Casa e DecorDecoração

Canto alemão: o que é e como usar na sua casa (+tutorial DIY)

0

Existe um canto vazio em sua casa que continua chamando sua atenção porque parece um espaço que está vazio e pode ser bem aproveitado? E você não tem certeza do que fazer com o espaço ou como proceder para preenchê-lo? 

Talvez seja um canto com ângulos estranhos onde a maioria dos móveis não caberia ou um espaço abaixo de uma janela da qual você não deseja obstruir a entrada de luz. Esses recantos não utilizados podem ser transformados em belos espaços com apenas um pouco de criatividade e atenção.

Conhecida por otimizar espaços, a mesa de canto alemão se tornou uma tendência na decoração de pequenos apartamentos. Composta por uma mesa de jantar acompanhada por um sofá de canto encostado na parede, normalmente em L, e cadeiras, esse belíssimo conjunto traz charme e funcionalidade a qualquer espaço que preencha. A vantagem é que ocupa menos assento contra a parede, poupando a área de circulação de que as cadeiras precisam. 

Quer saber mais sobre essa bonita mobília? Prossiga a leitura e veja as dicas que preparamos para você se inspirar e ter na sua casa um canto alemão que seja a sua cara!

Como decidir o local ideal para o canto alemão?

É muito importante estudar o local para que não haja erros ao inserir a composição. Isso se deve à escolha do sofá que deve acompanhar o tamanho da mesa para que o visual seja agradável e confortável, por isso opte por móveis com dimensões semelhantes.

Se você procura uma proposta funcional e decorativa para a residência e quer arriscar você mesmo fazer, a melhor alternativa é ter um bom projeto em mãos, pois isso sempre facilita na hora da execução. Nesse vídeo você encontra dicas excelentes para um modelo de canto alemão bastante útil. Clique aqui e veja!

Outra opção é escolher entre os conjuntos de cantos alemães já prontos, que são vendidos no mercado com preços variados. Se você quiser se inspirar mais com essa ideia, fique de olho em nossa galeria no Pinterest e confira as últimas novidades dessa tendência.

São tantas as utilidades que fica tentador usar todas, por exemplo: para apartamentos pequenos, o canto alemão pode ser feito perto da bancada da cozinha; já se utilizar na sala, priorize o conforto e invista em almofadas grandes e confortáveis; também vale a pena investir no canto alemão ao lado do projeto da cozinha americana. São inúmeras formas e ideias para usar seu canto alemão, clique aqui e veja outras.

Como pode ser o canto alemão?

Seu conjunto de mesa de jantar de canto pode ser elegante, tradicional, étnico ou rústico. Ele pode incorporar uma mesa de jantar de tamanho normal ou maior, ou pode incluir um conjunto menor projetado para cozinhas muito pequenas. 

Seu banco de canto pode fazer parte de uma configuração que ficará muito bem para visitantes adultos ou pode ser facilmente convertido em um lugar de entretenimento para crianças. Versátil, ótimo para armazenamento invisível, como baús e gavetas, é uma ótima maneira de economizar e organizar o espaço.

Também é uma ótima ideia, um projeto que inclua um conjunto de mesa de jantar de bancada. Em forma de L, é perfeito para acomodar mais assentos individuais do outro lado da mesa e pode dar novas opções de onde você deseja colocá-lo. 

Muitas cores e estilos para combinar com sua cozinha estão disponíveis, basta usar a sua criatividade. A seguir nós mostraremos para você essa variedade. Continue lendo!

Quais são os benefícios de ter um canto alemão?

Pense: um conjunto de canto alemão pode economizar espaço e permitir que você tenha uma mesa de jantar de tamanho normal em uma área menor. 

Quando não estiver em uso, a mesa pode ser empurrada para trás contra o banco e as cadeiras correspondentes empurradas para dentro, criando uma área livre em seu ambiente. 

Melhor ainda, o banco não só fornece um lugar para as pessoas se sentarem, mas também pode criar um espaço dedicado para roupa de cama, onde você pode guardar toalhas de mesa, guardanapos e até mesmo sua árvore de natal. Fazendo deles baús, ou gavetas, você também pode guardar neles objetos decorativos da mesa que você utiliza em ocasiões especiais. Ao manter essas coisas à mão, você torna a arrumação da mesa uma tarefa fácil.

Além da vantagem espacial, há a vantagem estética que pode ser conferida nas muitas opções de modelos disponíveis. Basta encontrar aquela que melhor se adapte ao projeto que você idealiza para sua casa. Saiba mais sobre isso no tópico a seguir.

Como projetar e usar um conjunto de mesa de jantar e banco de canto?

Reunimos aqui sete dicas super criativas de como você pode projetar e usar seu canto alemão. Confira!

  • Junte seu banco com uma mesa de jantar padrão e um conjunto de cadeiras e ele pode ser projetado em baú ​​para aumentar a área de armazenamento das coisas que você não usa com frequência: enfeites de natal ou itens como aspirador de pó e vassouras, por exemplo.
  • Lidando com uma pequena cozinha? Adicione um conjunto projetado para pequenos espaços que realmente economize espaço. Combine o estofamento das cadeiras e do banco para uma aparência coerente. Você pode selecionar um tecido neutro para os assentos ou escolher algo mais extravagante para fazer um efeito de cor.
  • Que tal deixar seu canto alemão mais divertido, com cara de sorveteria? Selecione um banco com uma almofada de cores vivas e uma mesa de fórmica e, em seguida, adicione um conjunto elegante de cadeiras de sorveteria para fazer uma combinação que fará o charme do ambiente. O look é luminoso e colorido, tornando um local alegre para a família ou amigos compartilharem as refeições.
  • Instale um banco de três lados e uma mesa retangular e, em seguida, adicione almofadas ao tampo estofado para uma aparência elegante e aconchegante. Adicione cadeiras de madeira sem braços com estofamento que combine para completar um canto convidativo onde todos vão querer parar, conversar e tomar uma xícara de café. Adicione um pote de biscoitos com bolachas ou uma cesta de frutas e você terá uma atração infalível.
  • Um estilo “faroeste” é outro tema interessante. Instale um banco sobressalente de madeira polida, uma mesa de piquenique e um pequeno banco de estilo semelhante, e você terá um canto convidativo para cervejas artesanais ou limonada gelada.
  • Também é possível transformar seu canto alemão em uma área para artesanato, armazenando livros para colorir, giz de cera e outros suprimentos, nos bancos-baú. Quando os pratos do café da manhã forem retirados, crie momentos divertidos com as crianças, espalhando papel pardo sobre a mesa para proteger a superfície, ou faça desse espaço o seu home office.
  • E por falar em home office, adicione entradas para tomadas e usb, que podem facilmente ser inseridas no projeto, caso seja um móvel sob medida, e você terá um banco ainda mais utilitário na sua área de trabalho.

Além dessas dicas, separamos para você um vídeo com tutorial completo de como fazer seu canto alemão, caso você queira experenciar uma aventura satisfatória de DIY (faça você mesmo). Clique aqui e mãos à obra!

Sofisticação e inspiração

O canto alemão pode dar um toque de requinte e aconchego à decoração. Você pode transformar os cantos da sua sala em um recanto relaxante ou de leitura, instalando itens personalizados de móveis para sentar, como os bancos em forma de L e canto alemão.

Você pode fazer seus próprios bancos de canto usando madeira nova ou reciclada, de tijolos de demolição ou blocos de concreto reutilizados, como também pode repaginar móveis antigos e até os que não estão mais em uso. A criatividade é toda sua!

Antes de se ocupar com o planejamento e as construções, gostaríamos que você desse uma olhada nas ideias que selecionamos e que lhe darão grandes ideias. Inspire-se e conte com a Rede UNE para isso!

Saiba como vender uma propriedade rural

Artigo anterior

Aprenda como mobiliar o apartamento

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor