está focado na realização da transação, enquanto a principal tarefa do consultor é atender às necessidades do cliente – mesmo que isso signifique cancelar uma transação. 

Um corretor pode ajudar a comprar ou vender imóveis. Pode, inclusive, atuar como consultor se tiver expertise suficiente para isso, sabendo que um consultor fornece informações valiosas a um cliente com vistas à manutenção desse cliente como consumidor. 

É o consultor quem ajuda a decidir, antes de um cliente tomar uma decisão financeira, a compra de um imóvel por meio de análises de mercado, de portfólio, de estudos de investimento, etc. Porém não pode atuar como corretor se não tiver feito curso especializado, estágio obrigatório e obtido número de registro no CRECI.

O papel de um consultor estabelece seu compromisso pessoal – não comercial. Um consultor é capaz de construir uma relação comercial de uma outra perspectiva com o cliente, pois tem uma vasta formação e experiência no assunto, além de ter como foco a satisfação pessoal de quem contrata os seus serviços

É por isso que o consultor, ao procurar um imóvel, por um lado dá atenção especial aos detalhes, ouve e preocupa-se com as necessidades e expectativas do cliente e, por outro, é muito verdadeiro sobre o produto que vende, já que manter uma relação de confiança é fundamental na sua área de atuação. 

O trabalho de um consultor imobiliário é estudar o seu produto, explorar as opções, filtrar os resultados e compreender as diferentes formas de escolher aquela que melhor se adapta às necessidades do cliente, por isso o relacionamento precisa ser tão confiável. 

Se o foco do corretor de imóveis está em fechar um negócio e o do consultor está em garantir a satisfação dos clientes, qual a diferença na forma e como os profissionais atuam na Rede UNE? É o que abordaremos no próximo tópico. Vamos lá?

Garanta o conhecimento necessário para ser um consultor de sucesso: você está pronto para dar o próximo passo para a evolução da sua profissão? 

Já sabemos que a maior diferença entre corretores imobiliários e consultores é que a única intenção do corretor é negociar um imóvel, ao passo que o objetivo do consultor imobiliário é ajudar a atingir os objetivos pessoais do cliente, estabelecendo, assim, um relacionamento comercial de sucesso. Sendo assim, por que não unir o melhor dos dois mundos?

Então, afinal, qual a diferença na forma de atuação desses profissionais na nossa rede? A diferença é que nós qualificamos nossos corretores de forma que todos sejam também consultores*. Esse é o nosso diferencial na relação corretagem – cliente. Na Rede UNE não existe um modelo de trabalho com consultoria de forma isolada da corretagem.

Ao invés de estar preocupados apenas com as vendas, nossos profissionais são centrados no consumidor e focados em ajudar os clientes a fazer a melhor escolha para eles, fornecendo pesquisas, análises e outros recursos informativos, uma vez que somos especialistas em território. O objetivo aqui é ir além de fechar um negócio: construir um relacionamento de confiança com as pessoas

Na Rede UNE nossa preocupação é que nossos profissionais possam fornecer serviços para qualquer uma das partes, tanto na consultoria, quanto na atividade como corretor. Quaisquer que sejam as necessidades de um cliente, nossos consultores imobiliários, que são os nossos corretores, usam sua experiência para ajudar os indivíduos a fazerem escolhas inteligentes, estejam eles vendendo ou comprando para morar ou investir.

É muito comum que corretores que trabalham em grandes imobiliárias tenham falta de experiência e de conhecimento específicos e de contatos. E é bem possível que, dificilmente, sejam treinados para oferecer uma consultoria especializada, pois, na maioria das vezes, esses profissionais trabalham sob a pressão de obter bons resultados.

A mentalidade de um consultor imobiliário, por outro lado, significa priorizar a compreensão das necessidades do cliente. Ouvir de forma ativa, processar as informações que se obtém e fazer as perguntas certas, antes de fazer recomendações, são fundamentais. E, para isso, é preciso ter conhecimento e liberdade de atuação, já que o atendimento aos clientes precisa ser personalizado. 

Por esse motivo para quem procura um imóvel, a experiência de nossos consultores imobiliários pode ser inestimável para ajudar os clientes a identificar oportunidades únicas. E à medida que os detalhes de qualquer negociação são resolvidos, o consultor imobiliário se torna um componente-chave no processo de negociar a partir de uma posição de experiência e conhecimento.

Além disso, nosso trabalho em rede garante relações estreitas com nossos profissionais para auxiliar nossos clientes em todas as suas necessidades imobiliárias. É por isso que nos adaptamos a essas necessidades e capacitamos nossa rede para ouvir ativamente os desejos e responder perguntas e demandas da clientela.

Se você se enxerga como um profissional de alto padrão, veja aqui 10 motivos para escolher a Rede UNE como aliada para a conquista dos seus objetivos. São eles que garantem que nossos profissionais tenham as ferramentas necessárias para se destacar no mercado imobiliário:

1 – Mobilidade ilimitada

2 – Especialização em micro áreas imobiliárias

3 – Oferecemos um suporte completo e especializado

4 – Marketing Imobiliário para impulsionar seus resultados

5 – Rentabilidade como você nunca viu

6 – Serviços agregados que geram valor para o cliente final

7 – Metodologia de alta performance testada em mais de 50 países

8 – Cultura de aperfeiçoamento contínuo

9 – Tecnologia de ponta para o seu negócio

10 – Premiação e ranking de performance

Esse é exatamente o lugar em que a vantagem competitiva da Rede UNE está centrada. Fazer parte da nossa rede como um franqueado Consultor Imobiliário UNE é construir uma nova forma de trabalhar no mercado imobiliário!

Desse modo, você garante todo o suporte que precisa para otimizar seu trabalho sem perder sua liberdade e autonomia, trabalhando de onde você estiver, de acordo com seus objetivos e com possibilidades de crescimento ilimitadas – ao mesmo tempo que entrega muito mais valor para seus clientes, que recebem um atendimento realmente diferenciado e completo.

Quer saber mais sobre isso? Você já é nosso franqueado? Não? Então acesse aqui e faça parte do nosso time! Venha construir com a gente a sua nova forma de atuar no mercado imobiliário.

* Obs.: Estamos cientes da Resolução nº 1065 de 27/09/2007 do COFECI – Conselho Federal de Corretores de Imóveis que, entre outras resoluções, regulamenta no Art. 2º que: A utilização pública de nome por extenso ou nome abreviado por pessoa física regularmente inscrita no CRECI poderá dar-se desde que seguido da expressão “profissional liberal” ou “corretor de imóveis”, independente de outro adjetivo que possa figurar no anúncio ou documento com o objetivo de melhor qualificar o profissional (por exemplo: “gestor imobiliário”, “consultor imobiliário”, etc.). Por esse mesmo motivo, e de acordo com a resolução, utilizamos o termo “Consultor Imobiliário” apenas como um qualitativo, como bem diz o texto do documento, como forma de destacar a especialidade de nossos corretores.

Nova lei sobre acessibilidade nos imóveis

Artigo anterior

Empreendedorismo Feminino: uma resposta à discriminação de gênero

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Mercado Imobiliário