Casa e DecorDecoração

Como fazer um porta-temperos para sua cozinha

0

Ervas e especiarias são uma maneira brilhante de adicionar sabor extra à comida, não é mesmo? Mas todos aqueles potinhos podem ocupar muito espaço. Então, por que não criar sua própria prateleira de temperos DIY (faça você mesmo)  para mantê-los organizados?

Não importa a metragem quadrada da sua cozinha, a quantidade perfeita de espaço para armazenamento e preparação parece sempre fora de alcance. Felizmente, poucas coisas liberam mais espaço que uma pequena organização.

Trabalhos em madeira não são um requisito, porque essas 10 ideias para armazenar especiarias incluem projetos simples de reaproveitamento, bem como soluções personalizadas, e todas elas possibilitam ótimos resultados.

Encontramos ótimos projetos para prateleiras de temperos. E há opções que qualquer pessoa pode construir, mesmo que você seja profissional na marcenaria ou iniciante do faça-você-mesmo.

Dê uma olhada e veja se uma dessas ideias aguça sua inspiração!

Potes e ímãs

Por que ocupar espaço na gaveta quando você pode pendurar seus temperos? Com ímãs colados em suas tampas, potes de comida para bebês, ou qualquer outro que possa ser adaptado, são suspensos em uma folha de metal montada na parte de baixo dos armários, mantendo seus temperos ao seu alcance, mas ainda totalmente fora do caminho.

Na geladeira

Transforme a frente de sua geladeira em uma prateleira de temperos. Basta esvaziar seus recipientes de especiarias em latas magnéticas e organizá-los na porta da geladeira para um resultado surpreendente. 

Tubos de ensaio

Cozinhar é uma ciência. Leve essa ideia para o próximo nível, organizando seus temperos em tubos de ensaio, um design que é simples, tanto na aparência quanto na construção. Basta fazer furos em uma ripa de madeira para acomodar seus tubos de ensaio e fixá-la na parede da cozinha. 

Em seguida, despeje seus temperos nos tubos de ensaio e cubra cada um com uma rolha. Uma outra opção é comprar tubos de plástico que são vendidos em casas de artigos para festas. O resultado é o mesmo.

Paletes refinados

Existe algo que não se possa fazer com um bom palete? Com um pouco de lixamento e colorido, você pode transformar um em uma prateleira de temperos DIY que é funcional e charmosa. Prenda pequenos ganchos para xícaras na parte inferior para armazenamento prático de colheres de medida e xícaras. Clique aqui para mais ideias usando esse tipo de material.

Transparências

Investir em potes com tampa transparente é uma ótima ideia para armazenar os porta-temperos em gavetas de forma inteligente. Rotule e organize seus potes – ou não. Nem vai importar. Você pode ver exatamente o que tem dentro no instante em que abrir a gaveta.

Um pequeno móvel

Se a sua cozinha é pequena, não há motivos para se preocupar com a falta de espaço para o porta-temperos. Um móvel pequeno e que você pode fazer em casa é a ideia ideal para organizar não só os temperos, mas também todas aquelas pequenas coisas que nunca tem lugar certo na sua cozinha. Aprenda a fazer um clicando aqui.

Ferro e madeira reciclada

Um outro móvel que pode ser feito com madeira de demolição, ou até mesmo de paletes, ganha um toque refinado com barras de ferro que servem de suporte para seus potinhos não caírem. Aqui o passo a passo de como fazer o seu sem errar!

Rodando sobre a mesa

Que tal uma ideia de um “móvel móvel” para o seu porta-temperos? Uma pequena caixa de madeira projetada para ficar sobre a mesa e que pode ser deslocada de um lado para o outro conforme for necessário. Excelente para o galheteiro e todos os outros temperos que são utilizados durante as refeições. A sua imaginação é quem manda e vai fazer você se divertir fazendo isso aqui.

Engradado de refrigerante

Um caixote vintage de madeira de refrigerantes, ou de cervejas, virado de lado na parede é uma ótima ideia para uma prateleira de especiarias DIY fácil. Os compartimentos de garrafa são do tamanho certo para colocar seus recipientes de temperos na horizontal. Lembre-se de colocar uma etiqueta no topo de cada frasco para que você possa ver facilmente o que precisa antes de puxar.

Gavetas

Está se desfazendo de um móvel com gavetas? Saiba que parte dele pode ser bastante útil para o seu projeto de porta-temperos. Gavetas podem ser transformadas em um lindo e útil móvel de parede para armazenar temperos e o que mais sua criatividade permitir. Veja essa dica e faça o seu!

DIY é com a gente!

Se você gostou dessas dicas, saiba que a Rede UNE está sempre empenhada em trazer dicas úteis para você e que facilitem o seu dia a dia. Aqui mesmo no nosso blog você encontra outros conteúdos como esse. Continue com a gente! Explore as ideias que separamos para você e faça você mesmo! Confirma mais inspirações também no Pinterest.

10 erros comuns na decoração

Artigo anterior

Como fazer seu jardim vertical na varanda

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor