Dicas de Compra

Bebê chegando? Saiba como escolher o imóvel certo para recebê-lo

0

Com a chegada do bebê, tudo muda! Principalmente se for o seu primeiro filho: o apartamento que comportava perfeitamente a vida a dois já não vai mais ser suficiente para as necessidades da nova família que está nascendo

É preciso ter atenção aos detalhes e estabelecer prioridades para encontrar o imóvel certo, afinal o bebê vai crescer rápido e seu novo lar deve estar preparado para acolher as diferentes fases e garantir o bem estar de vocês.

Por isso, fizemos este conteúdo pensando em lhe ajudar a escolher o imóvel certo para acolher a nova etapa da sua família, com tudo aquilo que vocês irão precisar. Siga a leitura e saiba mais!

Características do imóvel

Vamos começar avaliando características essenciais em um imóvel para receber o bebê atendendo suas reais necessidades, também ofertando conforto e aconchego para toda família.

Tamanho não é documento, mas importa

É claro que vocês irão precisar de mais espaço, mas não se engane ao pensar que pequenos apartamentos não podem ser adaptados. Os novos imóveis já vem projetados para possibilitar adaptações inteligentes que trazem versatilidade e praticidade para os ambientes, aproveitando melhor os espaços.

O tamanho vai ser mais uma questão de escolha mesmo e, principalmente, de orçamento, pois este é um fator que interfere diretamente no valor de venda do imóvel. Mais importante que o tamanho, é o número e a disposição dos quartos, como veremos no próximo tópico.

O número e a disposição dos quartos deve ser analisado

O bebê vai precisar de um quarto só para ele, pode ser que ele não vá dormir lá nos primeiros meses quando acordará várias vezes para mamar durante a noite, mas a longo prazo ele vai precisar ter o cantinho dele, afinal, os filhos crescem.

Além disso, ele vai exigir uma série de coisas para auxiliar nas suas necessidades básicas no dia a dia, como por exemplo: banheira para a hora do banho, cômoda e roupeiro para guardar suas roupinhas, cobertores e roupas de cama, espaço adequado para a troca de fraldas, cercadinho ou tapete em que possa brincar com segurança e por aí vai.

Uma dica valiosa aqui é ter o cuidado de deixar o quarto do bebê bem próximo ao seu, se possível bem ao lado. Assim, quando seu filho começar a dormir sozinho no próprio quarto você poderá ouvir se ele chorar ou chamar por você durante a noite. Ele vai se sentir mais seguro, e pode apostar que você também.

Dica de Ouro: comprar na planta permite a flexibilização da mesma

Mais uma dica da UNE para você: comprar o imóvel na planta – seja em lançamento ou em fase de construção – possibilita que você escolha entre algumas opções de alteração na mesma, como na disposição de alguns ambientes e também nos acabamentos, personalizando seu imóvel (saiba mais em Vantagens de comprar imóvel na planta).

A posição solar também é muito importante

É essencial ficar atento a posição solar do imóvel para garantir que ele pegará sol uma boa parte do dia. Isso ajudará a manter o apartamento seco, livre da proliferação de mofo, por exemplo, que pode ser um inimigo da saúde do seu bebê.

Uma boa exposição solar também ajuda na hora de secar as roupinhas recém lavadas do bebê, que provavelmente precisará de várias trocas por dia, afinal de contas acidentes do mais variados tipos acontecem e vocês vão precisar lavar muita roupa – suas e do bebê.

Pense no longo prazo

Lembre-se que o seu filho vai crescer rápido e é importante pensar em todas as necessidades que ele vai ter nas diferentes fases do seu desenvolvimento: desde os primeiros passos até a primeira escola, são muitos fatores a se levar em conta na hora de comprar seu imóvel.

Conheça bem a vizinhança

Você precisa conhecer o bairro em que deseja comprar o imóvel, suas opções de lazer e compras, principalmente se é um local seguro para viver com a sua família. E também, é claro, levar em consideração aquilo que é mais importante para vocês em um bairro.

Ter um bom supermercado e farmácias por perto é de grande ajuda quando se têm um filho pequeno em casa – na farmácia você vai encontrar todos os itens principais de higiene para os pequenos, também curativos e medicamentos para febre, por exemplo. Em momentos como uma febre no meio da noite, vale a pena poder contar com uma farmácia 24h perto de casa, isso pode fazer toda diferença na hora do aperto.

Pensando mais para frente, procure conhecer as opções de creches e escolas por perto, assim você já vai saber se poderá contar com boas instituições para deixar seu filho em segurança quando estiver trabalhando se for necessário, e quando estiver maiorzinho e chegar o momento de ingressar na escola.

Procure também por áreas de convivência ao ar livre, como praças ou parques. Estar em contato direto com a natureza é de suma importância para o desenvolvimento das crianças, pois já é comprovado por especialistas que:

  • estimula o aprendizado e a criatividade; 
  • desenvolve a imunidade e a memória;
  • melhora a qualidade do sono e a capacidade de aprendizado;
  • desenvolve a sociabilidade e a capacidade física/motora dos pequenos.

Agora, você provavelmente vai concordar que são motivos de sobra para garantir que o seu filho tenha experiências de conexão com a natureza, o que pode ser um desafio na era digital. As crianças já nascem com maiores aptidões para a relação com aparelhos tecnológicos, que chamam muito a atenção: são luzes, sons e cores vibrantes, ainda são cercados por adultos conectados 24h por dia. 

Portanto, você precisará propor ao seu filho brincadeiras e passeios ao ar livre se quiser garantir que ele usufrua de todos os benefícios citados a cima. E para que isso ocorra plenamente é preciso estar atento a segurança que o bairro oferece, você pode pesquisar sobre os índices de violência locais, e uma boa tática é caminhar pelo bairro e conversar com moradores mais antigos e comerciantes da região

Condomínios podem oferecer segurança e qualidade de vida 

Os condomínios podem ser uma excelente opção quando o assunto é segurança, normalmente contam com sistema de câmeras e alarmes, além do serviço de portaria 24 horas. Há o controle de quem entra e quem sai, sempre mediante a autorização dos moradores, o que aumenta bastante os níveis de segurança da sua moradia.

Outro ponto bacana dos condomínios também é o investimento na infraestrutura. As construtoras já conhecem a realidade de vida do brasileiro, que possui uma vida corrida mantendo a casa, família, estudos e o trabalho. Por isso, os condomínios são pensados para proporcionar mais segurança e praticidade nas atividades do dia a dia, também para os momentos de lazer e diversão.

Você encontrará condomínios com áreas verdes, salas de jogos, brinquedotecas, salão de festas, salão gourmet, piscinas, academias e quadras de esportes. Tudo pensado para que você não precise buscar estes recursos longe de casa, evitando o estresse causado no trânsito e poupando mais tempo para estar com a sua família – o que vale ouro, já que os filhos crescem muito rápido e vão querer você por perto.

Leia também o texto Conheça agora as 7 maiores vantagens de morar em condomínio e saiba mais sobre o que os benefícios que os condomínios oferecem aos moradores.

Podemos ajudar você na busca do imóvel certo para sua nova família

A escolha correta do imóvel é uma peça chave para a qualidade de vida da sua família, e como você pode ver através deste texto, são muitos os fatores que podem influenciar nisso. Portanto, é importante que você esteja atento aos detalhes e estabeleça suas prioridades para encontrar a melhor opção para vocês.

Logo, o nosso time de consultores imobiliários UNE poderá fazer a diferença ao auxiliar vocês nesta busca. Nós estamos preparados para oferecer um atendimento com excelência, focado em encontrar o imóvel que atenderá às expectativas, alinhado a sua realidade financeira.

Entre em contato agora mesmo com a UNE mais perto de você e conte com a nossa ajuda para encontrar o imóvel certo para sua família.

 

Investimento imobiliário: conheça as 4 fases em que você pode adquirir um imóvel e suas diferenças

Artigo anterior

Como organizar o orçamento para comprar seu imóvel na planta

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra