Dicas de Compra

5 passos infalíveis para conquistar o sonho do seu primeiro apartamento

0

A compra do seu primeiro apartamento parece um sonho muito distante? Pode ser que você sinta que sim mas, seguindo os passos corretos, você vai conquistá-lo. Basta um pouco de informação, planejamento e disciplina.

Provavelmente você vive de aluguel, em um local emprestado ou ainda não conseguiu sair da casa dos pais, não é? Assim como grande parte dos brasileiros, você se sente frustrado por viver com pouca ou nenhuma privacidade, e muito menos autonomia para fazer as coisas do seu jeito.

Convidar os amigos para um churrasco, andar mais a vontade pela casa, namorar, adotar um pet, fazer alguma reforma ou até mesmo dar a sua cara na decoração, esses são alguns exemplos das limitações que você enfrenta – e aposto que você consegue pensar em outras mais.

Não é a toa que você quer tanto ter um apê só seu, onde poderá ter liberdade para fazer as coisas do seu jeito e viver bem mais tranquilo, sem dar satisfações para ninguém.

Quer viver isso mas não sabe nem por onde começar? Calma! Nós vamos te ensinar o caminho e você verá que pode ser bem mais simples do que imagina.

Ao ler este artigo até o final, você vai saber os 5 passos infalíveis para conquistar o sonho do seu primeiro apê. E, ao final do texto, temos um presente para você. Agora, deixe o papel e a caneta a mão e siga a leitura.

1 – Comece a organizar suas finanças

Antes de tudo, você precisa ter as contas em dia e a sua vida financeira na ponta do lápis. Muitas pessoas passam a vida toda sem conquistar nada porque não sabem administrar o próprio dinheiro.

Mesmo que você receba um bom salário, não conseguirá atingir seus objetivos se não souber economizar e otimizar o que ganha, regulando seus gastos e investindo sempre que houver uma sobra – isso pode mudar sua vida.

Portanto, o primeiro passo é organizar as finanças: saber exatamente quanto você ganha e como está gastando o seu dinheiro. Não é uma tarefa complicada, porém exige comprometimento e atenção para manter este controle.

Dificilmente você vai conseguir um financiamento com o nome no vermelho, por exemplo, e quando realizar a compra do seu apê será essencial manter as parcelas em dia, ou o sonho pode ir por água abaixo.

Comece colocando todas as contas em dia, depois faça uma análise crítica sobre seus hábitos de compra:

  • você gasta mais ou menos do que ganha?
  • tem o costume de comprar coisas que não precisa?
  • faz compras por impulso?
  • utiliza o crédito com frequência?
  • mantém todas as contas em dia?
  • tem o hábito de guardar dinheiro?

Estes são pontos chaves a se pensar na hora de reorganizar a sua vida financeira, observe quais hábitos precisam ser transformados para que haja uma real melhoria. A partir daí você poderá criar um plano de ação focado nas soluções mais urgentes.

Com as contas organizadas na ponta do lápis, faça um planejamento para poupar dinheiro com metas bem definidas e atingíveis. Um bom momento para definir quais gastos serão cortados: essa é a hora de ser criativo.

Jamais cometa o erro de deixar o seu planejamento somente no papel, é imprescindível que você tenha disciplina e força de vontade para cumprir com o plano, só assim vai chegar no resultado que almeja.

Já quando estiver conseguindo atingir suas metas de economia, uma atitude inteligente é buscar alternativas para multiplicar o seu dinheiro, como veremos no próximo passo.

2 – Saiba como investir seu dinheiro

Com as suas contas já organizadas, você vai conseguir começar a juntar dinheiro e neste momento é interessante estar munido de informações para optar por alguma forma de investimento e potencializar seus rendimentos.

Afinal, na hora de negociar a compra do seu imóvel, você vai precisar contar com algum valor de entrada, e quanto mais você tiver em mãos, melhor será a sua negociação final.

Você pode buscar informações sobre investimentos através de pesquisas na internet (sempre tome muito cuidado com a seriedade das fontes de pesquisa), conversar com algum amigo que já tenha o hábito de investir e pegar algumas dicas sobre como começar também é uma boa ideia.

Outra alternativa é se informar diretamente com o gerente da sua conta no banco e consultar as opções que eles oferecem para investimentos. Procure optar pela modalidade de investimento que mais se encaixe no seu perfil, levando em conta o valor inicial, as taxas, os riscos e demais condições.

Essa é também já é uma boa escolha para construir um relacionamento positivo com o banco antes de solicitar o seu financiamento, o que ajudará você no momento da avaliação de crédito.

Posteriormente, ao colher os frutos dos seus investimentos, vai chegar o momento de encontrar o seu apê, e para fazer isso com agilidade e segurança vale a pena buscar ajuda especializada.

3 – Procure atendimento imobiliário especializado

Encontrar um imóvel por conta própria pode se tornar um processo desgastante, você terá que pesquisar, entrar em contato com proprietários, agendar visitas e estar muito atento a pessoas mal intencionadas que podem lhe passar para trás.

Por isso, buscar um bom corretor de imóveis para lhe ajudar nessa busca é uma atitude bastante inteligente, que lhe poupará tempo e dores de cabeça.

Nós aconselhamos você a procurar primeiro por uma imobiliária bem conceituada na sua região. Você pode pedir indicações para pessoas próximas a você e pesquisar o que as pessoas em geral falam sobre as marcas na internet: em redes sociais e sites como o Reclame Aqui.

Uma boa dica também é procurar por imobiliárias que sejam especialistas na região em que você deseja ter o seu imóvel, pois isso fará toda a diferença na hora de encontrar as melhores oportunidades (próximo a uma boa escola, vizinhança segura, melhorias previstas na infraestrutura, próximo a comércios como: mercados, açougues e farmácias, etc).

Você logo vai perceber que ter um bom profissional que atue com ética, responsabilidade,  empatia, e que ainda possua a qualificação adequada, fará toda a diferença na sua busca tornando-a mais rápida e segura, orientando você com as visitas, negociações e todas as questões burocráticas – que não são poucas.

Ainda, você poderá contar com o bom relacionamento da imobiliária com os bancos, e a experiência do corretor em negociações anteriores irão permitir que você elimine muitos riscos, descomplicando a compra do seu imóvel.

4 – Conheça as opções de crédito e condições de compra

A forma mais comum de adquirir um imóvel é por financiamento imobiliário, que pode ser realizado através de bancos e instituições financeiras ou até mesmo pela própria construtora.

É imprescindível que você conheça bem as possibilidades que existem e quais estão disponíveis para o seu perfil de comprador, levando em conta vários aspectos que serão avaliados como seu histórico bancário, valor da renda familiar e etc.

Uma opção que vem sendo destaque entre os brasileiros nos últimos anos é o programa Minha Casa Minha Vida, que oferece condições especiais de parcelamento, baixas taxas de juros e subsídios do governo – de acordo com faixas de renda pré determinadas.  

Na maioria das imobiliárias UNE, além do suporte do corretor, você encontra um representante Caixa Aqui, que está apto a lhe proporcionar um atendimento completo para o Minha Casa Minha Vida, ele pode encaminhar todo o processo pela própria imobiliária, ou seja, você precisa ir até o banco apenas para a assinatura do contrato.

Informe-se sobre as opções viáveis e procure já fazer algumas simulações de crédito, assim, através de uma estimativa de valores fica mais fácil de entender que tipo de imóvel você pode procurar que se encaixe ao seu poder de compra. Outra atitude que tornará a sua busca mais rápida e assertiva.

5 – Escolha o seu apartamento

Agora que você já sabe quanto pode investir, chegou a hora de encontrar o seu apê, e o seu corretor de imóveis será seu melhor amigo nesta etapa.

Pense principalmente onde você gostaria de morar, nas características que valoriza em um bairro – perto da escola dos filhos ou do seu trabalho, com fácil acesso ao transporte público, segurança, região mais tranquila ou mais movimentada, supermercados, comércios e outros estabelecimentos com farmácias por perto, etc.

Você precisará explicar para ele todos os detalhes que considera essenciais, dessa forma ele poderá filtrar as opções disponíveis que mais se aproximam do que você procura e agendar as visitas sem perda de tempo.

Assim como ele já vai poder passar um feedback para você entender melhor o que está ao seu alcance de investimento, promovendo um diálogo claro e direto sobre as vantagens e desvantagens de cada negócio que surgir para você.

Por isso é tão importante encontrar um profissional que lhe transmita confiança e facilite a sua vida: um ponto chave para tornar o seu sonho cada vez mais próximo de se realizar.

Gostou das dicas e deseja se aprofundar mais no assunto? Chegou a hora de revelar o presente que prometemos lá no início do texto! Preparamos um e-book fantástico para auxiliar você ainda mais nesta jornada: Como Planejar a Compra do Seu Imóvel, parte 1

Acesse o e-book e conheça ainda mais detalhes sobre estes 5 passos infalíveis para conquistar o sonho do seu primeiro apê que você acabou de ler.

Descubra qual é o melhor caminho para financiar o seu apartamento

Artigo anterior

Como comprar o imóvel perfeito para sua família

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra