Casa e Decor

Como fazer a sua horta de cozinha DIY

0

Já pensou na praticidade de ter uma horta ao alcance de suas mãos? “Puxa! Mas meu apartamento é tão pequeno…” Deixa a gente te contar: isso não é um problema! Existem opções para quem quer ter uma hortinha em casa, por menor que seja o apartamento, e nós queremos te mostrar isso.

Acredite ou não, não é impossível cultivar sua própria horta em casa. Tudo o que é necessário é um pouco de paciência e táticas inteligentes para obter o máximo do espaço que você dispõe. 

Siga essas dicas e truques para planejar a horta dos seus sonhos que reunimos para você. Vamos lá?

Desenvolva um plano prático

O primeiro passo para cultivar uma horta saudável é delimitar exatamente onde você deseja que os canteiros fiquem. Considere o tamanho, a forma e a localização do espaço em que você pretende desenvolver sua horta para descobrir a melhor configuração para você. Lembre-se de que ele sempre pode ser alterado com o tempo, se necessário.

Prepare um solo fértil

Construir o solo é o fator mais importante para aumentar a produtividade da sua horta. Um solo rico organicamente estimula o crescimento de raízes saudáveis e extensas, capazes de alcançar mais nutrientes e água. O resultado: crescimento extra-exuberante e extra-produtivo acima do solo.

O que você precisa para essa horta mais simples?

Se você tem um peitoril de janela que recebe luz solar consistente, ótimo! Essa é provavelmente a coisa mais importante de que você precisa. Não precisa ser um grande peitoril de janela, apenas grande o suficiente para acomodar alguns copos.

Se você tem um peitoril de janela, mas não recebe luz solar consistente, você precisará de uma pequena luz de crescimento. Luzes de cultivo simples e pequenas são muito baratas. 

Se você não tem um peitoril de janela, você vai precisar de algum espaço na casa em que haja luz solar. Algum lugar em seu apartamento que tenha cerca de 10 a 15 centímetros de largura e talvez 60 centímetros de comprimento. Uma mesa lateral é perfeita para isso, ou talvez uma prateleira em alguma parede.

Você vai precisar de alguns copos plásticos. Um copo de plástico é perfeito para isso. Você também vai precisar furá-los no fundo com ajuda de uma faca ou prego, por exemplo.

Você vai precisar de um pouco de papel alumínio. A folha de alumínio formará uma tigela rasa sob as plantas que coletará água extra que possa vazar. Você também pode usar pires, se preferir.

Você vai precisar de algumas sementes. Falaremos mais sobre isso em breve, mas você pode obter as sementes de que precisa em qualquer loja de jardinagem ou encomendá-las online.

Você vai precisar de solo fertilizado. Você pode querer comprar um pequeno saco de terra para vasos se quiser grandes resultados imediatamente. Você também pode fazer o pedido online. 

No entanto, se você tiver acesso a solo em algum lugar do lado de fora da casa, basta encher uma tigela ou outro recipiente grande com ele e você terá o que precisa.

Um pouco de cascalho ou alguns amendoins, embora não sejam essenciais, ajudam na drenagem do solo, garantindo que suas plantas não inundem com água.

O que você pode cultivar nessa hortinha?

Dado o tamanho e a profundidade do solo que você conseguirá encaixar em um copo pense em cultivar pequenas coisas. As ervas funcionam muito bem, assim como os pequenos vegetais de raiz (como pequenas cenouras ou nabos, entendendo que você obterá resultados do tamanho de uma “cenoura bebê”). Você também pode cultivar uma quantidade muito pequena de alface por copo.

Para esse tipo de horta, o mais recomendável são as ervas. Você pode cultivar todos os tipos de ervas frescas neste tipo de horta, cortando-as e usando-as conforme necessário.

Portanto, comece se perguntando que tipo de ervas você gosta em sua alimentação. Manjericão? Orégano? Coentro? Cebolinha? Quais sabores você realmente gosta? Você deve começar com ervas que realmente goste em sua comida.

Por exemplo, se você gosta de purê de batata com creme de leite e cebolinha, cultive cebolinha. Se você adora fazer macarrão com tomate e manjericão, cultive manjericão. Se você gosta de salmão com molho de endro, plante endro. 

Concentre-se nos sabores que mais lhe agradam. Depois de decidir o que cultivar, é só encomendar as sementes online ou comprá-las em uma loja local. 

Tipos de horta para apartamento

O tamanho não importa. Garantimos que em algum lugar da sua casa você tem um espacinho perfeito para sua horta.

Aqui nós queremos te mostrar quatro tipos de horta que podem servir de inspiração. Clique sobre o título e veja como é simples:

Horta vertical com cano de PVC 

Como fazer um jardim ou horta vertical na parede externa do seu apartamento de forma muito fácil usando canos de PVC.

Horta vertical usando pallets 

Dicas simples para construir sua horta vertical usando pallets. Se você tem uma parede iluminada na sacada essa é uma boa dica!

Horta na janela

Se pode floreira, então pode horta. Aqui você aprende como fazer sua hortinha na janela, caso não tenha nenhum outro espaço.

Prateleira suspensa

Como fazer sua prateleira suspensa de maneira simples e com resultado incrível!

Veja algumas dicas sobre como começar sua própria horta

  • Você vai precisar de algum espaço para trabalhar e que possa sujar um pouco. Provavelmente será a mesa da cozinha, então certifique-se de que ela esteja disponível para isso, já que você dedicará algum tempo a sua horta.
  • Em cada copo, se não usar vasinhos, faça alguns furos minúsculos no fundo. Não precisa ser grande, apenas o suficiente para que a água flua.
  • Coloque uma pequena quantidade de cascalho, isopor ou alguns amendoins no fundo do copo. Se você estiver usando amendoim, quebre-os ao meio. 
  • Se você tiver um jornal, corte um círculo um pouco mais largo que o topo do copo e coloque-o em cima do isopor e do cascalho.
  • Encha o copo com terra, até um pouco abaixo do topo do copo, cerca de dois dedos. 
  • Nesse copo, plante suas sementes de acordo com as instruções do pacote. Guarde-os para futuras consultas. Não esqueça de identificar cada vasinho com o nome do que está sendo plantado. 
  • Depois de preparar todos os seus copos, pegue uma folha de dupla camada de papel alumínio e faça uma pequena “tigela” com eles, longa e larga o suficiente para conter todos os copos. A melhor maneira de fazer isso é colocar o papel alumínio no local onde pretende colocar esses seus vasinhos, coloque-os em cima do papel alumínio e dobre-o. 
  • Você deve dobrar as bordas do papel alumínio ao redor dos copos, cobrindo grande parte do lado de fora. Isso criará uma “tigela” ao redor do fundo dos vasos. O objetivo dessa “tigela” é coletar temporariamente qualquer excesso de água quando você regar suas plantas, o que você precisará fazer ocasionalmente.
  • Se você precisa de uma lâmpada de cultivo, instale-a, com a luz sobre as plantas, cerca de 12 horas por dia. Ligue-a no início do dia e desligue-a à noite.

Mantendo sua horta

Você precisará regar as plantas ocasionalmente – para começar, tente fazer isso a cada dois ou três dias. Siga as instruções do pacote de cada semente, se tiver dúvidas faça uma pesquisa online sobre a erva específica que você está cultivando. Se a superfície do solo parecer seca, coloque um pouco de água. 

Tente evitar o excesso de água – se você vir água acumulada na superfície ou se acumulando na “tigela” de papel alumínio, sinal que foi demais. Se houver muita água na folha, retire-a.

Se você coletou solo de fora, pode ser que haja algumas ervas daninhas – geralmente apenas grama. Retire tudo o que não seja as ervas que você deseja cultivar. Em uma ou duas semanas, você verá pequenas plantas emergindo da maioria das sementes que plantou. Siga as orientações do verso do pacote de sementes para saber como diluir aquela erva específica.

Suas plantas também precisarão de alimento – Um fertilizante muito prático pode ser feito com restos de vegetais, misturando-os com água até que seja basicamente um caldo de vegetais e usando isso para regar suas plantas. 

Você pode complementar isso guardando cascas de ovo, limpando-as bem e deixando-as secar. Em seguida, coloque essas conchas em um saco plástico Ziploc e esmague-as até virar pó. Isso pode ser feito no liquidificador. Uma dica é torrar essas cascas no forno antes de triturá-las. 

Coloque uma pequena quantidade desse pó em cada copo, cerca de uma colher de chá, e espalhe bem. Você não precisa fazer isso com muita frequência, talvez uma vez a cada dois ou três meses.

Se parecer que suas plantas não estão crescendo bem, elas podem precisar de algum fertilizante real além das sugestões acima. Se elas parecerem enrugadas ou pálidas, compre fertilizante e siga as instruções do rótulo.

Quando elas parecerem estar crescendo bem, pesquise o tipo de ervas que você possui e determine quando é o momento de colher esse tipo de erva e como fazê-lo. Muitas ervas podem ser colhidas parcialmente e continuarão a crescer e produzir mais por um longo tempo, contanto que você continue regando e fertilizando.

Com certeza essas dicas são  fáceis e infalíveis para mergulhar no mundo das hortaliças. Não importa onde você more!

Requer muito pouco em termos de suprimentos e tempo – a parte inicial é a única que consome mais tempo. Uma vez que suas ervas estão crescendo, elas só requerem um pouco de água, ocasionalmente e, talvez, um pouco de comida e remoção de ervas daninhas. 

Em seu apartamento, é bem provável que seu cultivo esteja livre de pragas e doenças. É um local seguro para sua horta.

À medida que crescem, você se encontrará com um suprimento constante de ervas frescas incrivelmente saborosas que você pode usar em todos os tipos de pratos. 

Nós da Rede UNE estamos torcendo para que você aproveite ao máximo cada cantinho da sua casa de maneira saudável e útil. Por isso nos empenhamos em trazer até você conteúdos de qualidade e que sirvam para facilitar o seu dia a dia.

Entre em contato conosco e desfrute de todo conteúdo que dispomos aqui na página.

Decoração Montessoriana

Artigo anterior

E-book – Saiba como negociar imóveis com as diferentes gerações de consumidores

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor