Dicas de Compra

7 Dicas sobre como escolher o imóvel certo para investimento

0

Se você está acompanhando o momento econômico brasileiro, já sabe que o mercado imobiliário apresenta excelentes oportunidades para quem deseja comprar imóveis para investimento (para saber mais clique aqui), principalmente para uma futura revenda

Mas, é preciso ficar de olho em uma série de aspectos para garantir a escolha de um bom negócio, afinal nem todos os imóveis possuem as características necessárias para uma boa margem de valorização e lucro com a revenda.

E foi pensando nisso que criamos este conteúdo, que vai alertar você sobre os aspectos mais importantes para avaliar na escolha de um imóvel para revenda. Agora, siga a leitura e se prepare para um investimento de sucesso!

1 – Comprar imóvel na planta possui grandes vantagens para quem quer investir

Comprar imóvel na planta tornou-se uma forte tendência de consumo no mercado imobiliário brasileiro, afinal é uma excelente oportunidade de investimento com possibilidade de altos retornos e, além de pagar mais barato, você faz seu patrimônio crescer adquirindo um imóvel com qualidade superior ao que já há no mercado.

Com certeza está entre uma das melhores alternativas para investimento imobiliário, isso porque, ao negociar a compra você terá acesso a muitas facilidades de pagamento e valores mais baixos, além disso, a tendência é que haja uma grande valorização quando o imóvel estiver pronto para morar e você provavelmente vai ter uma margem de lucro bastante atraente.

Quer saber mais sobre as vantagens de comprar na planta? Leia o conteúdo que fizemos sobre o assunto: Vantagens de comprar imóvel na planta

2 – Acerte no momento certo de comprar 

Agora que você já sabe que comprar o imóvel na planta apresenta o melhor cenário para lucrar na revenda, você precisa saber também que existem diferentes fases na venda de um empreendimento e identificar em qual delas comprar pode ser um ponto chave para o sucesso do seu investimento.

São quatro etapas de venda de um empreendimento: o pré-lançamento, lançamento, construção e pronto para morar. É claro que nas fases iniciais, entre o pré-lançamento e lançamento, estão as melhores oportunidades de negociação, o que acarretará no melhor retorno financeiro com a venda do imóvel.

Você pode entender mais sobre as diferenças entre cada fase lendo o texto: Investimento imobiliário: conheça as 4 fases em que você pode adquirir um imóvel e suas diferenças

3 – Fique atento quanto a solidez da construtora

É imprescindível que você pesquise sobre a construtora responsável para se assegurar de que se trata de uma empresa sólida no mercado ou não. Você pode ter uma base pesquisando em sites como o Reclame Aqui, mas uma das formas mais seguras de investir em um imóvel na planta é procurando uma imobiliária de sua confiança, como a UNE, que possui um forte relacionamento com as melhores construtoras do mercado. 

Desse modo, você vai estar seguro de que estará investindo o seu dinheiro em um produto imobiliário de qualidade, que será entregue dentro do prazo prometido – podendo haver apenas atrasos dentro daquilo que for estipulado por lei.

4 – Analise o potencial da região em que o imóvel se encontra

A localização do imóvel é um dos principais fatores de valorização, normalmente cada região possui uma média de valor por m², mas o mais importante é estar atento às oportunidades de valorização. Mas como? Procurando se informar a respeito de melhorias previstas, como acesso ao transporte público, reformas nas vias e futuros empreendimentos como shoppings, por exemplo, que podem agregar valor para o bairro.

 “Mais do que saber os locais que estão em alta atualmente, o ideal é prever os que têm uma tendência de valorização”, afirma Alberto Ajzental, coordenador do curso de Desenvolvimento de Negócios Imobiliários da Fundação Getúlio Vargas, para a InfoMoney.

O que Alberto quis dizer, é que vale muito mais a pena para o investidor adquirir um imóvel em um bairro menos maduro – que apresente possibilidades de crescimento – ou que passou por mudanças recentes que possam valorizar a região.

5 – Perceba se há demanda para o tipo de imóvel na região

Outro fator decisivo para o sucesso do seu investimento é saber se há procura pelo tipo de imóvel que será lançado. Por exemplo: nas grandes metrópoles brasileiras os micro apartamentos estão em alta, mas é necessário perceber se a região ainda não está saturada, e se possui atrativos para o público que procura esse tipo de imóvel.

Ainda pensando no exemplo dos microapartamentos, o público que mais procura por eles são estudantes e jovens trabalhadores, que possuem muitas atividades durante o dia e uma vida social agitada, mais apegados a experiências do que a bens materiais. Esse público precisa estar mais próximo a universidades, grandes corporações e entretenimento, como cinemas, shoppings, barzinhos e baladas.

Portanto, é de suma importância que ao analisar um imóvel para compra você entenda para qual público ele foi pensado e se a região está compatível com seu estilo de vida, caso contrário, dificilmente você vai ter sucesso na revenda deste imóvel.

6 – Observe o valor do m² na região para fazer um bom negócio

Como já vimos nos tópicos anteriores, cada região possui suas características e, em virtude disso, diferentes valores por m². Nesse caso, novamente vale muito mais a pena optar por um bairro com potencial de crescimento do que um bairro que já esteja em alta.

Isso porque na hora da revenda, a tendência é que você lucre muito mais, pois em uma região em que o valor do m² já está elevado, dificilmente você irá revendê-lo por muito mais do que pagou.

7 – Avalie as características do imóvel e o projeto como um todo

As principais características que você deve avaliar são: a acessibilidade do condomínio, se for o caso, sistemas de iluminação e segurança, estrutura de estacionamento e áreas de lazer. Assim como a vista e a posição solar do apartamento, se tem sacada ou não, e o acesso a vaga de garagem, por exemplo.

No caso de apartamentos, os andares mais altos são mais valorizados pois possuem as melhores vistas e também não recebem tanto barulho proveniente da rua, como nos andares mais baixos.

E é claro que em condomínios, a infraestrutura conta bastante – quanto mais opções de recursos e serviços agregados, mais valorizado será o imóvel. Lembrando que você sempre deve avaliar a relação das características do imóvel quanto ao público consumidor, entendendo se existe real procura, levando em conta tudo o que já citamos nos tópicos anteriores.

Conte com a consultoria imobiliária UNE para investir com inteligência e segurança 

Você provavelmente já percebeu que são vários os aspectos a serem avaliados para acertar na compra de um imóvel, mais ainda se o seu objetivo é comprar agora para vender mais a frente. A possibilidade de lucro é bem alta, mas é preciso saber avaliar se fará um bom negócio, baseado nos conhecimentos que abordamos ao longo do texto.

É por isso que ao procurar a consultoria imobiliária UNE você consegue um atalho no tempo: além de nossos consultores serem especialistas no que fazem, a UNE ainda conta com um vasto conhecimento em lançamentos imobiliários e um forte relacionamento com as melhores construtoras do mercado. Leia o texto Como nos tornamos referência em lançamentos imobiliários e saiba mais!

Quer conhecer estes diferenciais do atendimento UNE na prática? Entre em contato agora mesmo com a UNE mais próxima de você!

 

Aproveite a Restituição do Imposto de Renda para investir em imóveis

Artigo anterior

Conheça a diferença entre as tabelas PRICE e SAC

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra