Geral

6 Dicas de decoração para otimizar espaços pequenos e deixá-los incríveis

0

A gente sabe que os imóveis estão cada vez menores. O estilo de vida mudou e eles precisam ser funcionais, não é mesmo? Mas isso não significa que você precisa abrir mão do requinte e de uma decoração de bom gosto. Se feito por um profissional ou no melhor estilo Faça você mesmo, o segredo da decoração a serviço da otimização de espaços é a criatividade.

Você quer dicas sobre como aproveitar melhor os espaços do seu apartamento através da decoração? Não importa se o seu imóvel é pequeno! Com as dicas que nós separamos, você verá que a limitação de espaço não será um empecilho para que você componha ambientes incríveis no seu lar. Olha só:

1) Contrate ajuda especializada

Um designer de interiores é sempre uma boa opção para você ter certeza de como fazer uma decoração. A eficiência desse tipo de profissional está nos espaços bem planejados. 

A otimização dos espaços é feita por ele que conseguirá empregar funcionalidade onde aparentemente não há. Isso porque, se você contrata um profissional experiente e bem recomendado, você tem a garantia de contratar os serviços de alguém apto a desempenhá-los. 

Mas, se você pretende fazer tudo por conta própria, também é possível e pode ser uma experiência incrível!

2) Planeje-se antes de executar

você precisa ter anotado tudo o que precisa saber para fazer a sua decoração. Antes mesmo de comprar. Tenha em mãos informações como sobre as medidas livres que você dispõe e tudo o que precisa e quer comprar. Veja se as informações batem e só então compre.

3) Use a eficiência das tintas

As cores tem o poder de transformar espaços: tons fortes de tinta na parede de fundo aumentam a sensação de profundidade, enquanto tons fortes de tinta nas laterais e uma cor clara na parede de fundo dão ao ambiente a aparência de ser mais largo.

4) Qual é o seu estilo?

Essa parte é muito importante. Na hora de investir na mobília que irá compor sua decoração, opte por modelos e cores que tenham a ver com você. Qualquer projeto de decoração deve obedecer ao quesito “estilo” que, necessariamente, tem a ver com a personalidade de quem o adota. 

Como as possibilidades são infinitas e você pode se perder na escolha, a dica é adotar um tema. A partir daí fica muito mais fácil fazer escolhas. Rústico, high-tech, minimalista, retrô, lúdico? Você é quem manda!

5) Invista em papéis de parede

Eles são excelentes aliados para dar sensação de espaço maior. Papéis com listras são excelentes para dar esse efeito.

6) Escolhendo os móveis e artigos de decoração

Se você escolheu um tema, essa parte será mais divertida. Escolha móveis e artigos que se adaptem ao seu estilo e que deixe espaços livres e à mostra. Opte pelos móveis pequenos e que permitem a circulação.

Se for usar cortinas, prefira as cores claras e na altura do chão. Dessa forma, diferente das cores escuras, tem-se a impressão de um espaço maior e mais aconchegante.

Para iluminação lustres e spots ajudam a deixar o ambiente aconchegante. Priorize a função do ambiente. Há luzes específicas para cozinha, sala e quarto. Aproveite os recursos que a luz interna pode lhe oferecer e opte por luminárias que não ocupem muito espaço.

Por falar em iluminação, preste atenção ao piso. Pisos frios, como o porcelanato, refletem a luz, prefira os claros. Pisos de madeira tendem a dar a impressão de um ambiente menor, por isso são mais indicados para os quartos.

Pronto! Com essas dicas você pode aproveitar ao máximo o espaço de sua casa, além de deixá-la linda!

Você sempre pode contar com a UNE!

Na UNE você sempre encontra dicas e soluções para morar e viver bem. A gente se preocupa com aquilo que é importante para você. Acesse aqui para mais dicas sobre como otimizar seu imóvel. Explore os demais conteúdos do blog e entre em contato! 

Plantas para apartamento: 12 ideias para decorar o seu lar

Artigo anterior

Portabilidade de financiamento: por que e quando fazer?

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Geral