Casa e DecorDecoração

Como fazer seu jardim vertical na varanda

0

Você já pensou em criar um jardim vertical em sua varanda? Não caia no equívoco de que um grande pátio é necessário para se ter um jardim. Se você precisa de mais qualidade de vida, sua varanda, ou sacada, pode ser o lugar perfeito para começar. 

Inclusive, se você ler esse artigo aqui, irá saber quantas coisas maravilhosas você pode fazer nesse espaço. Para ajudar você, ainda mais, na inspiração, vamos explorar o que você precisa saber para fazer um jardim vertical no seu apartamento.

De opções de bricolagem a kits comprados, fazer um jardim vertical pode variar de simples a complexo. Tudo dependerá da sua imaginação e do que você tem disponível. 

Se tem acesso à luz do sol, ao mesmo tempo que o local pode proteger as plantas de chuvas e ventos, se há espaço disponível nas paredes e se há uma ideia do que deseja plantar, então você tem tudo o que precisa para começar. 

Fazendo um jardim vertical

Para fazer um jardim vertical em uma varanda, você precisa garantir que sua varanda seja um ambiente adequado para um jardim, você determina quais são as melhores plantas e escolhe um design que agrada a você.

Usando um mínimo de esforço com um máximo de retorno, você pode fazer um lindo jardim vertical. Não importam quais suas escolhas, o resultado é o mesmo – uma bela vegetação acessível.

Não esqueça de verificar se as normas do condomínio permitem que você possa fazer esse investimento. Você não irá querer surpresas desagradáveis no meio do caminho, certo?

A sua varanda é adequada para um jardim vertical?

A primeira coisa a considerar antes de pesquisar o que cultivar em seu jardim vertical é se sua varanda é ou não um ambiente adequado. Existem algumas outras características necessárias para que suas plantas cresçam, independentemente do espaço. Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar.

Acesso à luz solar

A quantidade de luz solar de que sua planta precisa depende do tipo e da espécie. Algumas plantas prosperam sob a luz solar direta, enquanto outras florescem na sombra. É importante considerar a quantidade de luz solar que sua varanda recebe diariamente e se suas plantas precisam estar voltadas para o leste ou oeste.

Proteção contra a força da natureza

Chuva, granizo, ventos e sol – antes de começar seu jardim vertical, considere se suas plantas serão capazes de enfrentar as forças da natureza. Se você achar que sua varanda recebe muito vento, suas plantas serão afetadas.

Existem certas espécies de plantas que são delicadas e não sobrevivem a temperaturas extremas. Considere isso na hora de escolher suas plantas.

Trabalhando com vasinhos

Uma vez que você não plantará diretamente no solo, é importante levar em consideração o tamanho da raiz, bem como o tamanho da planta. Algumas plantas podem crescer bastante e podem ficar grandes demais para o recipiente. Certifique-se de que as plantas escolhidas cresçam apenas o suficiente para os vasos que você escolher.

Espaço limitado

Dependendo do tamanho do jardim que você procura, você precisará pensar no espaço necessário. Sua varanda deve ter espaço suficiente para montar um jardim vertical, bem como ter espaço suficiente para você acessar o jardim para cultivá-lo e mantê-lo.

Para onde vai a água?

Você precisa estar atento ao possível escoamento de água devido à irrigação e como isso afetará seus vizinhos na varanda abaixo. Além disso, lembre-se de que as plantas no topo de seu jardim vertical secarão mais rápido, enquanto as plantas na parte inferior receberão a maior parte do escoamento de água. Há também opções para plantio hidropônico ou aeropônico que substituem o uso de terra. Saiba mais aqui.

Regras de construção

Mais uma vez, porque nunca é demais lembrar. Alguns condomínios restringem o uso de jardins verticais ou podem ter regras que os restrinjam. Certifique-se de fazer sua pesquisa e de ter permissão antes de montar um jardim vertical em sua varanda/sacada.

Animais de estimação

Se você tem animais de estimação que frequentam sua varanda, eles podem mostrar interesse em permanecer por lá. Um jardim vertical elevado pode desencorajar os animais de estimação de cavar em suas plantas.

Pragas

Pragas podem ser um problema, dependendo da localização da sua varanda. Se você estiver no térreo, pragas podem acessar facilmente sua varanda. Se você mora no último andar de um prédio alto, os insetos terão mais dificuldade em alcançar seu jardim. Uma ótima dica é investir em plantas que atuam como repelentes naturais de insetos, como a calêndula ou a citronela.

Ideias e planos para o design

Há muitos kits e materiais de jardim vertical DIY e outros prontos para uso, totalmente disponíveis. A maioria é fácil de montar e versátil. Veja!

Jardim vertical de paletes

Os jardins verticais feitos de paletes são as opções de bricolagem mais populares atualmente. Geralmente são fáceis de obter e, muitas vezes, gratuitos! Certifique-se de que o palete que você escolheu está livre de produtos químicos. 

Se você está procurando mais ideias sobre paletes ou precisa de informações detalhadas sobre como criar um jardim vertical usando esse material, confira essas dicas aqui e aqui

Vasos de plantio

Tente montar vasos de plantio em um palete ou empilhar vasos de tamanhos variados para fazer um lindo jardim vertical em sua varanda.

Jardim Suspenso

Você pode fazer um jardim suspenso vertical com calhas de PVC. Usando cabos de aço, calhas de chuva e grampos, você monta e anexa as calhas para criar um lindo jardim em sua varanda. Saiba mais sobre esse jardim clicando aqui, e sobre jardim em PVC nesses links aqui e aqui.

O que você pode cultivar em um jardim vertical em uma varanda?

Há muitas opções de cultivo em um jardim vertical. Há uma variedade de flores, plantas e comestíveis que você pode ter em seu apartamento ao alcance de suas mãos. Nós separamos algumas que podem surpreender você. 

Comestíveis

Dependendo do tamanho do seu espaço e quanto tempo você está disposto a esperar para colher os frutos do seu trabalho.

Kiwi

O cultivo de kiwi pode ser feito com relativa facilidade em um jardim vertical e algumas espécies podem sobreviver a baixas temperaturas. Pode demorar alguns anos até que você possa colher a fruta, mas as vinhas serão lindas de se ver no processo.

Groselhas

Se você está procurando por algo que seja fácil de cultivar em recipientes contra a parede, as groselhas são uma ótima escolha. Elas são relativamente fáceis de criar e manter.

Vegetais

As possibilidades para hortaliças verticais variam de ervilhas a tomates. Culturas como feijão e ervilha crescem verticalmente com facilidade e naturalmente, enquanto plantas como tomate e pepino provavelmente precisarão ser amarradas a uma treliça para suporte.

Horta

Você pode cultivar sua própria horta no seu jardim vertical e ter em casa elementos sempre fresquinhos para temperar as refeições. Ervas como salsa, manjericão e alecrim, por exemplo, não precisam de muita manutenção e são um alimento básico na cozinha. Fáceis de cultivar e manter, esse tipo de plantio além de bonito é prático e econômico.

Nós temos um artigo incrível sobre esse assunto aqui mesmo, no nosso blog, clique para saber mais. 

Não-comestíveis

Se você deseja adicionar um pouco de beleza à sua varanda, há uma variedade de plantas para escolher. Algumas variedades resistentes são:

Samambaias

Populares nos jardins verticais, elas crescem para baixo, sendo uma ótima opção para o topo ou para parte de baixo, depende do espaço que você dispõe e da sua imaginação.

Bromélias

Graças às raízes superficiais, essas plantas requerem pouco espaço.

Suculentas

Essas plantas são altamente adaptáveis, tornando-as as favoritas em jardins verticais.

Begônias

Para quem gosta de plantas penduradas, as begônias são uma ótima opção.

Íris

Essas lindas flores crescem na sombra ou na luz forte.

Orquídeas

Favoritas em jardins verticais que recebem luz forte, mas sem luz solar direta.

Por falar em plantas, nós temos dicas incríveis e úteis sobre algumas delas, específicas para apartamento. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

Conte com a gente!

Gostou das nossas dicas? Aqui na UNE nosso foco é o seu bem-estar, por isso estamos sempre motivados e empenhados na busca por opções que façam com que você se sinta confortável no seu lar. 

Portanto, conte com a gente! Se você quiser mais dicas como essa, continue explorando os materiais incríveis que temos no nosso blog. Confira!

Como fazer um porta-temperos para sua cozinha

Artigo anterior

Por que comprar sua casa de campo

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor