Casa e DecorReforma

Cinco cuidados que você deve ter ao reformar o banheiro

0

Reformar um banheiro é um dos projetos mais típicos em uma casa. Se você está se preparando para reformar ou projetar um banheiro, certifique-se de que você está fazendo a coisa certa.

Assumir esse projeto pode ser empolgante e assustador. Por mais divertido que seja sonhar com um novo design, você também pode ter que tomar dezenas de decisões. Isso pode resultar em erros comuns que podem ser facilmente evitados se houver conhecimento.

Por isso, preparamos para você cinco dicas importantes sobre os cuidados que você deve ter na hora de reformar. Acompanhe com a gente!

  1. Planeje o que quer fazer

O primeiro passo para qualquer projeto de reforma é planejar exatamente o que você quer e o que não quer no banheiro. Parece uma tarefa simples, mas existem inúmeros dilemas que devemos enfrentar. 

Planejamento é tudo! Ao invés de descobrir as necessidades específicas do seu banheiro depois de já ter arrancado o vaso sanitário, faça um plano que leve em consideração medidas precisas, custo previsto, todos os materiais e seu próprio gosto pessoal. Calcule quanto tem disponível para investir e decida o estilo que irá adotar. 

E, claro, conte com a experiência de profissionais competentes para realização de uma obra tão importante.

  1. Considere o espaço disponível

Normalmente temos um espaço limitado no banheiro e são essas limitações de espaço que irão, inevitavelmente, ajudar a definir que tipo de acessórios são mais adequados às necessidades. Pense a longo prazo, especialmente se tiver filhos em casa.

Deixe a decoração para depois e pense primeiro no layout e no espaçamento. Se você está derrubando paredes e movendo acessórios de encanamento, será imprescindível  ter certeza de que o novo layout cabe no espaço e que a colocação de acessórios e móveis permite o uso confortável.

Aqui entram também a escolha do chuveiro pias e torneiras. Pense nos tubos e conexões utilizados para não errar na escolha.

  1. Defina o estilo antes de especificar os materiais desejados

Se você conseguir definir o estilo que quer para o seu banheiro, terá dado um primeiro passo para descartar muitas das opções disponíveis. Tente definir uma linha de estilo antes de começar as compras.

A escolha de um estilo determinará em grande medida os materiais dos diferentes revestimentos, bem como os móveis e acessórios.  A variedade de acabamentos e possibilidades é enorme e você pode se perder se não tiver ideias claras e bem específicas.

Para evitar pisos, paredes ou móveis empenados ou mofados, você deve escolher materiais projetados especificamente para o banheiro. Quando você está gastando muito dinheiro para refazer seu espaço, é importante saber desses detalhes antes de investir.

  1. Acerte na iluminação

Em primeiro lugar, devemos considerar essa uma das melhores maneiras de fazer um banheiro parecer mais espaçoso, especialmente se combinada com um grande espelho. Em segundo lugar, propomos que se tenha pelo menos três cenários de iluminação no banheiro. 

Tradicionalmente, temos dois básicos: um geral e outro focado na área do espelho, muito útil para maquiagem, pentear, barbear ou outras tarefas que exijam maior precisão. 

O terceiro cenário de iluminação que propomos como essencial é uma luz ambiente mais fraca. Um espelho retroiluminado, ou perfis iluminados de móveis, ou outros acessórios fornecem luz adequada se você tiver de ir ao banheiro no meio da noite ou simplesmente quiser tomar um banho mais relaxado.

  1. Escolha de cores e revestimento

A cor do banheiro influenciará na definição do acabamento desejado. Os tons cromáticos terrosos ou pedregosos são indicados. O piso e os revestimentos cerâmicos terão maior impacto na cor temática do banheiro.

Lembre-se de pensar em um acabamento que se adapte a um ambiente quente e cheio de vapor, ou então a pintura irá descascar em pouco tempo. Procure por tintas resistentes à umidade ou versões produzidas especificamente para banheiros que são antimofo.

Na hora de escolher o piso opte por aqueles antiderrapantes e evite os com brilho (que costumam ser mais escorregadios). De modo geral, os revestimentos rochosos são mais indicados do que os feitos com derivados de argila.

Rede UNE

Esperamos que essas dicas ajudem você a se organizar antes de reformar seu banheiro e também a preparar um bom resumo do que você precisa, para que sirva como um guia para avaliar as suas reais necessidades e preferências.

Continue com a gente, acessando outros materiais, como esse que você acabou de ler, aqui no nosso blog. Nosso objetivo é facilitar a sua vida com dicas que sejam úteis para os seus projetos.

Ambientes integrados: tudo o que você precisa saber sobre eles!

Artigo anterior

Como preparar e adaptar as crianças à mudança de casa Parte I – Planejando a mudança

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor