Dicas de VendaMercado Imobiliário

Corretor de imóveis: saiba como melhorar o atendimento pelo Whatsapp e otimizar seus resultados

0

Em pouco tempo o app Whatsapp se tornou o mais importante meio de comunicação para pessoas de todo o mundo. Entre os brasileiros a importância é tanta que dificilmente alguém solicita o “número do telefone/celular”. As pessoas costumam ir direto ao ponto: “Me passa o teu Whats?”, como foi apelidada a plataforma. 

Cerca de 98% dos brasileiros com smartphone utilizam o aplicativo. Impossível que com um números desses o setor de vendas no país não fosse atingido. Pensar nesse modelo como um aperfeiçoamento de estratégias de venda tornou-se imprescindível. 

Como era de se esperar, o mercado imobiliário brasileiro não está de fora dessa realidade. Muito do que se faz, em termos de negociação, é feito por meio do aplicativo. É grande o número de clientes que preferem se comunicar por meio do Whatsapp, de preferência através de mensagens. Muitos sequer toleram a hipótese de receber uma ligação.

Mas e você? Sabe que recursos o aplicativo tem disponível para instrumentalizar o seu negócio? A gente preparou uma matéria sobre os usos do Whatsapp que poderão lhe ajudar a alavancar os seus resultados. Segue a leitura!

Montando o seu perfil

Se você utiliza um um número para conta pessoal e profissional, o que não é ideal, fique atento ao que posta no seu status e observe sua foto de perfil. Seus clientes não querem saber da sua intimidade, assim como, provavelmente, não irão querer ter a sua privacidade invadida. 

O certo é ter uma conta comercial para interagir exclusivamente com sua clientela. Se não for possível, utilize a maior neutralidade e sobriedade que puder. Não se exponha! Não desperte pré julgamentos em sua clientela que pode tê-los com base no que você publica.

Nesse caso, use uma foto de rosto discreta e que lhe garanta o profissionalismo. Aproveite o recurso de status do aplicativo para colocar textos, fotos e cards que sejam atrativos para o seu cliente.

Ainda há um recurso para o aplicativo chamado Whatsapp Bussines. Guarde esse nome que daqui a pouco a gente te explica como ele funciona e qual é a diferença entre ele e o Whatsapp já conhecido. Continue a leitura desse artigo que ainda temos algumas questões para falar para que você acerte no uso do aplicativo!

Apresente-se profissionalmente ao seu cliente

Ao contatar o cliente identifique-se de onde e porque está entrando em contato. As pessoas podem esquecer para quem passaram o contato, lembre-as de que foram elas que pediram para entrar em contato. 

Evite abordagens mais diretas. Tenha paciência. Saiba esperar pela resposta. O cliente pode reportar o seu número como spam e aí nunca mais atendimento! Para evitar isso lembre-se da máxima: “A primeira impressão é a que fica”.

Lembre-se que, dependendo das configurações de conta, é possível que até que seu cliente salve o seu contato, ele não veja seu rosto. Sua apresentação, então, deve ser impecável. Deixe seu cliente interessado no que você tem a oferecer.

Um texto bem escrito é um cartão de visitas

Por falar em apresentação impecável, a maneira como você redigir os textos para os seus clientes pode ser determinante. Estamos falando aqui de impactos positivos nas pessoas para alcançar resultados nas suas vendas. 

Nesse sentido, crie conteúdos para serem lidos no celular, de preferência na posição vertical, e que tenham cores e tamanhos ideais para se ler em qualquer smartphone. Procure sempre utilizar uma linguagem profissional e que o seu cliente entenda. Não utilize gírias, estrangeirismos, abreviaturas, jargões técnicos, nem linguagem coloquial. O objetivo aqui é garantir boa comunicação e impressão!

Preze pela boa escrita, evite e corrija erros ortográficos e gramaticais. Deslizes com a língua portuguesa, ainda mais em se tratando de um processo que envolve clientes e leads, não causam uma boa impressão. Muito pelo contrário! Sendo assim, sempre revise os textos antes de enviar. Evite constrangimentos. 

Evite também o envio de áudios. Se você não tem intimidade para isso ou se o cliente não solicitou, o envio de áudio, sobretudo áudios longos, pode ser muito mal visto pelo cliente, a ponto de ele considerar a atitude invasiva.

Humanize as relações

Quanto mais você souber sobre o estilo e gosto de seus clientes, mais vantagens você terá no relacionamento. Veja com ele o melhor horário para falar, se prefere chamadas, áudio ou textos, como prefere responder. E prefira contatá-lo em horário comercial. Finais de semana e tarde da noite apenas se houver solicitação do cliente.

Seja sútil, mas empenhe-se em fazer com que ele se sinta especial e não mais um cliente. Procure estreitar o relacionamento, sem ser invasivo. Observe se ele é mais comunicativo ou mais calado e respeite-o. Não force amizade, mas também não seja distante. E antes de enviar qualquer coisa, cumprimente-o e sempre, sempre, coloque-se à disposição.

Não envie fotos e textos sem parar e também não o coloque em grupos sem o seu consentimento. Ninguém gosta de ser importunado, ainda mais pelo que não pediu. E mesmo pelo que solicitou, não cobre respostas. Esse tipo de descuido pode ser muito prejudicial a sua imagem. Novamente, seja sútil. 

Se você precisar mandar uma mesma mensagem para várias pessoas, desde que não sejam mensagens de “Bom dia”, existe um local no aplicativo chamado lista de transmissão e nele você pode adicionar todos os contatos e mandar apenas uma mensagem. E ainda tem a vantagem deles não saberem que aquela mensagem foi enviada para outras pessoas e, ainda, pode criar listas segmentadas.

Uma das grandes vantagens de listas segmentadas é que você não gasta tempo copiando e colando mensagens e nem corre o risco de esquecer de enviar para alguém. Por exemplo, você pode criar um segmento como “Clientes Investidores” e enviar para esses alguma nova oportunidade de investimento.

Importante lembrar que embora possa parecer um grupo, as listas enviam uma mesma mensagem de forma individual. Então não utilize a linguagem no plural, pois seu cliente não sabe que você está enviando a mesma mensagem para outras pessoas. Individualize seus textos de forma que cada cliente se sinta único, mesmo que vários deles os recebam!

Ao encerrar o atendimento garanta o contato pessoal. O ideal no uso desse aplicativo é justamente converter o contato virtual em presencial. Suas chances de negócio aumentarão se seu futuro cliente lhe fizer uma visita no escritório ou em um imóvel de interesse

Whatsapp Business

Finalmente vamos falar dessa versão do Whatsapp. É um outro aplicativo que precisa ser instalado no smartphone e que foi criado como uma plataforma para atender os interesses de pequenas empresas. Essa versão facilita a interação com a clientela oferecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens recebidas.

Algumas das vantagens dessa versão são:

  • Perfil comercial;
  • Respostas rápidas para dúvidas mais frequentes;
  • Estatísticas do fluxo de mensagens;
  • Etiquetas para organizar seus contatos ou conversas para encontrá-los facilmente.

Perceba que as vantagens dessa versão do aplicativo para o seu negócio são muitas. Além de dar maior credibilidade as suas negociações e  otimizar a relação com o cliente, o Whatsapp Business oferece ferramentas como as etiquetas, que você pode facilmente organizar seus contatos em grupos, facilitando a forma de contatá-los. 

Como dissemos antes, trata-se de uma forma inteligente de criar segmentos para contatar os clientes mais rapidamente e oferecer a eles o produto de interesse específico para aquela clientela. Por exemplo, você pode criar segmentos tais como “Agenciamentos”, “Comprador Casa”, “Comprador Apartamento”, “Imóvel Popular”, “Investidores”, etc. Veja o quanto isso pode facilitar a sua vida profissional!

Você tem a possibilidade real de otimizar as relações e garantir bons negócios. 

Entendendo na prática

Agora que você leu até aqui, que tal a gente demonstrar de forma prática o que foi dito? Assim fica mais fácil de você lembrar o que pode e o que não pode na relação com o Whatsapp e seus clientes. Vamos lá?

Gostou do nosso conteúdo? Aqui na UNE nós nos preocupamos em sempre oferecer conteúdos relevantes que instrumentalize nossa rede para que obtenha sucesso profissional. 

Somos a franquia imobiliária que mais cresce no Brasil. O que nos garante isso é nosso investimento em formação, nossa metodologia e nosso trabalho em rede. A Rede UNE tem um arrojado programa de formação profissional de consultores imobiliários. Baseado em nossa metodologia, proporcionamos uma intensa capacitação profissional e desenvolvimento contínuo.

Você franqueado, que já faz parte do nosso time, aproveite esse e outros conteúdos que desenvolvemos para você alavancar em seus resultados. Ainda não é nosso franqueado? Então clique aqui, entre em contato conosco hoje mesmo e faça parte da nossa equipe. Venha crescer com a gente!

Como fazer vídeos incríveis para venda de imóveis

Artigo anterior

Investimento imobiliário: entenda porque esta é a opção mais segura e rentável

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Venda