Casa e DecorDecoração

Conheça as cores de 2021 e saiba como aplicá-las na sua decoração

0

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, em termos de design, é que nossos espaços precisam mais de investimento do que imaginávamos. Como a maioria de nós passava muito mais tempo fora de casa do que pensávamos, passamos a olhar para nossas paredes com um olhar mais crítico durante a pandemia que nos obrigou a prestar mais atenção ao que nos cerca. 

E, depois de olhar para as mesmas áreas dia após dia, nossa cor de tinta antes perfeita agora parece um pouco sem graça. Não se preocupe, esse problema de design tem uma solução fácil.

Repintar as paredes não é apenas um projeto Faça Você Mesmo relativamente simples, mas também tem o poder de transformar completamente a aparência do ambiente. A única questão que permanece é: qual cor você deve escolher? 

Para ajudar a começar 2021 com o pé direito, trouxemos para você opções incríveis de cores para decorar os seus ambientes. Elas variam entre tons neutros e arejados a tons terrosos e azuis. E uma coisa é certa: o novo ano será sobre a criação de espaços relaxantes que todos precisamos. Prossiga a leitura para saber mais.

A importância das cores

Antes de darmos dicas sobre as cores que estão em alta esse ano, é importante falarmos qual a relevância delas num ambiente. As cores são incrivelmente atraentes. Elas impactam significativamente nossas emoções e como nos comportamos. 

Em certos contextos, seu efeito é universal, mas nossa percepção da cor é amplamente subjetiva. A maneira como respondemos a certos tons depende de vários fatores, incluindo gênero, idade e cultura.

De todos os elementos de design que apelam às nossas emoções – incluindo formas, palavras e imagens – as cores têm a maior influência. Portanto, ao usá-las, é crucial considerar o que eles comunicam. Com quem falam e o que dizem?

A proposta de cada cor

As cores informam como quem as vê pode se sentir. Portanto, elas devem representar o propósito e a personalidade de quem as aplica. 

Por exemplo, a cor azul é considerada confiável, o que a torna uma escolha popular para negócios corporativos. O verde costuma apontar para salubridade e natureza, por isso é frequentemente adotado por locais que promovem bem-estar. Já o vermelho simboliza prosperidade e poder em certas culturas. 

O impacto emocional das cores pode ser usado como vantagem. Tons de vermelho e laranja nos dão fome, por isso são abundantes na indústria alimentícia. Os azuis e cores neutras têm um efeito calmante, enquanto o amarelo pode ser energizante. Empresários devem saber que, se quiserem que seu público se sinta de uma determinada maneira, a cor ou combinação de cores certa pode tornar sua intenção conhecida.

O que aprendemos aqui é que, usadas estrategicamente, as cores podem fixar o objetivo de quem as imprime, de maneira eficaz, na mente de quem as observa. Então vamos ver como aplicá-las na decoração?

Tudo preto ou quase

Sempre elegante, o preto mostra sofisticação que é confortável, sim, numa decoração forte, cheia de personalidade. Deve ser usado com cautela, precavendo-se os exageros, para não tornar o ambiente depressivo. Quando combinado com cores vivas ou neutras, garante o toque clássico e glamouroso que lhe é próprio.

Tudo cinza: o neutro com mais estilo

É, junto com os tons pastéis, um dos tons que você pode usar como base. Você pode usá-lo para criar combinações com outras cores ou para uma “aparência total”. Nesse ambiente, você pode mostrar o que é especial, destacando com cores vivas, pois o cinza é elegante e versátil.

Tons de verde: o tom calmo

O verde fresco e suave é um aceno para a sociedade moderna cada vez mais agitada e digital. Uma nova década anuncia um novo amanhecer e os tons claros de verde são relaxantes e reconfortantes.

Azul claro: sofisticado e usual

E não falamos do azul do mar, suave e relaxante, mas daquelas faixas que despertam os sentidos e longe de serem frias, abrigam os nossos interiores, fazendo subir a temperatura ambiente. Pode-se combinar dois tons, por exemplo: na parte inferior da parede, a tinta, potente e escura e na parte superior, um papel de parede azul-celeste sofisticado e delicado.

Tons neutros: os mais naturais

São tons que falam de uma casa onde o tempo passa devagar e você encontra o relaxamento e a calma que precisa no seu dia a dia. Embora possam parecer sem vitalidade, a verdade é que eles têm textura e força visual. Possuem beleza simples, capaz de criar espaços atemporais para libertar a mente.

Tons de amarelo

Uma daquelas cores que iluminam a sala, que fazem com que fique mais quente por serem cores de verão, e combinam bem com muitos estilos decorativos. Ideal para decorar uma sala de estar em tons de  amarelo com branco, embora o amarelo também combine bem com outras cores cítricas como o laranja ou o verde. Nesse caso, a fusão do amarelo com o branco dá um aspecto sedutor, moderno, descontraído e iluminado. Essa cor, como outras cores claras que se assemelham a ela, dá uma sensação de limpeza.

Vermelho

O vermelho está presente em toda a decoração de interiores e tem tudo para agradar. Profundos, quentes, com suas muitas variações, o vermelho se democratiza rapidamente, mesmo que não pareça tarefa fácil. Portanto, seja qual for o tom que você escolher, ele traz muita personalidade ao espaço e combina perfeitamente com os materiais naturais, ao mesmo tempo que revela um certo romantismo. Você também pode combiná-lo com azul, verde ou bege. Use sua imaginação e criatividade.

Encha sua atmosfera de cor!

Tanto no mundo do estilo como no do design de interiores, as cores são constantemente renovadas e muitas vezes muito semelhantes. E considerando que 2020 foi um ano colorido nos ambientes, é claro que esperamos o mesmo para 2021.

Então, arrisque-se e ouse renovar os ambientes com as tendências de cores para decoração em 2021. Elegantes, revigorantes, próximos da natureza, tons neutros, etc  Há opções para todos os gostos e necessidades. 

Nós reunimos aqui algumas das previsões de cores para 2021. Veja os melhores tons e descubra todas as cores que estão em alta no ano de 2021. Preparamos uma página cheia de inspirações no Pinterest para ajudar nossos leitores a encontrarem ideias práticas para aplicar as cores de 2021 na sua casa e em qualquer ambiente. Acesse aqui e descubra!

 

 

Aprenda como planejar a reforma

Artigo anterior

Como escolher o piso certo para o seu imóvel

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor