Franquias UNEMercado Imobiliário

A importância das vendas: perfis comerciais

0

Dando sequência ao nosso curso gratuito Qualifica Corretor – Desenvolvimento que alavanca seu resultado, mais uma vez contamos com o profissionalismo do nosso parceiro de negócios Jonata Brignol que dessa vez trouxe reflexões acerca de cinco perfis possíveis do profissional de vendas: Construtor de Relacionamentos, Desafiador, Empenhado, Lobo Solitário e Solucionador Reativo de Problemas.

Brignol propõe descrever cada perfil tomando por base duas óticas que são as características de cada perfil e comentários sobre os mesmos. Acompanhe a leitura para saber o que foi tratado nessa aula incrível! 

Entendendo o perfil predominante

Nosso colaborador salienta que cada profissional de vendas pode possuir características de cada perfil, mas que há um que predomina sobre os demais, por ser o que gera mais ou menos resultados.

Para que se saiba que perfil é esse é necessário primeiro saber quais são os objetivos profissionais do vendedor, isso irá definir como se dará o seu comportamento. Entenda mais sobre esses cinco perfis continuando a leitura.

Cinco perfis para os negócios

Cada pessoa tem seu próprio jeito, sua personalidade e nem sempre esse jeito é o melhor para garantir um bom desempenho. Brignol destaca para a necessidade de se autoconhecer para que alcançar resultados satisfatórios no processo de vendas.

A partir disso Jonata apresenta, com base em uma pesquisa americana realizada em 4 continentes, como se estabelecem cinco perfis que dominam nas relações comerciais. Vamos ver quais são eles?

1 – Construtor de Relacionamentos

Quem possui esse perfil é generoso em investir seu tempo na ajuda aos outros, empenha-se na construção de relacionamentos, sejam eles profissionais ou pessoais;

2 – Desafiador 

Dentre as características desse perfil destacam-se a compreensão das atividades e necessidades das pessoas e as usa para as tirar da sua zona de conforto;

3 – Empenhado

O perfil que mais entende o processo comercial é também o que foca no desenvolvimento e feedback, por isso dificilmente desiste de suas metas;

4 – Lobo Solitário

Esse perfil possui como característica a autoconfiança e foco no instinto, o que, muitas vezes, o faz não seguir regras e procedimentos;

5 – Solucionador reativo de problemas

Tem como atribuição ser detalhista, por isso se esforça para garantir que todas as promessas feitas na transação comercial sejam de fato cumpridas.

Ainda, de acordo com esses perfis, cada profissional poderá aplicá-los de acordo com o que ele considere sobre a complexidade da venda, sendo alta ou baixa. E por falar em alta e baixa, como anda a sua autoestima? 

Trabalhando a autoestima

Nessa aula Jonata Brignol lembra aos profissionais que “ter” não deve definir “ser”. A autoestima em alta é o que vai estabelecer uma relação de confiança com o cliente. É importante investir em si para que esse relacionamento traga os resultados esperados.

Por isso a UNE está com você e investindo em você para que suas vendas sejam só sucesso. Acesse nosso blog aqui e tenha ao seu alcance conteúdos ricos como esse e muito mais!

Retrofit: o que é e quando é hora de investir? Saiba mais sobre essa tendência e avalie

Artigo anterior

A Importância das vendas: perfil comercial e comportamental

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Franquias UNE