Casa e DecorDecoraçãoImóveis

Como escolher as plantas para decorar ambientes internos

0

As plantinhas são grandes aliadas para manter o bem estar, transformando ambientes e proporcionando diversos benefícios à saúde física e mental.

Um dos benefícios de ter plantinhas dentro de casa é que elas ajudam a umidificar o ar tornando o ambiente mais purificado, além disso são excelentes peças para decoração.

Nada como ter um espaço aconchegante em casa, melhor ainda se puder usufruir de coisas naturais que além de deixar o ambiente mais gostoso ajudam a contribuir para a saúde e bem estar. 

Você sabia que existem plantas indicadas para cada cantinho da sua casa? 

Sim! De acordo com o ambiente para combinar com a decoração e também para direcionar melhor suas propriedades com a funcionalidade do cômodo. A seguir separamos algumas dicas. Continue com a gente!

Sugestões de plantas para o quarto

Na hora de escolher as plantinhas para o quarto devemos considerar que o quarto é onde dormimos e que o nosso sono interfere diretamente no nosso bem estar.

Por isso são indicadas plantinhas cujas propriedades são relaxantes e calmantes. Não poderíamos deixar de citar a lavanda e o lírio da paz, por exemplo. A seguir explicamos melhor sobre cada uma delas.

Lavanda

Associada a cura e à calma, é muito indicada para relaxamento, seu aroma confere um cheiro floral e doce e pode ser cultivado em vasos pequenos. Necessita de muita luz natural então é necessário que fique perto de uma janela ou sacada.

Lírio da paz

Conhecido por ser um purificador natural, é de fácil cultivo e precisa ficar em ambientes com pouca luz, ideal para quartos com janelas pequenas. Além disso, é uma planta linda que vai dar aquele toque especial na estética do quarto.

Curiosidade

As plantas consomem oxigênio à noite e liberam o gás carbônico, mas fique tranquilo que é em quantidades mínimas onde não há possibilidade de prejudicar seu bem estar.

Então pode aderir sem medo!

Plantas indicadas para a sala

A sala é um ambiente onde reunimos a família e recebemos as pessoas, é essencial ter plantinhas para filtrar a energia e o ar já que costuma ser o ambiente mais movimentado de uma casa.

Para sala temos 3 opções de ouro! Samambaia, suculentas e árvore da felicidade.

Samambaia

Destaca-se em vaso suspenso já que suas folhas tem um caimento e os ramos são volumosos trazendo um charme para o ambiente. É de uma textura incrível e sua cor é verde clara. Gosta de meia luz, inimiga do vento pois ele acaba queimando suas folhas. 

Suculentas

São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas. Bastante fáceis de cuidar pois tais características permitem o armazenamento de água por períodos prolongados fazendo com que você não precise se preocupar diariamente com isso.

Árvore da felicidade

De folhas verdes escuras e delicadas, aceita sol pleno e fica muito viçosa se bem iluminada. Acredita-se que a sua presença traz prosperidade e harmonia para a casa. Detalhe importante é que não tolera fumaça de cigarro, ar condicionado ou vento em excesso.

Agora que você já sabe algumas opções de plantinhas para sala, que tal pôr em prática e usufruir dessas dicas para deixar sua sala ainda mais aconchegante? 

Opções de plantas para cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais preciosos da casa, pois é lá que são preparadas as refeições da família, por isso deve-se escolher cuidadosamente o que vai ficar nesse cômodo.  

Apresentamos a seguir algumas opções interessantes de plantas para ter na sua cozinha. Temperos e plantinhas de proteção são uma boa pedida.

Manjericão

Nada como ter um tempero em mãos na hora de preparar aquele prato especial para a família. O manjericão é usado em diversos pratos, é possível que seja cultivado em vasos desde que tenha muita iluminação natural e a terra esteja sempre úmida.

Alecrim

Outra erva de aroma forte e marcante, além das suas funções para temperar, acredita-se que é a erva da alegria, com isso costuma trazer para o ambiente em que tiver sua presença, felicidade.

Espada de São Jorge

A espada de São Jorge é uma das plantas mais populares, se ajusta fácil em qualquer cômodo e não gosta de muita água. Tem muitas crenças referentes a ela e uma delas é de que sua presença traz proteção para o lar.

Plantinhas para o banheiro 

Muitas vezes a decoração do banheiro não recebe tanta atenção quanto a outros espaços da casa, mas não precisa ser assim.

Quando falamos em plantinhas para o banheiro precisamos levar em conta algumas considerações como o espaço que é reduzido e a luminosidade.

A seguir temos algumas sugestões de plantas que podem ajudar a deixar esse cômodo mais aconchegante.

Aloe vera (babosa)

É uma excelente opção para se ter no banheiro já que ela não precisa de muita luz e nem muita água, ela absorve o vapor que sai da água do banho e por isso pode ser regada apenas a cada 3 dias.

Outra opção interessante para o ambiente é dinheiro em penca devido a sua capacidade de se adaptar em lugares com luz parcial e gostar muito de umidade.

Peperômia

Existem diversas variedades de peperômia incluindo opções menores que são ótimas opções para banheiros pequenos. Ela precisa de pouca água e luz indireta, por isso acaba sendo uma opção ideal para se ter nesse cômodo.  

Ao longo do texto percebemos que existem diversas opções de plantas para cada cômodo da casa, seja para decoração ou para filtrar energias, as plantinhas são nossas grandes aliadas em termos de saúde.

Se você quiser saber mais, acesse também 12 ideias para decorar seu lar e fique por dentro!

O que é um consórcio e quando ele é indicado

Artigo anterior

5 [+2] Dicas para simplificar reforma

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor