Geral

Aprenda como organizar as finanças na vida a dois

0

Casou ou foi morar junto? Lembre-se que organizar as finanças em conjunto é extremamente necessário, e quanto antes isso for feito, melhor para a saúde financeira do casal. Afinal, em um momento tão feliz você não vai querer contrair dívidas, não é mesmo?

Além de manter as contas positivas, realizar o planejamento financeiro do casal é imprescindível para planejar o futuro e tirar os sonhos do papel: adquirir novos bens e formar um patrimônio para a futura família, realizar uma grande viagem ou ter filhos, por exemplo.

Por isso, produzimos este conteúdo com o intuito de ajudar você e seu amor a organizarem a nova vida financeira sem complicações, evitando surpresas negativas e caminhando em direção a realização de seus sonhos.

Antes de tudo, muita conversa!

Um dos grandes segredos de manter a saúde de um relacionamento é o diálogo constante: sejam sempre francos um com o outro, afinal, de agora em diante vão dividir os ganhos e as dívidas, é melhor ser honesto em cada detalhe para entrar em acordo e não gerar nenhum tipo de atrito.

Coloquem na mesa seus ganhos reais, possíveis contas já existentes, as novas contas compartilhadas e os aspectos que cada um considera importantes para formatar o estilo de vida de vocês – isso é importante para estipular alguns gastos com entretenimento e viagens, por exemplo.

Além disso, procurem conversar sobre os planos para o futuro, os sonhos compartilhados e aquilo que realmente é prioridade para que vocês possam se organizar financeiramente e seguir um planejamento que possibilite tais realizações.

Organizar é preciso: como manter as contas em dia

Com todos os ganhos, contas, desejos e sonhos já discutidos, é hora de pôr no papel efetivamente seus ganhos e gastos mensais, organizando as contas a pagar e qual recurso será direcionado para cada uma delas.

Nesse momento, é preciso combinar quem ficará encarregado de realizar os pagamentos: a responsabilidade pode ficar com um de vocês de recolher o valor necessário e realizar os pagamentos, caso optem por esse formato uma conta compartilhada pode facilitar bastante.

Ou então, vocês podem dividir de uma forma que cada um fique responsável por determinadas contas e realizar o pagamento a partir dos seus próprios ganhos, mantendo as contas bancárias separadas e dividindo os custos da nova vida.

Fiquem atentos a gastos com móveis e eletrodomésticos novos: determinem as prioridades, e façam as novas aquisições aos poucos, começando por aquilo que for realmente necessário

Dá para utilizar alguns móveis de solteiro? Ficar com a geladeira antiga do tio por um tempo? Façam escolhas conscientes e dentro da realidade de vocês.

Decidam o modelo que for melhor para vocês, a regra principal aqui é manter o combinado e um gasto mensal menor do que o valor que os dois ganham juntos no mês, de modo que uma parte deste valor seja destinado para uma economia no caso de emergências, e parte para investimentos (saiba mais no próximo tópico).

Planos para o futuro: economizar e investir para realizar

No Brasil, temos uma certa carência em educação financeira, por isso, a maioria das pessoas mal consegue controlar o próprio orçamento e mantê-lo saudável, o que pode ser muito simples se você seguir as dicas citadas no parágrafo acima.

Procurem gastar apenas com aquilo que for realmente necessário e reservem um limite de gastos extras, para aproveitar um pouco mais a vida mas sem sair dos trilhos. Uma dica aqui pode ser determinar um valor X para cada um destinado a gastos pessoais mais supérfluos.

Para realizar grandes sonhos, que provavelmente vão envolver gastos mais significativos, é importante que haja um planejamento prévio do que será necessário economizar mensalmente, estipulando metas de economia e também investimento.

Uma parte do dinheiro economizado, pode ser reservado em uma conta poupança – o que será de grande valia no caso de alguma emergência financeira, que pode vir a acontecer com qualquer pessoa. 

Mas, procure utilizar uma boa parte das suas economias como investimento e faça com que o seu patrimônio se multiplique de forma mais rápida, isso vai ajudar a atingir seus objetivos de vida talvez antes do que você imagina. Existem diferentes opções de investimento hoje no Brasil, como os investimentos em Renda Fixa ou em Renda Variável. 

Todavia, com os altos e baixos da economia, o Investimento Imobiliário é a opção mais segura, que garante a preservação do patrimônio e ainda é protegido da inflação, além de contar com grande potencial de valorização, e como consequência, grandes rendimentos. 

Procure um Consultor de Negócios Imobiliários da UNE para tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Avaliem hábitos que precisam ser mudados

Sabe aquele hábito de consumo que você sabe que não ajuda em nada a sua saúde financeira mas mesmo assim insiste em manter porque de certa forma gera algum tipo de recompensa momentânea? 

Então, o planejamento financeiro do casal não abre espaço para estes hábitos, porque dessa forma você estará prejudicando não só a você, mas também seu(a) companheiro(a), comprometendo as metas estipuladas em conjunto, essenciais para a realização de seus sonhos.

Portanto, eliminar gastos extras excessivos ou compras por impulso são de suma importância e nada melhor do que compartilhar a vida financeira com a pessoa que você ama para servir de motivação para realizar as mudanças necessárias, não é mesmo?

É até mais difícil fazer um planejamento quando se está sozinho. Com outra pessoa, é mais fácil porque um incentiva o outro em caso de deslizes. 

Um solteiro não tem grandes responsabilidades que conduzam o gerenciamento do seu próprio dinheiro. 

Dessa forma, ele acaba gastando além do que precisa, porque não tem um direcionamento planejado do que ganha. 

E somente ele arcará com os erros financeiros que cometer. Um casal, por outro lado, pode cometer erros com as finanças, mas o outro está ali para socorrer.” – afirma especialista em finanças para matéria da Infomoney.

Conte com a UNE para ajudar na realização de seus sonhos

Como já citamos ao longo do texto, uma excelente estratégia para atingir as metas do planejamento e realizar seus sonhos para a vida a dois é procurando uma opção de investimento inteligente para ampliar seu patrimônio.

Logo, sendo o imóvel a opção mais segura e rentável do mercado, vale a pena se informar sobre como adquirir o seu, seja ele o primeiro imóvel de vocês para moradia ou ampliação do patrimônio.

Na UNE, você encontra profissionais altamente qualificados para lhe prestar uma consultoria imobiliária completa e personalizada, que tem como foco guiar você para o melhor negócio, levando em conta sua realidade financeira e a oferta do mercado.

Podemos descomplicar o investimento imobiliário e ajudar vocês a optares por escolhas assertivas e inteligentes

Encontrem agora mesmo a imobiliária UNE mais próxima de vocês e saibam como rentabilizar seu dinheiro para realizar seus sonhos. #VemPraUNE

Recém-casados: dicas para iniciar a vida a dois na casa nova

Artigo anterior

Oportunidades na Crise: a hora de comprar imóveis é agora

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Geral