Casa e DecorReforma

Aprenda como planejar a reforma

0

Você está pronto para transformar suas ideias da reforma da sua casa em realidade. Se você acabou de comprar um lugar que precisa de muito amor ou se finalmente vai conseguir fazer aquela reforma com que sempre sonhou, esse artigo é para você.

Se considerarmos o custo para reformar uma casa, o planejamento é essencial. Com todos os detalhes para manter em ordem, é preciso disciplina e planejamento.

Mantenha suas idéias de reforma dentro do orçamento e no caminho certo usando as dicas que preparamos para você nesse artigo. Prossiga a leitura e saiba como garantir que a sua reforma seja a concretização de seu sonho.

ETAPA 1: CRIE UM PLANO

Toda grande aventura começa com motivação e um mapa. Depois de considerar por que você deseja embarcar em uma reforma é hora de planejar como você vai chegar lá.    

OBSERVE AS AUTORIZAÇÕES

Antes mesmo de começar, o primeiro passo do seu planejamento é certificar-se sobre o que precisa de licença ou não, o que pode ser feito ou não. Se a reforma inclui mudanças estruturais, um engenheiro deve ser contratado, além de ser necessário obter licença da prefeitura. Se você mora em apartamento, o síndico deve ser consultado sobre o que se pode ou não fazer. Mantenha a vigilância sob esse aspecto.

LISTE SUAS PRIORIDADES

Com o porquê definido, pergunte quais são suas prioridades. Depois de saber o que não pode viver sem, você terá uma ideia melhor de onde está a margem do que pode negociar ou não dentro do orçamento.

AJUSTE UM ORÇAMENTO

Saiba seu limite e mantenha um controle rígido sobre os gastos. Dentro das possibilidades, mantenha uma margem de 15% a 20% a mais do orçamento para eventuais imprevistos ou mudanças nos planos.

CONTINUE COM IDEIAS PARA REFORMA

Com o orçamento em mãos, sonhe com como ficará o seu espaço reformado. Você já foi a uma loja de materiais de construção e olhou para os acessórios, revestimentos para pisos ou eletrodomésticos? Você sabe qual é o seu estilo? Muitos especialistas em design sugerem começar no Pinterest. 

DEFINA UM PRAZO

Se você estiver trabalhando com um prazo específico, é importante ter essa data em mente ao contatar empreiteiros, e outros profissionais da construção civil, para ter certeza de que eles podem encaixá-lo em sua programação. O empreiteiro deve perguntar quando você deseja que o trabalho seja concluído. Defina um prazo. Ele definirá o ritmo de trabalho e manterá tudo funcionando. Use um calendário e trace cada etapa do trabalho para garantir que tudo se encaixe.

ETAPA 2: FAÇA SUA PESQUISA E OBTENHA ESTIMATIVAS

Depois de colocar seus sonhos no papel, é hora de procurar alguém para torná-los realidade. Mas antes de começar a procurar pelo melhor profissional para a sua reforma, pergunte a si mesmo quais aspectos desse trabalho você pode resolver. Trabalhos do tipo “Faça você mesmo” são bastante comuns. Se isso descreve você, certamente você vai querer encontrar um empreiteiro disposto a trabalhar em torno dessa ideia.

PEÇA REFERÊNCIAS

Além de pedir indicações de amigos e familiares, descubra se o seu contratado é licenciado, se está habilitado para o desenvolvimento do seu projeto, se tem boas referências. Use as informações que você descobriu para reduzir sua lista a dois ou três contratados que você gostaria de entrevistar.

PERGUNTE

É uma proposta assustadora convidar um perfeito estranho para entrar em sua casa para essencialmente destruí-la e montá-la novamente. Além de verificar as referências e outras informações do seu contratado, você quer perguntar sobre tempo, qualidade do serviço, quantas pessoas trabalharão na sua casa e como entrar em contato com ele. Não fique com dúvidas.

CONTRATE

Depois de definir o design, ter uma lista completa de materiais e uma estimativa que funcione dentro do seu orçamento, é hora de fazer a contratação. Verifique novamente todos os detalhes: cronograma, plano de pagamento e o que fazer se você tiver problemas para resolver.

ETAPA 3: PREPARE O SEU ESPAÇO

Ajude o seu trabalho a começar bem, preparando o espaço para a reforma. Organize o ambiente, uma vez que a reforma demanda algum tempo.

FAÇA ARRANJOS

Como você vai viver sem sua cozinha ou banheiro? Você precisará se mudar por um tempo? É possível ficar com parentes? Enquanto sua cozinha é reformada, você pode se contentar com um micro-ondas na lavanderia, por exemplo? Existem maneiras de criar um espaço de vida temporário dentro de sua própria casa. Prepare-se para viver em meio a uma obra em casa. Explore os improvisos. É por pouco tempo.

ANTES E DEPOIS

As principais reformas residenciais merecem ser documentadas. Não esqueça de tirar fotos antes de iniciar o processo.

ETAPA 4: FAÇA O TRABALHO

Você contratou seu empreiteiro e assinou o contrato. Agora é hora de começar a transformação do antigo para o novo. Quando se trata de realmente fazer isso, existem algumas coisas que ajudarão a colocar vento em suas velas.

ESTEJA DISPONÍVEL

Certifique-se de que seu contratado tenha suas informações de contato. Verifique o trabalho regularmente para interromper quaisquer erros ou falhas de comunicação antes que as coisas cheguem longe demais.

SEJA PACIENTE

Atrasos acontecem. Chove dias a fio. Caminhões quebram, com seu pedido dentro. Os funcionários ficam doentes, mesmo os da sua equipe. Quando você espera que atrasos aconteçam e tem uma boa atitude quando isso acontece, isso torna o trabalho mais alegre e leve para todos.

FAÇA UMA LISTA

Quando o trabalho estiver quase pronto, se você vir pequenas coisas que podem ser esquecidas, faça uma lista. Revise a lista com seu contratado para ter certeza de que não escapou nenhum detalhe. Então faça o pagamento final até que tudo esteja concluído conforme o combinado..

COMEMORE

Depois de organizar tudo conforme o seu gosto pessoal, tire fotos do trabalho bem feito, compartilhe-as nas redes sociais e poste avaliações para os empreiteiros. Relaxe e aproveite!

Agora você está pronto para encarar a sua reforma!

Gostou das nossas dicas? Nós estamos sempre preocupados em trazer conteúdo relevante e de qualidade e que facilite a sua vida. Continue aqui com a gente.

Baixe agora mesmo este conteúdo em formato de check list interativo para simplificar a organização e gestão da sua reforma!

Quero acessar o check list interativo para minha reforma

 

 

Dicas para ter uma casa mais sustentável

Artigo anterior

Conheça as cores de 2021 e saiba como aplicá-las na sua decoração

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Casa e Decor