Geral

Como aproveitar o tempo com as crianças na quarentena

0

A quarentena ainda segue em muitas localidades, afinal de contas a Pandemia é real e já sabemos que a melhor estratégia de prevenção é realmente o isolamento social. Logo, muitas famílias estão juntas em casa nestes dias, o que já é bastante desafiador, mas com crianças em casa pode ser mais ainda.

Foi pensando nisso que fizemos este texto com algumas dicas de atividades para preencher o tempo deles e também aproveitar uma maior integração com toda a família, construindo momentos de conexão com os pequenos, que com toda a certeza ficarão marcados para sempre na memória. Confira as nossas dicas nos tópicos abaixo!

1 – Horta Feliz, cuidando de vocês e do planeta

Peça ajuda das crianças para fazer uma horta em casa (ou no apartamento mesmo), isso pode ser muito divertido, além de garantir algum contato com a natureza independente do confinamento.

É também uma forma de incentivá-los ao consumo consciente e a ter uma alimentação mais saudável e orgânica, levando em conta que o que vocês plantarem será livre de agrotóxicos, e ainda estarão economizando com a feira e o mercado no final das contas.

Entre os principais benefícios desta atividade para as crianças estão:

  • conhecer a origem dos alimentos e o seu desenvolvimento;
  • promover o desenvolvimento motor e sensorial em contato com as plantas;
  • equilibrar o uso de eletrônicos e o contato com a natureza ( importante em um tempo onde eles já nascem na era digital e se relacionam com eletrônicos com a maior naturalidade – o que pode ser prejudicial para saúde caso não haja limites);
  • estimular o trabalho em equipe e a integração entre os membros da família.

Ter uma horta em casa e envolver as crianças em seus cuidados é uma maneira riquíssima de aprendizado e conexão com os ciclos da natureza, desenvolvimento humano e social. O cuidado com as plantinhas resulta em uma importante relação afetuosa com elas e o entendimento da necessidade de cuidarmos do meio ambiente – o primeiro passo para a construção efetiva e permanente de hábitos sustentáveis.

E não se preocupe com o espaço, existem várias maneiras de adaptar a sua horta ao espaço que você possui. Encontramos um guia completo sobre como ter a sua horta em casa, o que plantar e como cultivar e cuidar das hortaliças: clique aqui. Lá você também encontra algumas imagens com exemplos de hortas em diferentes tamanhos e recursos.

2 – Mão na massa: receitas fáceis e práticas na cozinha

Seguindo na ideia de construir uma conexão saudável com o alimento, levar as crianças para a cozinha pode ser também uma experiência rica em aprendizados e diversão! Ao participar da preparação dos alimentos, elas vêem a comida de uma nova forma e tendem a aceitar uma maior variedade, o que pode ser extremamente benéfico para sua alimentação.

Confira mais alguns benefícios:

  • desenvolver noções de matemática ao contar os ingredientes, conhecer quantidades, formas e volumes;
  • aprender sobre a importância da higiene para a saúde ao lavar as mãos, higienizar legumes e frutas, assim como lavar utensílios;
  • desenvolvimento sensorial e da coordenação motora;
  • exercitar a memória no processo de produção do alimento;
  • e ensina paciência, pois preparando sua própria comida, a criança vai entender que cada coisa tem seu tempo, e que é necessário esperar para alcançar o que ela deseja.

Enquanto cozinham, vocês podem conversar sobre a origem daquele ingrediente, a história das receitas, as diferenças regionais e muito mais, desvendando novas culturas! A comida conta histórias, inclusive, você deve ter algumas boas histórias dos pratos que sua avó fazia na sua infância, por exemplo, e que os pequenos vão adorar saber.

3 – DYE Kids: brinquedos fabricados em casa

Crianças adoram aprender a construir coisas novas, com muita imaginação! Então que tal fugir um pouco dos eletrônicos e propor para os seus filhos que eles façam os próprios brinquedos? Pode ser uma ótima oportunidade para que você apresente algumas brincadeiras do seu tempo, como jogar amarelinha, futebol de botão ou fazer pés de lata, por exemplo.

E não pense que para isso você precisará sair para comprar muitas coisas, porque existe uma gama gigante de ideias a partir de materiais recicláveis na internet, que você provavelmente já vai ter em casa mesmo. Achamos uma lista bacana com alguns exemplos e tutoriais para inspirar vocês, confira clicando aqui.

Aproveitem este tempo em casa para construir boas memórias em família

Como você viu até aqui, buscamos opções de atividades que realmente proporcionem um momento de integração entre pais e filhos, que estimulem o trabalho em equipe ao dividir tarefas e assumir responsabilidades, além de entrar em contato com diferentes sensações que tornam tudo mais encantador!

Estando em isolamento social é natural que as atividades online estejam um tanto em alta, e as opções de entretenimento são intermináveis. Sobretudo, é importante trazer outras experiências que promovam a interação entre as pessoas e o meio em que vivem. Ajudar nas tarefas domésticas, regar as plantas e alimentar os animais da casa saem um pouco do lúdico mas também são uma boa pedida.

Para tornar os dias mais animados, você pode criar uma playlist colaborativa entre a família com aquelas músicas boas de cantar no chuveiro ou no carro, e colocar pra tocar em momentos de descontração: vale cantar junto e dançar pra valer! 

Não esqueça que manter a hidratação, o corpo em movimento e ações que proporcionem a saúde mental, são aspectos fundamentais para manter a imunidade fortalecida e a rotina mais alegre. Continuamos em casa, cuidando uns dos outros e preservando a saúde de todos! Estamos juntos! 

 

E-book – Retomada do mercado imobiliário: saiba como aproveitar o momento

Artigo anterior

O imóvel como moeda forte e a preservação do seu patrimônio

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Geral