Dicas de Venda

7 Dicas imperdíveis sobre como vender o seu imóvel

0

Precisando vender o seu imóvel? 

Essa não é uma tarefa muito fácil, já que o imóvel é um bem de alto valor e você precisa estar atento a diversos fatores que irão influenciar na tomada de decisão do comprador.

Mas, calma! Reunimos neste texto 7 dicas que vão te ajudar a compreender como preparar o seu imóvel para venda e ter sucesso nessa empreitada. Siga a leitura e saiba mais!

1 – Tenha toda a documentação do imóvel em dia

Quando surgir um comprador para o seu imóvel, é importante que você esteja com a documentação em dia para realizar a transferência da propriedade. Caso o contrário, você poderá até mesmo perder o negócio devido a inadimplências, que normalmente demoram para ser resolvidas e o comprador pode não querer esperar.

Por isso, procure resolver todos as pendências do seu imóvel antes mesmo de iniciar a divulgação de sua venda para que consiga vendê-lo com maior rapidez

Verifique se existe alguma pendência como taxas de IPTU ainda em aberto e se há regularidade perante a justiça, sem penhoras judiciais ou disputas por herança, por exemplo.

2 – Faça da fotografia e da filmagem suas aliadas

Após deixar a documentação em dia, você já pode preparar a divulgação do seu imóvel para prospectar possíveis compradores. Neste momento, os canais digitais são uma opção acessível e efetiva (principalmente em tempos de pandemia) se você souber como valorizar o seu imóvel com a ajuda da fotografia e da filmagem.

O ideal seria contratar um profissional que poderá lhe entregar um material de boa qualidade, utilizando os equipamentos mais adequados. Mas, caso essa não seja uma alternativa viável para você, procure entender os aspectos principais que podem valorizar o seu imóvel nas imagens.

Os principais cuidados são referentes a iluminação, limpeza e organização do espaço: deixe tudo em ordem e busque criar o cenário mais atrativo para as imagens, tendo em mente que você precisa despertar o interesse do comprador.

Logo, procure mostrar os principais atrativos do seu imóvel, seja uma bela fachada, sacada ou jardim, lareira, janelas amplas, etc. Identifique os atributos e utilize de uma boa iluminação combinada aos melhores ângulos para explorar ao máximo o potencial do seu imóvel através das imagens.

3 – Limpeza e organização

Como já citamos no parágrafo acima, para deixar seu imóvel atrativo e valorizar as melhores características é preciso pensar na ambientação e os fatores principais são a organização e limpeza.

Você vai concordar que estar em um local bagunçado ou com teias de aranha não gera boas sensações para ninguém, não é mesmo? 

Lembre-se que ao visualizar imagens ou entrar no imóvel para conhecê-lo, as pessoas precisam se sentir bem e se imaginar vivendo momentos incríveis naquele espaço.

Portanto, tome o cuidado de remover qualquer objeto que destoe para uma boa ambientação, nada de bagunça ou sujeira. Se possível, procure manter as janelas abertas para manter o imóvel iluminado e arejado.

A incidência de luz natural é uma grande aliada na venda de um imóvel, afinal além de ajudar a aliviar as despesas com a eletricidade, também ajuda a combater a umidade que pode gerar mofo.

4 – Pequenos reparos

Além da limpeza e da organização, vale a pena investir em pequenos reparos para a valorização do imóvel. Paredes descascadas, fios desencapados ou vidros quebrados vão gerar uma má impressão nas visitas.

Nesse caso, cabe uma boa pintura nas paredes e no teto, e uma atenção aos demais detalhes que podem ser rapidamente consertados para que o imóvel fique com aparência de novo.

Se preciso, invista também em reformas maiores, problemas elétricos e hidráulicos, por exemplo, podem custar muito dinheiro e nenhum comprador vai se interessar em arcar com essa despesa.

Um bom exercício é imaginar como você gostaria de receber o imóvel antes de oferecer para outras pessoas. 

Seu cuidado com esses detalhes vão gerar um sentimento de segurança no comprador, que saberá que o imóvel foi bem cuidado e provavelmente não apresentará problemas em um futuro próximo.

5 – Precificação adequada

Depois de deixar o imóvel nas condições ideais para conquistar um comprador, procure compreender qual o real valor de venda: para isso você vai precisar fazer uma pequena pesquisa na sua região.

Cuidado para não cair na armadilha de estipular o valor que você gostaria de receber, e não o que o mercado está mostrando que ele valhe. 

Ao se informar sobre os demais imóveis a venda na sua região para conhecer uma média no valor do metro quadrado, procure saber há quanto tempo eles estão à venda.

Aqui é importante entender a diferença entre colocar um imóvel a venda e efetivamente vendê-lo. Se ele estiver há mais de 6 meses, por exemplo, provavelmente o preço está errado.

6 – Divulgação

Quando estiver com todos os ítens acima organizados, você vai estar pronto para iniciar a divulgação do seu imóvel. Como já citamos, existem diversos canais digitais que podem apresentar bons resultados e costumam ser mais acessíveis que um anúncio em mídia convencional (rádio, tv, jornal).

Algumas opções são portais digitais como o Zap, redes sociais como facebook e instagram, ou até mesmo um anúncio no Google. Avalie os custos e seus recursos, o facebook por exemplo apresenta algumas alternativas gratuitas como grupos de classificados locais e o market place, segmento criado justamente para vendas online dentro do aplicativo.

É preciso lembrar que todo o atendimento referente aos contatos feitos através do anúncio fica sob sua responsabilidade ao colocar seu imóvel a venda por conta própria, o que vai comprometer bastante o seu tempo tendo que responder dúvidas de qualquer pessoa que entrar em contato, e você não terá como identificar quem serão os curiosos ou reais interessados na compra.

Nessas horas, principalmente se você já possui outras atividades com que se preocupar no dia a dia, você vai compreender o quanto seu tempo é precioso e como buscar a ajuda de um profissional pode ajudar a preservá-lo, além de evitar dores de cabeça com pessoas mal intencionadas que poderão ter acesso ao seu contato.

7 – Conte com a ajuda dos nossos especialistas para obter o melhor negócio

É claro que com essas dicas você já sabe por onde começar, mas lembre-se que contar com a ajuda especializada de uma Agência UNE irá tornar esse processo muito mais simples.

Nós contamos com um time de especialistas e parceiros que podem ajudar você a preparar o seu imóvel a fim de valorizar os atrativos e encontrar um comprador que se interesse pela oportunidade.

Ainda mais em tempos difíceis como estamos vivendo hoje, quando o mercado precisa se reinventar e encontrar novas ferramentas para conectar vendedores e compradores de imóveis.

Encontre agora mesmo a UNE mais próxima de você!

Leia também: Conheça os maiores benefícios em vender o seu imóvel pela UNE

 

E-book – Como escolher e avaliar a Construtora correta para comprar meu imóvel na Planta

Artigo anterior

Sistemas de Amortização e Financiamento Imobiliário

Próximo artigo

Talvez você também goste