Dicas de CompraMinha Casa Minha Vida

5 ações que você pode tomar hoje para facilitar o financiamento do MCMV

0

O programa minha casa minha vida é uma excelente oportunidade para você conquistar o seu primeiro imóvel. Mas saiba que é um produto bastante concorrido, por isso, sempre que há um lançamento, as unidades são vendidas com muita rapidez e quem já estiver com tudo encaminhado sai na frente.

Além da larga procura, outro fator que pode dificultar o acesso ao programa é a falta de preparação do consumidor. Afinal, por se tratar de uma iniciativa do governo federal, exige uma certa burocracia para comprovar que o interessado se encaixa nas regras exigidas.

Pensando nisso, reunimos neste texto algumas dicas que irão deixar você preparado para o momento de realizar o seu financiamento pelo MCMV. Por isso trouxemos algumas atitudes, mais simples do que você imagina, que vão fazer a diferença para o seu contrato ser aprovado e o melhor, elas podem ser realizadas ainda hoje.

Siga a leitura do texto e anote as nossas dicas para se dar bem!

1 – Mantenha as suas contas sempre em dia

Parece até um clichê, mas manter as contas em dia é realmente o primeiro passo para quem deseja realizar um financiamento. O que poucas pessoas sabem é o fato de que o banco não examina apenas a sua condição financeira atual – ele vai analisar também o seu comportamento de compra ao longo dos anos.

E o que significa isso? Bom, além de estar com o nome “limpo”, sem restrições cadastradas no Searasa e SPC, você precisa ter um histórico positivo das dívidas que já gerou ao longo da vida.

Esses registros ficam a disposição das instituições financeiras, e caso você tenha algumas dívidas as quais nunca pagou ou precisou re-negociar algumas vezes, elas vão pesar de forma negativa para o seu lado, deu para entender?

Portanto, procure sempre manter as suas contas em dia, e mesmo que aconteça algum imprevisto no seu orçamento, busque resolver o mais rápido possível, demonstrando interesse e comprometimento em normalizar a situação.

Uma boa dica é realizar o seu Cadastro Positivo que é um programa do Serasa disponível para qualquer pessoa se inscrever através do site para utilizar os registros positivos do seu comportamento como consumidor – uma oportunidade para construir sua boa reputação.

Lembrando que se você se empenhar em manter a qualidade do seu orçamento, gastando menos do que ganha e reservando uma parte do seu dinheiro para fazer alguns investimentos, conseguirá garantir uma boa saúde financeira e terá tranquilidade na hora de fazer o seu financiamento.

2 – Converse com um especialista

Conversar com um especialista no programa Minha Casa Minha Vida será de grande valia para que você compreenda o processo como um todo, tire as suas dúvidas e vá se preparando com antecedência – o que, como já falamos, pode ser um fator decisivo para sua compra.

Procure uma imobiliária de sua confiança que já possua uma larga experiência em MCMV, como uma unidade UNE Imóveis em Rede, onde você poderá encontrar corretores especialistas no assunto para lhe embasar com todas as informações necessárias.

Além de um time de corretores especializados em MCMV, em algumas das nossas unidades você ainda pode contar com um representante Caixa Aqui, que trabalha com produtos da Caixa Econômica Federal dentro da própria imobiliária, inclusive, pode conduzir todo o processo do seu MCMV – você só precisará ir até o banco para assinar o contrato, quando chegar a hora.

Ele poderá munir você com informações poderosas que serão de muita ajuda para o seu planejamento pessoal na concretização do seu financiamento, aproveite ao máximo!

3 – Realize uma simulação do seu financiamento

Você pode realizar uma simulação do seu financiamento junto com o corretor ou o correspondente Caixa aqui, essa é uma ação de extrema importância, pois permitirá que você tenha uma noção real sobre a sua possibilidade atual de entrar no programa e concretizar a sua compra.

E se o resultado não for muito positivo, lembre-se que é melhor ter a consciência dele para promover alguma mudança. A partir daí você já pode elaborar uma estratégia de compra futura, fazendo os ajustes necessários para viabilizar o seu financiamento.

Mais uma vez, um atendimento especializado e de qualidade fará toda a diferença, ao tirar suas dúvidas, ajudar você a compreender sua atual realidade e como se planejar para alcançar o resultado esperado: a sua casa própria.

4 – Construa um bom relacionamento com a Caixa

Construir um bom relacionamento com o banco também é um fator decisivo para conquistar o seu financiamento, e no caso do MCMV, aconselhamos que você já possua uma conta na Caixa, ativa e com saldo positivo.

Lembra como explicamos sobre a avaliação do seu comportamento de compra em um tópico mais acima? Então, esta será uma atitude que irá ajudar muito nesse momento. Se você já tem um bom relacionamento com a Caixa, fica muito mais fácil receber uma avaliação positiva para o seu financiamento.

Algumas dicas são:

  • se você ainda não tem uma conta na caixa, este será o primeiro passo;
  • mantenha a sua conta ativa, movimentando ela com regularidade e de preferência sempre com o saldo positivo;
  • utilize outros serviços como: pagamentos de contas por débito em conta e cartões de créditos (lembrando de manter a fatura sempre em dia);
  • além da poupança, você também pode utilizar outras modalidades de investimentos através do banco, converse com o seu gerente.

Essas são algumas atitudes que irão te auxiliar a construir uma relação positiva com o banco, o que com certeza vai ser levado em consideração no momento de solicitação do crédito imobiliário, facilitando, sobretudo, a sua comprovação de renda.

5 – Conheça a documentação necessária

Como você já pode imaginar, a burocracia é grande, então é importante estar atento a toda a documentação necessária, até porque algumas coisas você já pode ir providenciando com antecedência. Para ter uma ideia sobre a documentação padrão para crédito imobiliário, leia também este texto: Saiba tudo sobre a documentação necessária para aprovar seu financiamento.

Lembrando que o MCMV possui algumas peculiaridades e suas especificações estão sempre sujeitas a alteração, portanto, é vital estar sempre bem informado quanto às regras atuais.

Converse com o especialista, peça uma lista de toda a documentação que você irá precisar ao longo do processo e vá preparando uma pastinha com tudo – via original, cópias autenticadas, etc. Assim, na hora de entrar com o pedido do seu financiamento já vai estar tudo em ordem, o que agilizará sua vida.

Comece a se preparar agora mesmo e potencialize as suas chances de ter sucesso

Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem” – Oprah Winfrey.

Como vimos, as unidades do MCMV são amplamente disputadas entre os brasileiros, o que faz com que as vendas ocorram de forma rápida e por isso se torna um diferencial estar com tudo engatilhado para realizar a sua compra.

Com essas dicas, você aumenta bastante suas chances de ter sucesso, pois quando iniciarem as vendas de um novo empreendimento do programa que encaixe nas suas expectativas e possibilidades, seu corretor vai poder entrar em contato para agilizar a negociação.

Melhor ainda com o suporte da nossa equipe de especialistas UNE, que com certeza vai estar pronta para lhe auxiliar no que for preciso. Clique aqui e descubra por que você deve comprar o seu MCMV com a UNE. #VemPraUNE

Descubra por que agora é o momento certo para investir na sua franquia imobiliária UNE

Artigo anterior

Conheça agora as 7 maiores vantagens de morar em condomínio

Próximo artigo

Talvez você também goste

Mais artigos em Dicas de Compra