Casa e DecorDecoração

Como montar um espaço de estudos para as crianças em casa

0

Quando a pandemia do coronavírus nos forçou a encarar uma nova modalidade de vida, muitos pais precisaram lutar para fazer o ensino à distância acontecer. 

Nesse ano letivo, muitas escolas ainda estão vivendo o ensino remoto e a necessidade de adaptação ainda se faz presente. Para as crianças que farão o aprendizado à distância, talvez a melhor maneira dos pais apoiá-las é dando a elas um lugar dedicado para se concentrar em seus estudos em meio a todas as distrações em casa.

Nesse artigo vamos auxiliar mães e pais que estão se adaptando a rotina de estudos em casa a como montar o cantinho de estudos ideal, com aquilo que estiver ao seu alcance.

Pontuaremos os detalhes mais importantes porque queremos ajudar você a adaptar o espaço que possui da melhor forma possível, agregando novos itens ou mesmo aproveitando o que você já tem em casa mesmo.

Sabemos que a formação das crianças sempre foi responsabilidade tanto dos pais quanto da escola. E nesse momento específico em que estamos vivendo, a grande maioria das famílias não estava preparada para essa realidade e passa por dificuldades para manter a rotina de estudos das crianças interessante. 

Sabemos também que muitas famílias enfrentam obstáculos para conduzir o processo de aprendizagem através das atividades propostas pela escola sem a presença dos professores.

Aqui estão algumas das dicas mais importantes para você considerar para criar um espaço de aprendizagem para as crianças, agora que a sala de aula pode ser sua sala de estar, cozinha ou um home office que você precisa compartilhar. Continue a leitura para saber mais!

Escolhendo o local ideal

Reserve algum tempo para avaliar a melhor localização possível para o espaço de estudo do seu filho com base na idade, estilo de aprendizagem e, claro, a configuração da sua casa. Para crianças mais novas ou para aquelas que preferem ter muito apoio dos pais enquanto fazem as atividades, pode ser melhor organizar o espaço de estudo em algum lugar central de sua casa. 

É uma linha tênue entre um ambiente interativo e um que distrai, no entanto, certifique-se de ficar longe da TV ou de qualquer outra coisa que possa desviar a atenção das crianças dos trabalhos escolares. Opte por música de fundo ou silêncio durante a hora de estudo.

Por outro lado, um local mais privado e afastado é geralmente mais adequado para crianças mais velhas ou para aquelas que preferem estudar em um ambiente silencioso. Se você não tem um cômodo disponível em sua casa para usar como espaço de estudo dedicado, você pode tentar adicionar uma divisória de privacidade ou cortinas na sala de estar, sala de jantar ou no quarto da criança para ajudar a criar uma área exclusiva de trabalho escolar.

Se possível, o espaço de aprendizagem deve ser usado apenas para aprendizagem; isso inclui assistir às aulas, fazer lição de casa, estudar, por exemplo. Se isso não for possível e você usar um espaço compartilhado ou multiuso, faça o que puder para sinalizar para seu filho quando for a hora de aprender. 

Retire todos os outros materiais desse espaço, tenha o material de estudo da criança em mãos, mantenha-o organizado e certifique-se de que haja uma boa iluminação e sem distrações. Ter decorações que são usadas apenas durante o aprendizado também pode ajudar a sinalizar para seus filhos que é hora de aprender.

Se você tem mais de um filho e espaço limitado, organize o uso do espaço compartilhado por escala, dando a cada criança um cronograma para usar o espaço. Dê a cada uma delas uma caixa para organizar e guardar seus materiais de estudo. Elas podem pegar essas caixas e as deixar organizadas em um espaço que possam ter fácil alcance, conforme necessário.

Depois de estabelecer um espaço de aprendizagem para seus filhos, é hora de colaborar com eles para definir metas para o ano letivo e criar uma programação semanal de como usarão o espaço.

Não esqueça de certificar-se de que o espaço de aprendizagem tenha boa iluminação. Isso pode incluir luz natural de janelas ou luz de lâmpadas. Experimente uma combinação de luz suspensa e uma lâmpada de leitura ou de mesa que a criança possa apontar para os livros ou para a tela do computador. Isso ajudará a manter a criança atenta e relaxada.

Seja qual for o tipo de espaço de estudo que você escolher, o fator mais importante é garantir que a criança trabalhe no mesmo local todos os dias para ajudar a estabelecer uma rotina de aprendizado consistente.

Tenha um plano para a organização

Todos nós trabalhamos melhor em espaços arrumados, por isso é importante fazer um plano para manter o espaço de estudo do seu filho organizado. O tamanho certo da superfície de trabalho pode fazer uma grande diferença. Procure dar à criança um espaço adequado para se espalhar e trabalhar de forma eficaz, mas não tanto espaço extra que haja a tentação de acumular desordem.

Também pode ser útil ensinar a criança a manter itens essenciais, como livros, pastas e um estojo de lápis, em locais específicos para que ela saiba que cada item pertence a um determinado lugar.

Esse espaço de estudo também pode servir como um lugar para ajudar a organizar a programação. Se o espaço permitir, invista em um quadro branco ou quadro de cortiça e coloque a programação diária nele. 

Esse também pode ser um bom lugar para deixar notas de incentivo ou um esboço de metas diárias. É uma ótima maneira de ensinar a criança a gerenciar os deveres de casa e os prazos. Também pode ser útil ter um relógio por perto para que ela possa acompanhar a programação.

Durante as atividades, certifique-se de incluir tempo para intervalos, refeições e atividades físicas em sua programação. Exerça generosidade com o número de pausas curtas durante o período de aprendizagem, especialmente com crianças pequenas. Com as menores, você pode programar um horário que elas possam esperar passar com você e pedir que você as verifique.

Considere a ergonomia adequada

A ergonomia não é apenas uma consideração para os trabalhadores de escritório – o espaço também deve permitir que a criança se sente de uma forma confortável e apoiadora. Idealmente, a superfície de trabalho do espaço de estudo deve chegar à altura da cintura, permitindo que a criança descanse os braços e pulsos na superfície. Se a cadeira for muito baixa, considere o uso de uma almofada de assento para apoiá-la na altura ideal.

Se a criança não conseguir sentar-se confortavelmente ereta no encosto de uma cadeira, você pode usar um travesseiro ou um cobertor enrolado para apoio extra. Da mesma forma, se os pés não conseguirem alcançar o chão ao sentar na cadeira do estudo, use um apoio para os pés ou uma caixa para ajudar a sentar-se com os pés apoiados. Certifique-se de que a criança se sente a cerca de 45 a 75 centímetros da tela para minimizar o cansaço visual.

Nota: não recomendamos o uso da cama como espaço de aprendizagem; você não quer que seu filho ou filha adormeça no meio das aulas, não é mesmo? Além disso, fazer outras coisas além de dormir na cama pode causar problemas para adormecer e permanecer dormindo na hora de dormir.

Deixe seu filho personalizar o espaço

Quanto mais envolvida a criança estiver na personalização do espaço de estudo, maior será a probabilidade dela se sentir feliz e ansiosa para trabalhar lá. Deixe-a colocar obras de arte, plantas, fotos ou qualquer outra coisa significativa na decoração. 

Incentive-a a escolher diferentes elementos do espaço de estudo, como uma cadeira, e a escolher o material escolar que será usado. Personalizar o espaço de estudo ajudará a torná-lo mais convidativo e inspirador para a criança.

Um espaço para aprendizado

A educação é uma das necessidades básicas da vida. Uma criança só pode aprender efetivamente se tiver um local de estudo adequado. Certifique-se de fornecer aos seus filhos todo o conforto dentro dessa perspectiva de estudo. 

As luzes, a temperatura, a mesa de estudo e outras coisas semelhantes desempenham um papel decisivo no estabelecimento de uma atmosfera saudável e de aprendizado.

Um local de estudo deve estar livre de todas as distrações possíveis do mundo, para que a criança só possa pensar em estudar ao entrar na sala destinada a isso. Implemente essas ideias no espaço de estudo dos seus filhos e que ajudarão a obter resultados positivos.

Nós, da REDE UNE, esperamos que essas dicas tragam acolhida e ânimo para você. Nossa ideia foi propor soluções inteligentes para contribuir de forma prática a ajudar você e sua família a superar os desafios do dia a dia, com um espaço de estudos adequado e interessante para as crianças. 

Além dessas dicas, preparamos ideias inspiradoras no Pinterest. Clique aqui e veja que ideias sensacionais selecionamos para você.

Continue explorando nosso blog para outras dicas incríveis para você aplicar na sua casa. 

Aproveite a Restituição do Imposto de Renda para investir em imóveis

Artigo anterior

Como se tornar um corretor de Imóveis: passo a passo!

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor